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Abstract(s)
A complexidade inerente à gaguez, os mitos associados e o reduzido conhecimento em relação a esta condição podem conduzir a perceções e atitudes desajustadas. O estudo dos conhecimentos e atitudes em relação à gaguez requer a utilização de instrumentos validados para esse efeito. O Teacher Attitudes Toward Stuttering (TATS) foi o único instrumento identificado para avaliar os conhecimentos e atitudes dos professores em relação à gaguez. O objetivo deste estudo é proceder à tradução, adaptação e validação do conteúdo do TATS, do inglês para o português europeu. Foi utilizada uma metodologia qualitativa descritiva transversal e os procedimentos seguidos foram: tradução, síntese das traduções, retrotradução, harmonização, painel de peritos e pré-teste. Foram realizadas modificações a alguns itens do instrumento para a obtenção de equivalência semântica, idiomática, cultural e conceptual. O instrumento TATS foi traduzido para o português europeu e adaptado culturalmente. Recomenda-se que alguns itens sejam modificados na forma como são escritos, pelo impacto que podem causar na perceção sobre a gaguez.
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Keywords
Gaguez Conhecimentos Atitudes Educadores de infância Pré-escolar Crianças