Publication
Ensino de ferramentas de coaching e programação neurolinguística a estudantes de licenciatura em Terapia da Fala: a perspetiva dos estudantes
| dc.contributor.author | Patrício, Brígida | |
| dc.contributor.author | Araújo, André | |
| dc.contributor.author | Faria, Paula Cristina | |
| dc.contributor.author | Pinto, Marta | |
| dc.contributor.author | Ribeiro, Carolina | |
| dc.date.accessioned | 2024-04-29T08:26:41Z | |
| dc.date.available | 2024-04-29T08:26:41Z | |
| dc.date.issued | 2021-07 | |
| dc.description.abstract | O ensino de soft skills a estudantes do ensino superior tem-se revelado muito importante. No Curso de Licenciatura em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), este ensino é feito, também, através da utilização de ferramentas de Coaching e Programação Neurolinguística. No último ano de formação os estudantes implementam processos de intervenção diretamente com clientes, pelo que este ensino é feito de forma explícita, empoderando os estudantes para usá-las consigo próprios, com clientes, supervisores e equipa. Neste estudo são identificadas, na perspetiva dos estudantes: a) vantagens; b) desvantagens c) ferramentas mais importantes d) ferramentas utilizadas e d) dificuldades na utilização. A metodologia é qualitativa, com análise documental de peças reflexivas dos portefólios de Educação Clínica III. Foram analisados 56 portefólios, identificadas 32 peças sobre a temática e analisadas 16. Os estudantes identificaram vantagens para o desenvolvimento de competências intrapessoais e interpessoais. Não foram identificadas desvantagens. As ferramentas mais importantes e mais usadas foram as perguntas poderosas. A maior dificuldade foi a necessidade de treino. Esta prática pedagógica é útil no desenvolvimento de soft skills dos estudantes de ensino superior, em particular, dos estudantes de terapia da fala. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Patrício, B., Araújo, A., Faria, P. C. T. da C., Pinto, M., & Ribeiro, C. (2021). Ensino de ferramentas de coaching e programação neurolinguística a estudantes de licenciatura em Terapia da Fala: A perspetiva dos estudantes. Livro de Atas – 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 234–240. | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-972-789-768-1 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/25419 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | UA Editora – Universidade de Aveiro | pt_PT |
| dc.relation.publisherversion | https://cnappes.org/cnappes-2021/files/2022/06/Livro-de-Atas_CNaPPES21-1.pdf | pt_PT |
| dc.subject | Coaching | pt_PT |
| dc.subject | Programação neurolinguística | pt_PT |
| dc.subject | Estudantes de terapia da fala | pt_PT |
| dc.title | Ensino de ferramentas de coaching e programação neurolinguística a estudantes de licenciatura em Terapia da Fala: a perspetiva dos estudantes | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 240 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 1ª | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 234 | pt_PT |
| oaire.citation.title | CNaPPES21 Livro de Atas – 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
| person.familyName | Patrício | |
| person.familyName | Guerreiro Martins Araújo | |
| person.familyName | de Sousa Pinto | |
| person.givenName | Brígida | |
| person.givenName | Pedro André | |
| person.givenName | Marta Joana | |
| person.identifier.ciencia-id | 601F-F13B-D0F1 | |
| person.identifier.ciencia-id | 7218-7E1F-0A28 | |
| person.identifier.ciencia-id | F81C-6528-7BA2 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-2619-470X | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-7380-6465 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-3900-0481 | |
| person.identifier.rid | O-8166-2016 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | a7324cec-3894-4c04-8364-b2cf95b65412 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 4f1ab74f-3545-4d07-815d-ab1731a06602 | |
| relation.isAuthorOfPublication | ac9ba781-03c7-4f11-9e64-de32a6b81149 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ac9ba781-03c7-4f11-9e64-de32a6b81149 |
