Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
395.49 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A inclusão de Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação impulsionou uma dinâmica de reconstrução de paradigma com impacto na identidade profissional docente, pelo que urge refletir sobre as implicações nos modos de ensinar, compreendendo como as escolas estão a responder à integração das TIC, e como os professores têm renovado as suas práticas. A informação apresentada faz parte de um
estudo realizado numa região de Portugal, envolvendo cerca de 2000 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram aplicados dois questionários: um para compreender
a relação com a tecnologia nas práticas pedagógicas e outro centrado nas boas práticas.
Os resultados mostram que existe uma dinâmica que impulsiona um movimento
positivo na utilização de ferramentas digitais à qual os professores e escola começam
a responder. Também que a inclusão de tecnologias digitais desenha etapas para a recriação
pedagógica, pelo que existem escolas e professores ainda num patamar básico
de descoberta adaptando a metodologia tradicional aos novos recursos e outros, já
numa etapa de mudança, de recriação de práticas educativas com novas metodologias.
Conclui-se uma visão clara da necessidade de renovação da identidade profissional docente
na era digital.
Description
Keywords
Tecnologias da Informação e da Comunicação Information and Communication Technologies Identidade profissional docente Renovação pedagógica Prática em sala de aula Inovação Professional teacher identity Pedagogical renewal Classroom practice Innovation