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Advisor(s)
Abstract(s)
O ensino de soft skills a estudantes do ensino superior tem-se revelado muito importante. No Curso de Licenciatura em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), este ensino é feito, também, através da utilização de ferramentas de Coaching e Programação Neurolinguística. No último ano de formação os estudantes implementam processos de intervenção diretamente com clientes, pelo que este ensino é feito de forma explícita, empoderando os estudantes para usá-las consigo próprios, com clientes, supervisores e equipa. Neste estudo são identificadas, na perspetiva dos estudantes: a) vantagens; b) desvantagens c) ferramentas mais importantes d) ferramentas utilizadas e d) dificuldades na utilização. A metodologia é qualitativa, com análise documental de peças reflexivas dos portefólios de Educação Clínica III. Foram analisados 56 portefólios, identificadas 32 peças sobre a temática e analisadas 16. Os estudantes identificaram vantagens para o desenvolvimento de competências intrapessoais e interpessoais. Não foram identificadas desvantagens. As ferramentas mais importantes e mais usadas foram as perguntas poderosas. A maior dificuldade foi a necessidade de treino. Esta prática pedagógica é útil no desenvolvimento de soft skills dos estudantes de ensino superior, em particular, dos estudantes de terapia da fala.
Description
Keywords
Coaching Programação neurolinguística Estudantes de terapia da fala
Citation
Patrício, B., Araújo, A., Faria, P. C. T. da C., Pinto, M., & Ribeiro, C. (2021). Ensino de ferramentas de coaching e programação neurolinguística a estudantes de licenciatura em Terapia da Fala: A perspetiva dos estudantes. Livro de Atas – 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 234–240.
Publisher
UA Editora – Universidade de Aveiro