Repository logo
 
Publication

Fisioterapia na Comunidade: um projeto interdisciplinar - Reflexão crítica de docentes e estudantes

dc.contributor.authorSantos, Paula Clara
dc.contributor.authorBaylina, Pilar
dc.contributor.authorOliveira, Carla
dc.contributor.authorBarbosa, Pedro Maciel
dc.contributor.authorMesquita, Cristina
dc.contributor.authorDores, Artemisa R
dc.contributor.authorFélix, José
dc.contributor.authorTroia, Sara
dc.contributor.authorMoreira, Ana Maria
dc.date.accessioned2023-02-10T16:55:15Z
dc.date.available2023-02-10T16:55:15Z
dc.date.issued2019-05
dc.description.abstractA intervenção comunitária tem crescido de forma relevante, implicando que os curricula académicos se adaptem a esta nova realidade. A unidade curricular (UC) de Fisioterapia na Comunidade, do 3.º ano da licenciatura de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, visa o desenvolvimento de competências de promoção da saúde. Esta UC envolve uma forte articulação com a comunidade, o que promove a aprendizagem em contexto real e potencia a transferência das competências adquiridas. De entre os objetivos desta UC destaca-se o desenvolvimento de um projeto de intervenção comunitária inovador e de aplicação real, suportado na identificação de necessidades emergentes e considerando o ciclo de vida dos indivíduos e de grupos específicos da população. Por outro lado, o modelo pedagógico Problem-Based Learning (PBL), adotado pela licenciatura em Fisioterapia desde 2009, favorece a forte articulação das diferentes áreas técnico-científicas intervenientes (Fisioterapia; Ciências Sociais e Humanas; Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática; Gestão e Administração em Saúde e Terapia da Fala), essenciais para a construção da personalidade individual enquanto futuros terapeutas, e confere ao estudante um papel central na aprendizagem. A análise reflexiva de docentes e estudantes desta UC permite concluir que esta metodologia de ensino tem permitido uma excelente articulação do conhecimento das várias áreas técnico-científicas e a aquisição de competências mais completas por parte dos estudantes. Na perspetiva dos estudantes torna-se evidente também o desenvolvimento de diversas competências transversais, nomeadamente a criatividade, liderança, comunicação, gestão do tempo, trabalho de equipa, relações interpessoais, autonomia e capacidade de decisão.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, P. C., Baylina, P., Oliveira, C., Barbosa, P. M., Mesquita, C., Dores, A. R., Félix, J., Troia, S., & Moreira, A. M. (2019). Fisioterapia na Comunidade: Um projeto interdisciplinar - Reflexão crítica de docentes e estudantes. Livro de Resumos do Fórum Interno P. Porto 2019, 45–46. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3641pt_PT
dc.identifier.doi10.34630/sensos-e.v6i3.3641
dc.identifier.isbn978-972-8688-94-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22240
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdições Politemapt_PT
dc.titleFisioterapia na Comunidade: um projeto interdisciplinar - Reflexão crítica de docentes e estudantespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage46pt_PT
oaire.citation.startPage45pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Resumos do Fórum Interno P. Porto 2019pt_PT
person.familyNameSantos
person.familyNameBAYLINA MACHADO
person.familyNameCarvalho Mesquita
person.familyNameDores
person.familyNameSousa Félix
person.givenNamePaula Clara
person.givenNamePILAR
person.givenNameCristina
person.givenNameArtemisa
person.givenNameJosé Manuel
person.identifier2641453
person.identifier.ciencia-id5C16-2441-F091
person.identifier.ciencia-id1419-F23D-4920
person.identifier.ciencia-id221C-ECA5-4EB4
person.identifier.ciencia-id6B12-301B-4A0F
person.identifier.ciencia-id9211-F885-D21C
person.identifier.orcid0000-0003-3548-700X
person.identifier.orcid0000-0002-3740-862X
person.identifier.orcid0000-0003-0830-9064
person.identifier.orcid0000-0003-4595-9816
person.identifier.orcid0000-0003-4498-573X
person.identifier.ridB-5134-2010
person.identifier.scopus-author-id56534079700
person.identifier.scopus-author-id35848786400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication78bef72f-1c59-47e1-a79d-3e4f8e0d438d
relation.isAuthorOfPublicationb1482a24-d9d8-419d-af68-6df1a75afb3f
relation.isAuthorOfPublicationb8eda95a-0cca-4eed-aed6-2cca990169d3
relation.isAuthorOfPublication6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7
relation.isAuthorOfPublicationb539fe6f-8318-44ab-b42e-d96f6aa69132
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb8eda95a-0cca-4eed-aed6-2cca990169d3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_Paula Clara Santos.pdf
Size:
55.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: