ESMAE - DM - Música - Interpretação Artística
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAE - DM - Música - Interpretação Artística by advisor "Antão, Ricardo Rodrigues"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Euphonium Concerto de Vladimir Cosma: um estudo comparativo entre a interpretação de Steven Mead e a de Adam FreyPublication . Firmino, Mariana Ventura; Antão, Ricardo RodriguesEsta dissertação foca-se na análise técnico-interpretativa do "Euphonium Concerto" de Vladimir Cosma, com principal foco no seu enquadramento histórico e no estudo comparativo entre a interpretação de Steven Mead e a Adam Frey. Este concerto, escrito em 1997, é uma obra icónica no repertório para eufónio e orquestra sinfónica. A investigação começa com uma contextualização histórica dos concertos para eufónio e orquestra da década de 90, seguido da da vida e obra de Vladimir Cosma. Neste enquadramento teórico também são abordados o concurso Guebwiller, que encomendou esta obra, a análise descritiva da obra e a sua relação com as bandas sonoras de filmes do próprio Cosma. No final, são expostos diferentes exemplos de análise técnico-interpretativa. Este estudo envolve a transcrição e a análise técnico-interpretativa de excertos selecionados das performances de Steven Mead e Adam Frey, a partir da audição de gravações. Os parâmetros analisados incluem tempo (pulsação), precisão rítmica, timbre, articulação, dinâmicas, fraseado e respiração. Deste modo, é apresentado um estudo comparativo destas interpretações, destacando as escolhas interpretativas de cada intérprete. Com esta dissertação pretendo compreender o contexto do "Euphonium Concerto" na obra de V. Cosma, aprofundar a minha capacidade de transcrever excertos de gravação para partitura e conhecer as escolhas interpretativas de Steven Mead e Adam Frey, com o objetivo de auxiliar outros intérpretes na execução desta obra. A pesquisa culmina com a performance do concerto no meu recital final de mestrado, aplicando o conhecimento e conclusões obtidas durante o estudo.
- Joan Mont: um estilo diferente no bombardinoPublication . Gil Pla, Andreu; Coimbra, Daniela da Costa; Antão, Ricardo RodriguesO objetivo deste projeto artístico foi adquirir um maior conhecimento sobre o bombardino e as suas características compositivas a partir da sua utilização pelo compositor Joan Mont. Para tal propósito e para uma mais fácil compreensão, o trabalho foi dividido em duas partes. Na primeira parte expõe-se brevemente a história e evolução do bombardino até chegar ao instrumento atual; na segunda, o sujeito da investigação vai ser o próprio Joan Mont, apresenta-se, primeiramente, uma contextualização cultural de Valência e uma descrição da vida do nosso compositor, e posteriormente, é feita uma análise das suas obras para permitir uma explicação das características compositivas que as tornam distintivas dos demais compositores.