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ISCAP - CEOS - Livro, parte de livro, ou capítulo de livro

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Recent Submissions

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  • Module 3: the process of e-learining implementation
    Publication . Terra, Ana Lúcia; Gonçalves, Maria José Angélico; Lopes, Isabel Cristina; Moreira da Silva, Manuel; Bernardes, Oscar; Tavares, Célia; Valente, Iolanda
    E-learning, also known as online learning or digital learning, can be described as the use of technology to deliver educational content and training programs remotely. The implementation of e-learning has become increasingly popular in recent years, as it provides learners with greater flexibility and access to education. The process of implementing e-learning can vary depending on the specific needs of an organization or educational institution (Clark & Mayer, 2011). However, the implementation of e-learning typically involves a multi-step process that includes needs assessment, technology selection, content development, implementation, delivery, and evaluation. This process supports those who design e-learning services and content. The effectiveness of e-learning programs can be measured through assessments, surveys, and focus groups to gather feedback from the learners and measure the impact of the program. This paper systematizes structured, robust and solid guidelines for a sustainable approach to the effective design and implementation of e-learning, and the presentation of a module on e-learning implementation is the core of this chapter. Focusing on the implementation of e-learning, this module is intended to deconstruct into five learning units the activities that are needed to develop an e-learning course, from identifying the organisational requirements, presenting instructional design methodologies, explaining pedagogical techniques and demonstrating the use of digital tools to enhance learning experiences. For this purpose, e-learning is understood as a way of learning in which technology plays a vital role in supporting the interaction between learning partners (students, teachers and academic staff) in order to improve, or at least favour, the cognitive and social processes of learning (Basak, Wotto, & Bélanger, 2018). One of the primary benefits of e-learning is that it enables learners to access content from anywhere, at any time. This can be particularly beneficial for individuals with hectic schedules or that live in remote areas where access to traditional classroom education is limited.
  • Dia do investigador CEOS.PP | DICEOS23: livro de resumos
    Publication . Lopes, Cristina; Braga, Inês; Vieira, Isabel; Curado Malta, Mariana; Carvalho, Paula
    O Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP) juntou-se à iniciativa anual da Comissão Europeia - "Noite Europeia dos Investigadores" – lançada em 2005 - com o Dia do Investigador CEOS [DICEOS23]. O objetivo deste evento, que decorreu no dia 29 de setembro de 2023, foi o de divulgar o trabalho desenvolvido pelos investigadores do CEOS.PP, um momento que contou com um conjunto de atividades para criar sinergias entre os investigadores deste centro de investigação e abrir caminhos para o futuro.
  • Copyright no Ensino Superior: como lidar com regras e exceções da lei no reino do digital?
    Publication . Braga, Inês
    Na sociedade de informação e do conhecimento atual e num avassalador contexto de pandemia, estamos ainda mais imersos no reino do digital, desejando ser sobreviventes de tantos novos desafios e ter sucesso nas diversas áreas da nossa vida de cidadãos. Este é o reino dos que trabalham, convivem socialmente, ensinam e aprendem de acordo com novos cenários em que o teletrabalho e o ensino a distância estão na ordem do dia, exigindo competências de literacia da informação, nas quais se incluem evidentemente as competências digitais. Com a facilidade generalizada de acesso a conteúdos na internet, com a hipertextualidade e com a facilidade de os consumidores da informação se tornarem produtores ativos e críticos de informação - os chamados prosumers - , os textos de terceiros facilmente se tornam intertextos, resvalando, por vezes, para a sensação de que o que é publicado no espaço cibernético é de todos e pondo em causa a questão da autoria e do copyright. Ora, tal é propício a um uso indevido da informação que ocorre em várias esferas da vida social – o plágio - e que também atinge o contexto académico, podendo gerar punições graves para quem o comete e incómodo e frustração para os professores que o detetam e veem os seus ensinamentos, quanto ao uso seguro, legal e ético da informação, postos em causa. Assim, de modo a prevenir a situação descrita, e reconhecendo a urgência de uma preparação adequada dos estudantes e futuros trabalhadores aos desafios do século XXI, pretendemos enfatizar a importância da questão da propriedade intelectual e do copyright no cenário do ensino superior. A metodologia adotada corresponde a uma revisão da literatura, focando-nos na perceção de alunos e professores sobre o tema. Destacamos algumas práticas de abordagem pedagógica do uso ético da informação, de acordo com o respeito por regras reguladas nacionalmente, no Código do direito de autor e dos direitos conexos, bem como em legislação internacional. De realçar que numa situação como noutra, o ensino encontra algumas aberturas que possibilitam uma utilização livre das obras ou produtos mediáticos, sob determinadas condições que não lesam os direitos dos autores e obedecem a uma adequada produção, distribuição e uso da informação, por parte dos utilizadores da mesma. Em suma, concluímos que, para que haja maior sucesso pedagógico e para que os intervenientes do processo educativo, incluindo as instituições, não corram riscos legais, na forma como lidam com a informação, é muito importante que haja mais conhecimento, mais debate e mais formação explicitamente assumida nestas matérias.
  • Gestão e desenvolvimento de recursos humanos
    Publication . Couto, Ana Isabel; Martinho, Ana Luisa; Martins, Dora; Silva, Marlene; Soares, Rui; Peixoto, Silvia
    Em discurso direto, este livro apresenta práticas emergentes de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos que produzem resultados efetivos e explicitam como a função de Recursos Humanos está em mudança. Com onze exemplos concretos que expõem a implementação, os resultados, os fatores críticos de sucesso e as lições aprendidas. Trata-se de partilhar experiências práticas e de forma específica, de modo a servir de inspiração a outras organizações: - A qualidade de vida constitui a dimensão central da satisfação interna, equacionada pela Assol - Associação de Solidariedade Social de Lafões, em estreita ligação com a satisfação externa. - A especialização é o fator chave apresentado pela Altran como resposta ao desafiante mercado de trabalho europeu; - A adidas Business Services demonstra, através do Team Line Up, como o processo de gestão do desempenho e do potencial, catalisador da cultura, transporta para a realidade organizacional os conceitos e ideias do desporto; - A Busigners apresenta uma estratégia de RH inovadora, denominada por Employee’s experience design, baseada na metodologia design thinking; - A aprendizagem informal é a estratégia de desenvolvimento assumida pela Eurotux Informática, S.A - A Indeve apresenta-nos o programa Shop Floor Control desenvolvido numa parceria com a Ikea Industry Portugal, - Os desafios da gestão de Recursos Humanos em empresas tecnológicas são apresentados pela MOG, - O desenvolvimento de um modelo de Compensação Total é apresentado pela consultora Manuela Magno na sua implementação numa organização sem fins lucrativos; - A NIMCO Portugal, Lda., uma empresa do setor do calçado especializado, evoca o lema Team Together Achieve More! para nos mostrar como a proximidade e a transparência podem aportar valor para os resultados operacionais da organização; - O OSIT Group mostra-nos como recrutar PESSOAS pode ser um processo mais humano e transparente - A estratégia de Employer Branding centrada na gestão por valores é apresentada pelo Grupo Salvador Caetano. Cada artigo apresenta uma estrutura semelhante, com foco na prática emergente, a implementação, na metodologia, nos resultados, nos fatores críticos de sucessos e nas lições aprendidas. Estrutura da obra: Prefácio - Team Line Up - Gestão de desempenho - adidas Business Services - Especializar para recrutar - Altran - Satisfação interna e externa - Assol - Employee’s experience design - Inovar nos RH com o design thinking - Busigners - Empresa como espaço de aprendizagem - Eurotux - Employer branding - Grupo Salvador Caetano - Shop Floor Control - Indeve - Compensação & Benefícios - Manuela Magno - GRH nas empresas tecnológicas - MOG Technologies - Proximidade como prática em RH - NIMCO Portugal Lda - Recrutar PESSOAS - OSIT Group
  • Enquadramento técnico-científico da gestão de talento
    Publication . Martins, Dora; Cruz, Rita Moreira da
    A gestão do talento tem vindo a dominar o debate da gestão de pessoas nas organizações do século XXI. No sentido de ajudar a preparar os novos desafios da gestão de talento, este livro conjuga um enquandramento reflexivo do ciclo de gestão de talento com testemunhos de 15 empresas ligadas à indústria e consultoria, assim como organizações de economia social com atuação no domínio da ação social, saúde e bem-estar. Privilegia uma abordagem atual sobre o contexto organizacional ibérico, valorizando um conteúdo abrangente − atração, retenção e desenvolvimento do talento através de uma gestão integrada de práticas de gestão e desenvolvimento de pessoas, alinhada com a cultura organizacional e competitividade do negócio. A parte final do livro apresenta a importância de olhar para as pessoas como eixo principal da estratégia das organizações e de um estilo de liderança adaptado para a diversidade global de talentos. A pluralidade de perspetivas e os diferentes desafios que caraterizam a gestão de talento enriquecem o debate que pretende ser inspirador dos que agora estão a iniciar a exploração do tema enquanto domínio de investigação ou de intervenção ou somente daqueles que procuram aperfeiçoar as suas estratégias de atuação. «O mundo mudou e entrou numa nova realidade em que o maior desafio para alcançar o sucesso nesta era, a que chamamos a Era Humana, é descobrir como libertar e gerir o potencial dos talentos. Na revolução de competências que atravessamos, as empresas precisam de encontrar o equilíbrio certo entre os desenvolvimentos tecnológicos e as competências de natureza humana para singrar no mercado de trabalho.»
  • Trabalho por turnos: o impacto no equilíbrio da vida pessoal e profissional
    Publication . Martins, Dora; Pinto, Andreia; Silva, Susana
    Trabalho por turnos: o impacto no equilíbrio da vida pessoal e profissional
  • O dilema entre boomerangs e anéis
    Publication . Martins, Dora
    Beatriz Batista foi uma excelente estudante de gestão de recursos humanos. No ano em que foi finalista, decidiu aproveitar a oportunidade de realizar um estágio curricular na Respower, uma empresa de referência no mercado, que lhe proporcionou o desafio de poder ser elemento ativo na equipa de gestão do recurso mais valioso da empresa: as pessoas! Orgulhosa da oportunidade, todos os dias dava o seu melhor!
  • Zig-Zag da Expatriação
    Publication . Martins, Dora
    A educação para o empreendedorismo está na ordem do dia e representa um desafio para a construção das sociedades do futuro, progressivas e ao mesmo tempo mais sustentáveis. Esta obra pioneira, a primeira preparada para o público de Língua Portuguesa, apresenta um conjunto abrangente de conceitos, teorias, correntes, obras, figuras e organizações ligadas à promoção da educação e da criação de um cultura e mentalidade empreendedoras. Pela primeira vez em Portugal e em língua portuguesa foi possível preparar um instrumento de conhecimento sistemático sobre as grandes questões, temas, métodos e problemáticas da educação para o empreendedorismo na íntima interligação com o ideal de cidadania activa e cooperante. Podemos agora dispor de um conhecimento essencial e actualizado sobre os assuntos das Ciências do Empreendedorismo nesta Empreendipédia de autoria colectiva, contando com a participação de mais de três centenas de investigadores, especialistas e consultores provenientes de mais de 100 instituições e áreas académicas, associativas, empresariais e culturais de Portugal e do estrangeiro. Esta obra constitui um instrumento muito útil para educadores, investigadores e para todos aqueles que se queiram iniciar no universo da cultura empreendedora.
  • A era do trabalho 5.0: be human with smart technology
    Publication . Martins, Dora; Gomes, Jorge; Santos, Cândida
    "Sendo um dos graus académicos mais prestigiados em todo o mundo, o Master Business Administration (MBA) é muito procurado por profissionais e académicos provenientes de diferentes áreas. Facilitando a aquisição e atualização de conhecimentos e competências para responder aos diferentes desafios colocados pelas organizações e o ambiente em que operam os mais diversos profissionais, "MBA para Gestores e Engenheiros", foca temas como Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Contabilidade e Gestão Financeira, Gestão de Operações, Gestão Estratégica, Gestão da Informação, Comportamento Organizacional, Negócios Internacionais, Sustentabilidade Organizacional, entre outros, e oferece a todos os leitores os conteúdos programáticos relativos às temáticas mais críticas geralmente presentes nos programas de MBA das mais prestigiadas escolas de negócios internacionais. Reunindo a participação de reputados especialistas e académicos portugueses, com vasta experiência de ensino nos mais diferentes contextos e para os mais variados públicos, o presente livro assume particular importância no panorama editorial português na área da gestão organizacional e dos negócios, uma vez que coloca ao alcance de todos a possibilidade de se manterem na vanguarda das melhores práticas, teorias e investigações relacionadas com as empresas e a gestão, permitindo aos seus leitores obterem, ao seu ritmo e em função das suas necessidades, conhecimentos e competências de programas de MBA.."