Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento da carreira docente e mindfulness. Qual a relação?

dc.contributor.authorSousa, Zita
dc.contributor.authorSalgado, Ana
dc.contributor.authorLopes, Paula
dc.date.accessioned2024-12-03T16:47:23Z
dc.date.available2024-12-03T16:47:23Z
dc.date.issued2021-07
dc.description.abstractO stress laboral é um dos problemas de saúde mais reportados. Comparativamente a outros grupos profissionais, trabalhadores na área da educação estão em maior risco para stress, particularmente os docentes do ensino superior. Estes reportam maiores níveis de stress, conflito e dificuldade no balanceamento vida profissionalpessoal, e menores níveis de bem-estar e suporte de pares (e.g., Kinman & Wray, 2013). Hipotetizando a influência negativa destes fatores na qualidade pedagógica e relação docente-estudantes, defendemos a integração da promoção de competências pessoais na conceção inovadora da formação contínua do docente, competências estas que contribuem para a saúde. Enquanto Escola de Saúde, concebemos a saúde como bem-estar físico, psicológico e social, tal como preconizado pela Organização de Mundial de Saúde (e.g., 2001) e, também, espiritual, tal como argumentado por inúmeros estudos. Esta dimensão espiritual refere-se, exemplificando, ao sentido de plenitude (Marín, 1995), à concretização do potencial de desenvolvimento humano (Marques, 2003), à integração dos vários domínios da vida (Westgate, 1996) e ao propósito de vida (e.g., Reed, 1992). A saúde integral pode passar pelo cultivo do Mindfulness. O Mindfulness é a competência de focar a atenção, de forma especial, plena e intencional, no momento presente, cultivando autoconsciência com uma qualidade de nãojulgamento e aceitação da experiência (Kabat-Zinn, 1990). Os seus benefícios – cientificamente comprovados – indicam melhor qualidade de vida, bem-estar e saúde geral (e.g., Chiesa & Serretti, 2010; Goleman & Davidson, 2017). Nos últimos anos o Projeto de Formação Pedagógica da ESS-P.Porto procurou promover a saúde integral dos docentes através de Práticas Guiadas de Mindfulness. Apresentaremos a experiência da formação prática em Mindfulness, tecendo considerações sobre desafios, oportunidades e adaptações ao longo do processo, bem como sobre os seus resultados, nomeadamente em termos de benefícios para os participantes. Em última instância, pretendemos contribuir para a reflexão acerca do futuro nesta área, que consideramos primordial.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSousa, Z., Salgado, A., & Lopes, P. (2021). Desenvolvimento da carreira docente e mindfulness. Qual a relação? CNaPPES21 Livro de Resumos – 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 146.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26617
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cnappes.org/cnappes-2021/files/2021/08/Livro_Resumos_CNaPPES.pdfpt_PT
dc.subjectMindfulnesspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento pessoalpt_PT
dc.subjectCarreira docentept_PT
dc.subjectSaúde integralpt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.titleDesenvolvimento da carreira docente e mindfulness. Qual a relação?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.startPage146pt_PT
oaire.citation.titleCNaPPES21 Livro de Resumos – 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
person.familyNameSousa
person.familyNameSalgado
person.familyNameda Costa Lopes
person.givenNameZita
person.givenNameAna Isabel
person.givenNamePaula Maria
person.identifier.ciencia-id9015-DE5A-33F7
person.identifier.ciencia-idB71C-62EB-BC2A
person.identifier.orcid0000-0002-6305-0414
person.identifier.orcid0000-0002-8237-9522
person.identifier.orcid0000-0001-8270-6135
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication60721f52-9780-4d65-8cf4-7750c08e473a
relation.isAuthorOfPublication07b09756-eeb2-49e4-9120-28e9fd982110
relation.isAuthorOfPublication239414c4-fdde-41b5-a27b-01d0ed49d023
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery239414c4-fdde-41b5-a27b-01d0ed49d023

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
POSTER_Zita Sousa.pdf
Size:
294.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: