Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.4 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O progresso contínuo da sociedade exige de todos os atores uma
atualização dinâmica e constante, quer em termos de acompanhamento
e, até mesmo, de adaptação. No que respeita à educação, por muito
atualizados que estejamos em relação aos conteúdos, às estratégias
didáticas e aos recursos tecnológicos, somos inevitavelmente forçados a
nos adaptar a novos paradigmas, sendo levados a reformular os métodos
de ensino tradicionais. Neste contexto, surge o contributo das
plataformas de e-learning, onde docentes e estudantes têm à sua
disposição novos meios de dinamizar o processo ensino e aprendizagem,
uma vez que estas plataformas podem ser definidas como um ambiente
virtual de apoio ao ensino. No ano 2003, o Instituto Superior de
Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), integrado no Instituto
Politécnico do Porto (IPP), introduziu a plataforma Moodle. Tendo como
base toda a experiência de utilização desta plataforma, surgiu em 2007
um projeto online da área científica de Matemática, o MatActiva
(www.matactiva.com), com o objetivo de apoiar os estudantes que
apresentavam dificuldades nesta área. Procurou-se, no concurso Partilha
e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior
Português, não só a possibilidade de dar continuidade a este projeto bem
como a divulgação do mesmo e dos resultados nele obtido.
Description
Keywords
e-Learning Distance learning Higher education Mathematics education Technologies Open-Learning Didactic innovation
Citation
Publisher
Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior