Repository logo
 
Publication

A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática.

dc.contributor.authorQuadros-Flores, Paula
dc.contributor.authorRaposo-Rivas, Manuela
dc.date.accessioned2019-01-03T14:06:59Z
dc.date.available2019-01-03T14:06:59Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA inclusão de Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação impulsionou uma dinâmica de reconstrução de paradigma com impacto na identidade profissional docente, pelo que urge refletir sobre as implicações nos modos de ensinar, compreendendo como as escolas estão a responder à integração das TIC, e como os professores têm renovado as suas práticas. A informação apresentada faz parte de um estudo realizado numa região de Portugal, envolvendo cerca de 2000 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram aplicados dois questionários: um para compreender a relação com a tecnologia nas práticas pedagógicas e outro centrado nas boas práticas. Os resultados mostram que existe uma dinâmica que impulsiona um movimento positivo na utilização de ferramentas digitais à qual os professores e escola começam a responder. Também que a inclusão de tecnologias digitais desenha etapas para a recriação pedagógica, pelo que existem escolas e professores ainda num patamar básico de descoberta adaptando a metodologia tradicional aos novos recursos e outros, já numa etapa de mudança, de recriação de práticas educativas com novas metodologias. Conclui-se uma visão clara da necessidade de renovação da identidade profissional docente na era digital.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.24310/RevPracticumrep.v2i2.9855
dc.identifier.issn2530-4550
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12485
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectTecnologias da Informação e da Comunicaçãopt_PT
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt_PT
dc.subjectIdentidade profissional docentept_PT
dc.subjectRenovação pedagógicapt_PT
dc.subjectPrática em sala de aulapt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectProfessional teacher identityen
dc.subjectPedagogical renewalen
dc.subjectClassroom practiceen
dc.subjectInnovationen
dc.titleA inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática.pt_PT
dc.title.alternativeInclusion of digital technologies in education: (re) construction of professional teacher identity in practice.pt_PT
dc.title.alternativeInclusión de las tecnologías digitales en la educación: (re) construcción de la identidad profesional docente en la prácticaes
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage16pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage3pt_PT
oaire.citation.titleRevista Practicumpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameFlores
person.givenNamePaula
person.identifier.orcid0000-0003-4924-5212
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Art_Paula Flores_2017.pdf
Size:
395.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: