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  • Controlo de gestão nas instituições públicas de cuidados primários: estudo de caso
    Publication . Silva, Paulino
    A filosofia do NPM (New Public Management) tem sido explícita ou implicitamente usada nas recentes reformas introduzidas na Administração Pública Portuguesa. O conceito de NPM foi introduzido no final da década de 80, primeiro nos países anglo-saxónicos, e depois foi-se disseminando por vários outros países em todo o mundo. Na sua origem propõe uma aproximação dos princípios da gestão privada à gestão pública. A área da saúde, que representa uma percentagem significativa da despesa pública no orçamento nacional, afigurase como um campo privilegiado de estudo. Esta ideia sai ainda mais reforçada quando um estudo exploratório recente (Silva, 2007) mostra que ainda há muito para fazer no que concerne à maximização da eficiência dos recursos aplicados e à consistência e coerência das práticas de gestão.
  • Management Information Systems and Technologies in Public Hospitals
    Publication . Luzia, José; Bertuzi da Silva, Rui; Silva, Paulino; Balloni, António
    The purpose of the present work was to analyse the importance of the use of information systems and technologies in management procedures in the hospital sector. We therefore intended to evidence the effects of the use of the information produced by means of those instruments in the improvement of management performance and as support to decision-making. In this study, which took place under the Gesiti/Hospital international research project “Evaluation of Management Information Systems and Technologies in Hospitals”, we present the results of 5 Portuguese public hospitals on the outskirts of the Greater Oporto region, which we consider a representative sample of the area studied. The case study methodology was used in this research. With the results obtained, we may conclude that the information systems and technologies have acted as a booster mechanism for improvements in productivity and in the performance of hospital organisations. Within these public sector organisations we also found evidence of the adoption of private sector management practices.
  • Conceção e Proposta de Implementação de um Balanced Scorecard numa União de Cooperativas
    Publication . Silva, Paulino
    Este trabalho procura resolver um problema detetado numa União de Cooperativas. Apesar da existência de um sistema de gestão da qualidade já há vários anos, a organização tem necessidade de revisitar os conceitos fundamentais e basilares da sua existência organizacional. Neste trabalho efetua-se, não só uma reflexão estratégica, permitindo partir para o desenvolvimento de um instrumento de medição e gestão do desempenho organizacional, que é o Balanced Scorecard, mas também faz-se uma reflexão sobre a missão, a visão e os valores da organização. A partir de um trabalho de campo traduzido na auscultação dos próprios colaboradores da organização em forma de entrevistas semi-estruturadas e na qual foi utilizado um guião que se baseou num modelo académico muito citado na literatura (Ferreira e Otley, 2009), mas com pouca ou mesmo nenhuma utilização em trabalhos profissionais, foi possível iniciar um processo, desenvolvido em várias fases para conceber e implementar um Balanced Scorecard. Estas fases foram seguidas, tendo em conta os contributos de alguns autores especialistas nesta matéria. Na sua parte aplicada (estudo empírico), este trabalho procura fazer uma conexão com todos os tópicos desenvolvidos nos capítulos iniciais, dedicados à revisão da literatura. Por exemplo, a apresentação dos modelos de controlo de gestão no capítulo 2 estão diretamente ligados com a realização das entrevistas, uma vez que estas foram realizadas com base num guião que partiu dos modelos mencionados. Outro exemplo é a abordagem de critérios e testes para a escolha de indicadores do desempenho. Estes critérios e testes foram tidos em consideração aquando da seleção dos indicadores no trabalho empírico. Assim, depois de iniciar com uma breve introdução, no capítulo 1, onde se apresenta o contexto para o aparecimento de ferramentas de medição e gestão do desempenho organizacional mais adaptadas à realidade empresarial existente, este trabalho apresenta a revisão da literatura, no capítulo 2, quer em termos de modelos de controlo de gestão em particular (pouco comuns em trabalhos profissionais, mas muito utilizados em trabalhos académicos), quer em termos de medição e gestão do desempenho em geral. Na primeira parte deste capítulo são apresentados os três modelos de controlo de gestão que estão na base do trabalho de diagnóstico (com ênfase nas entrevistas), realizado no capítulo do estudo empírico. Na segunda parte do segundo capítulo são abordados dois dos principais instrumentos de medição e gestão do desempenho organizacional: o SMART Pyramid e o Performance Prism. Apesar do trabalho estar relacionado com o Balanced Scorecard, tratado de forma detalhada no capítulo 3, estes dois instrumentos possuem características similares e foram também importantes como base do trabalho empírico. O capítulo 3 é dedicado exclusivamente ao modelo do Balanced Scorecard. Este é analisado desde a sua evolução histórica até ao desenvolvimento para entidades sem fins lucrativos, passando por um detalhe das suas características mais específicas, assim como o seu papel em Portugal. No quarto capítulo é abordada a organização objeto do presente trabalho. A sua evolução histórica e os detalhes organizacionais atuais são apresentados. No capítulo 5 é apresentada a metodologia utilizada no presente trabalho, nomeadamente a utilizada para a realização das entrevistas e para a conceção e proposta de implementação do Balanced Scorecard. O capítulo 6 é dedicado ao estudo empírico. Inicia-se com a análise das entrevistas através de uma secção dedicada ao diagnóstico e termina através das fases definidas na metodologia com a conceção e proposta de implementação do Balanced Scorecard. Finalmente, o último capítulo apresenta as principais conclusões do presente trabalho, nomeadamente as lições aprendidas e as possibilidades de melhoria em futuros trabalhos similares.
  • MatActiva - divulgação de experiências de inovação didática em matemática com recurso às tecnologias
    Publication . Paula Lopes, Ana; Abreu, Anabela; Torres, Cristina; Soares, Filomena Baptista; Vieira, Isabel; Babo, Lurdes; Moreira Silva, Manuel; Silva, Paulino; Pinto, Susana
    O progresso contínuo da sociedade exige de todos os atores uma atualização dinâmica e constante, quer em termos de acompanhamento e, até mesmo, de adaptação. No que respeita à educação, por muito atualizados que estejamos em relação aos conteúdos, às estratégias didáticas e aos recursos tecnológicos, somos inevitavelmente forçados a nos adaptar a novos paradigmas, sendo levados a reformular os métodos de ensino tradicionais. Neste contexto, surge o contributo das plataformas de e-learning, onde docentes e estudantes têm à sua disposição novos meios de dinamizar o processo ensino e aprendizagem, uma vez que estas plataformas podem ser definidas como um ambiente virtual de apoio ao ensino. No ano 2003, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), integrado no Instituto Politécnico do Porto (IPP), introduziu a plataforma Moodle. Tendo como base toda a experiência de utilização desta plataforma, surgiu em 2007 um projeto online da área científica de Matemática, o MatActiva (www.matactiva.com), com o objetivo de apoiar os estudantes que apresentavam dificuldades nesta área. Procurou-se, no concurso Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português, não só a possibilidade de dar continuidade a este projeto bem como a divulgação do mesmo e dos resultados nele obtido.
  • The Use of a Business Game to Improve Decision-Making Process in Management
    Publication . Silva, Paulino; Mello, Ricardo; Mello, Fabiane
    In competitive business environments as the ones we live today, it is even more important for a manager to make better decisions. The classical model of decision making assumes managers have access to all the information needed to reach a decision. So, managers can make their decisions by ranking their preferences among existing alternatives. Unfortunately, it is very common that managers do not have access to all needed information to decide. Incomplete information leads to a high risk in the decision-making process. However, worse than that is not knowing what to do even having the information needed to decide. In this paper we present some lessons learned from the experience of the utilization of a Business Game at ISCAP/IPP, as a result of a partnership with UNIS-MG, a Brazilian University from Minas Gerais. For this study, a qualitative research approach was in place, since we used qualitative methods, mainly observation and semi-structured interviews. ISCAP/IPP is a business school of higher education that provides diverse programmes of studies in business areas: accounting and management, marketing, international commerce, business communication, secretary management, etc. Nevertheless, students miss some skills related with the decision-making process in management. In this learning experience students from different backgrounds improve their decision-making process in several ways: i) improve their knowledge about the organization; ii) understand the mind frame (from the background) used by colleagues to make their decisions; iii) interpret formal and informal documents available not only internally (such as financial statements), but also externally (such as macroeconomic projections and market reports); iv) realize that a manager needs to be more that an accountant or marketer, but most of times a mix of different backgrounds at the same time.
  • Performance management in a family business: a case study
    Publication . Silva, Paulino; Bertuzi da Silva, Rui
    This research, still at an early stage, and then presented in a poster format, intended to explain the management of organizational performance of a family business in the succession process using the case study method. The scripts for semi-structured interviews that will apply to managers, owners and other workers who are deemed suitable for the investigation, which include relatives of the owners of the company are being developed. For this work the model of organizational performance management developed by David Otley in 1999 [1], consisting of five questions that seek to explain the existing performance management in any organization is utilized.
  • Pesquisa intervencionistaI: um ensaio sobre as oportunidades e riscos para pesquisa brasileira em contabilidade gerencial
    Publication . Oyadomari, José Carlos; Silva, Paulino; Neto, Octávio; Riccio, Edson
    A Pesquisa Intervencionista tem sido proposta como uma alternativa para tornar mais relevantes os resultados das pesquisas com os interesses dos práticos, e tem sido crescente a publicação de estudos empíricos nos periódicos internacionais, entretanto, na literatura nacional em Contabilidade Gerencial e mesmo em Administração os estudos são raros. Com o intuito de promover uma discussão sobre as oportunidades e riscos dessa abordagem para a pesquisa brasileira desenvolveu-se esse presente ensaio. Argumenta-se que a Pesquisa Intervencionista pode gerar importantes contribuições para tornar os resultados da pesquisa mais relevantes para os práticos e para a sociedade, principalmente quando contribui para transformar a realidade de organizações em busca de melhorar o desempenho, além de criação do objeto de estudo para os pesquisadores. A crítica que essa abordagem é uma tentativa de transformar projetos de consultoria em pesquisa deve ser feita com cuidado, pois existem mecanismos que podem ser utilizados para mitigar esses objetivos, consoante os estudos internacionais estudados. Mas esse esforço deve ser precedido por ações e reflexões promovidas pela comunidade científica em entender os benefícios e riscos dessa abordagem.
  • Business simulation before and after ENTRE4FUTURE PROJECT: lessons learned
    Publication . Silva, Paulino; Silva, Rui Bertuzi Da; Mesquita, Anabela
    This paper presents lessons learned from the changes introduced to Business Simulation (BS) courses at ISCAP / IPP as a result of the participation in the international project “Entre4Future – Simulation for Entrepreneurship”. Besides the exchange of professional experience among teachers, researchers and students, Entre4future Project intends to develop outputs, such as teaching methodologies and innovative contents to prepare young people to be entrepreneurs. Partners from different levels of education (vocational schools, high and higher education institutions) and from the business world (Chambers of Commerce and Industry) were selected to be part of the project. BS courses are part of the Accounting and Administration degree since 2003 and methodologies used are in some way innovative, as the aim is to provide the students the possibility to work in a real (but simulated and risk free) business environment. Although some previous studies demonstrated the importance of BS for profession life of accounting and administration students, it was recognized that when it comes to develop entrepreneurial skills there were small gaps identified. In order to overcome this problem and using the knowledge acquired with the Entre4future project additional training was provided to students. After a deep analysis of the BS curriculum and the Entre4Future curriculum, additional training was provided in order to prepare students in areas they were not prepared sufficiently with BS. The paper shows the very positive perception of students to this initiative and gives some clues to a possible inclusion of this new training in BS courses, which are part of the programme of studies of the Accounting and Administration degree.
  • Using a Change Management Game to Improve Human Resources Management Skills
    Publication . Silva, Paulino; Bertuzi da Silva, Rui; Elger, Martin
    In a very changing business environment in which mergers and acquisitions are frequent, it is fundamental for a manager to know how to deal with these happenings. It is recognized today that employees are the best asset of enterprises, and so it is fundamental to maintain them motivated especially during transforming situations. Change Management is about facts in the context of business management and administration. The focus lies on items that are not measurable and not documentable in the business world. Nevertheless, these items have a very important important impact in connection with the strategic change process of a company and their staff members. In this paper we present some lessons learned from the experience of the use of a Change Management Game at ISCAP/IPP, as a result of a partnership with Cooperative State University Baden- Württemberg, a German University. For this study, a qualitative research approach was in place, since we used qualitative methods, mainly observation and semi-structured interviews. ISCAP/IPP is a business school of higher education that provides diverse programmes of studies in business areas: accounting and management, marketing, international commerce, business communication, secretary management, etc. Nevertheless, students miss some skills related with the human resources management, which can be improved through this learning experience. There are some important issues that participants need to consider in a company change process, namely national and regional differences, company specific differences, staff functions, visible things (such as room design), not visible things (such as strategy), invisible barriers of the employees towards the change and the new, published and public opinion about the company and its staff, hidden agendas, and outside presentations. The participant team, which has the function of Change Managers guides and instructs the organisation through the different phases of the change process. The Change Management Game includes 5 phases of change: 1) Attention; 2) Motivation; 3) Qualification 4) Commitment; and 5) Internalization. In each phase participants use interventions in order to improve the level of commitment of employees. The interventions of each phase have a higher ranking focus than the individuals which have to take part. Thus before each phase of the game the team has to discuss which interventions will be applied. Afterwards the individuals who fit to the planned interventions and/or who have to take part are put in them. It is the aim of the participants to bring almost all types of human personality within the organisation to personal action in the change project. Participants need to be deeply engaged to participate as active and effective persons to perform adequately the new tasks. At ISCAP-IPP we used the Change Management Game having a multicultural and interdisciplinary background for several editions, having the participation of students from different areas of studies and from several countries, including Portugal, Germany, Romania, Lithuania, France, just to mention a few. Feedback from students so far, was very positive, as they consider to participate again in a similar experience if they have the opportunity.
  • Custeio baseado em atividades: concepção e implementação numa empresa de serviços
    Publication . Almeida, Carlos; Silva, Paulino
    Este estudo pretende mostrar o contributo de um projeto para a melhoria da competitividade numa empresa portuguesa de serviços. Através da concepção e implementação do método de custeio baseado em atividades (activity-based costing), consegue-se mostrar o potencial aumento da produtividade e eficiência de uma empresa consultora prestadora de serviços, principalmente na área da formação. Foi possível verificar que os resultados na área da formação possui contribuições diferentes, sendo que o custo por hora na formação para empresas é mais baixo do que o custo por hora na formação para particulares. O custeio baseado em atividades é um sistema utilizado para identificar os custos da empresa com o propósito de aumentar a produtividade e a eficiência no processo produtivo e assim apoiar de forma mais sólida a tomada de decisão. A metodologia utilizada tem como base o estudo de caso na empresa de prestação de serviços, onde foram realizadas várias entrevistas e analisados vários documentos internos.