Publication
Desenvolvimento da carreira docente e mindfulness. Qual a relação?
dc.contributor.author | Sousa, Zita | |
dc.contributor.author | Salgado, Ana | |
dc.contributor.author | Lopes, Paula | |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T16:47:23Z | |
dc.date.available | 2024-12-03T16:47:23Z | |
dc.date.issued | 2021-07 | |
dc.description.abstract | O stress laboral é um dos problemas de saúde mais reportados. Comparativamente a outros grupos profissionais, trabalhadores na área da educação estão em maior risco para stress, particularmente os docentes do ensino superior. Estes reportam maiores níveis de stress, conflito e dificuldade no balanceamento vida profissionalpessoal, e menores níveis de bem-estar e suporte de pares (e.g., Kinman & Wray, 2013). Hipotetizando a influência negativa destes fatores na qualidade pedagógica e relação docente-estudantes, defendemos a integração da promoção de competências pessoais na conceção inovadora da formação contínua do docente, competências estas que contribuem para a saúde. Enquanto Escola de Saúde, concebemos a saúde como bem-estar físico, psicológico e social, tal como preconizado pela Organização de Mundial de Saúde (e.g., 2001) e, também, espiritual, tal como argumentado por inúmeros estudos. Esta dimensão espiritual refere-se, exemplificando, ao sentido de plenitude (Marín, 1995), à concretização do potencial de desenvolvimento humano (Marques, 2003), à integração dos vários domínios da vida (Westgate, 1996) e ao propósito de vida (e.g., Reed, 1992). A saúde integral pode passar pelo cultivo do Mindfulness. O Mindfulness é a competência de focar a atenção, de forma especial, plena e intencional, no momento presente, cultivando autoconsciência com uma qualidade de nãojulgamento e aceitação da experiência (Kabat-Zinn, 1990). Os seus benefícios – cientificamente comprovados – indicam melhor qualidade de vida, bem-estar e saúde geral (e.g., Chiesa & Serretti, 2010; Goleman & Davidson, 2017). Nos últimos anos o Projeto de Formação Pedagógica da ESS-P.Porto procurou promover a saúde integral dos docentes através de Práticas Guiadas de Mindfulness. Apresentaremos a experiência da formação prática em Mindfulness, tecendo considerações sobre desafios, oportunidades e adaptações ao longo do processo, bem como sobre os seus resultados, nomeadamente em termos de benefícios para os participantes. Em última instância, pretendemos contribuir para a reflexão acerca do futuro nesta área, que consideramos primordial. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Sousa, Z., Salgado, A., & Lopes, P. (2021). Desenvolvimento da carreira docente e mindfulness. Qual a relação? CNaPPES21 Livro de Resumos – 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 146. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/26617 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://cnappes.org/cnappes-2021/files/2021/08/Livro_Resumos_CNaPPES.pdf | pt_PT |
dc.subject | Mindfulness | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento pessoal | pt_PT |
dc.subject | Carreira docente | pt_PT |
dc.subject | Saúde integral | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento da carreira docente e mindfulness. Qual a relação? | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 146 | pt_PT |
oaire.citation.title | CNaPPES21 Livro de Resumos – 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
person.familyName | Sousa | |
person.familyName | Salgado | |
person.familyName | da Costa Lopes | |
person.givenName | Zita | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.givenName | Paula Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 9015-DE5A-33F7 | |
person.identifier.ciencia-id | B71C-62EB-BC2A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6305-0414 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8237-9522 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8270-6135 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 60721f52-9780-4d65-8cf4-7750c08e473a | |
relation.isAuthorOfPublication | 07b09756-eeb2-49e4-9120-28e9fd982110 | |
relation.isAuthorOfPublication | 239414c4-fdde-41b5-a27b-01d0ed49d023 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 239414c4-fdde-41b5-a27b-01d0ed49d023 |