Repository logo
 
Publication

InfluĂȘncia da publicidade e de outros fatores no consumo de produtos cosmĂ©ticos e de higiene corporal

dc.contributor.authorBastos, Mariana
dc.contributor.authorCorreia, PatrĂ­cia
dc.date.accessioned2024-07-29T10:13:10Z
dc.date.available2024-07-29T10:13:10Z
dc.date.issued2023-09
dc.description.abstractO consumo e variedade de Produtos CosmĂ©ticos e de Higiene Corporal tem vindo a aumentar ao longo dos anos. A publicidade Ă© um dos fatores que tem influĂȘncia na decisĂŁo de compra dos consumidores acompanhada por outros fatores por exemplo fatores culturais ou sociais, fatores socioeconĂłmicos, entre outros. Identificar quais os fatores que interferem na decisĂŁo de compra dos consumidores e relacionar os tipos de Produtos CosmĂ©ticos e de Higiene Corporal mais publicitados com os mais utilizados na regiĂŁo norte de Portugal continental. Realizou-se um estudo observacional e descritivo atravĂ©s da recolha de anĂșncios televisivos durante 7 dias em cada estação do ano, tendo em conta: a estação televisiva, o perĂ­odo do dia, o tipo de produto, a marca e o nĂșmero de vezes que o anĂșncio era publicitado. O tratamento estatĂ­stico dos dados foi realizado atravĂ©s do software SPSSÂź utilizando o teste do Chi-quadrado da independĂȘncia e o teste exato de Fisher. A qualidade e o preço sĂŁo os principais fatores que os inquiridos tĂȘm em conta na decisĂŁo de compra, seguido da marca, recomendação por algum amigo ou familiar e por Ășltimo, a publicidade. Agruparam-se os diferentes tipos de produtos em categorias: produtos de limpeza e embelezamento facial, limpeza e cuidado capilar, limpeza e cuidado corporal e higiene e cuidado dentĂĄrio. Dos produtos publicitados destaca-se o creme facial, a pasta de dentes, o champĂŽ e o desodorizante como os principais produtos publicitados assim como as marcas M1, M11, M21, M23 como as mais publicitadas. Estes dados sĂŁo compatĂ­veis com os dados recolhidos atravĂ©s do questionĂĄrio A, uma vez que os PCHC mais publicitados correspondem Ă s principais escolhas dos consumidores de utilização de PCHC. Destaca-se um maior nĂșmero de anĂșncios publicitĂĄrios nos canais privados, uma vez que as obrigaçÔes dos canais pĂșblicos sĂŁo diferentes. Nos dias da semana, teve-se em conta os dias Ășteis serem mais do que os dias de fim de semana e como tal calculou-se a mĂ©dia dos produtos publicitados em ambas as categorias, destacando o fim de semana. Por Ășltimo, a sazonalidade. Os produtos de limpeza e embelezamento facial e os produtos de limpeza e cuidado corporal sĂŁo maioritariamente publicitados no VerĂŁo. Este aumento de publicidade pode justificar-se pelo facto de as pessoas terem mais cuidados na altura do verĂŁo uma vez que estĂŁo mais expostas ao sol. Os produtos de higiene e cuidado dentĂĄrio assim como os produtos de limpeza e cuidado capilar sĂŁo mais publicitados no Outono. Neste estudo destaca-se o preço e a qualidade como os fatores chave na decisĂŁo de compra de Produtos CosmĂ©ticos e de Higiene Corporal. A publicidade Ă© um dos vĂĄrios fatores que influenciam a decisĂŁo de compra, no entanto, nĂŁo Ă© o que tem maior impacto.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBastos, M., & Correi, P. (2023). InfluĂȘncia da publicidade e de outros fatores no consumo de produtos cosmĂ©ticos e de higiene corporal. Proceedings of Research and Practice in Allied and Environmental Health 2023 - XVIII ColĂłquio de FarmĂĄcia: Papel da FarmĂĄcia em Oncologia, 1 (2), 26.pt_PT
dc.identifier.issn2975-9425
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25833
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em SaĂșde e Ambiente, Escola Superior de SaĂșde, Instituto PolitĂ©cnico do Portopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://parc.ipp.pt/index.php/PRPAEH/article/view/5380/2977pt_PT
dc.subjectDecisĂŁo de comprapt_PT
dc.subjectFatores influenciadorespt_PT
dc.subjectProdutos cosméticospt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.titleInfluĂȘncia da publicidade e de outros fatores no consumo de produtos cosmĂ©ticos e de higiene corporalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.startPage26pt_PT
oaire.citation.titleProceedings of Research and Practice in Allied and Environmental Health 2023 - XVIII ColĂłquio de FarmĂĄcia: Papel da FarmĂĄcia em Oncologiapt_PT
oaire.citation.volume1 (2)pt_PT
person.familyNameCorreia
person.givenNamePatrĂ­cia Carla dos Santos Correia
person.identifier.ciencia-id221F-5A5F-BFC9
person.identifier.orcid0000-0001-7869-7977
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication655ab14f-f60f-42c5-8c8a-19d5257ff5f6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery655ab14f-f60f-42c5-8c8a-19d5257ff5f6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
POSTER_Mariana Bastos 2.pdf
Size:
1.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: