Repository logo
 
Publication

Ensino de ferramentas de coaching e programação neurolinguística a estudantes de licenciatura em Terapia da Fala: a perspetiva dos estudantes

dc.contributor.authorPatrício, Brígida
dc.contributor.authorAraújo, André
dc.contributor.authorFaria, Paula Cristina
dc.contributor.authorPinto, Marta
dc.contributor.authorRibeiro, Carolina
dc.date.accessioned2024-04-29T08:26:41Z
dc.date.available2024-04-29T08:26:41Z
dc.date.issued2021-07
dc.description.abstractO ensino de soft skills a estudantes do ensino superior tem-se revelado muito importante. No Curso de Licenciatura em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), este ensino é feito, também, através da utilização de ferramentas de Coaching e Programação Neurolinguística. No último ano de formação os estudantes implementam processos de intervenção diretamente com clientes, pelo que este ensino é feito de forma explícita, empoderando os estudantes para usá-las consigo próprios, com clientes, supervisores e equipa. Neste estudo são identificadas, na perspetiva dos estudantes: a) vantagens; b) desvantagens c) ferramentas mais importantes d) ferramentas utilizadas e d) dificuldades na utilização. A metodologia é qualitativa, com análise documental de peças reflexivas dos portefólios de Educação Clínica III. Foram analisados 56 portefólios, identificadas 32 peças sobre a temática e analisadas 16. Os estudantes identificaram vantagens para o desenvolvimento de competências intrapessoais e interpessoais. Não foram identificadas desvantagens. As ferramentas mais importantes e mais usadas foram as perguntas poderosas. A maior dificuldade foi a necessidade de treino. Esta prática pedagógica é útil no desenvolvimento de soft skills dos estudantes de ensino superior, em particular, dos estudantes de terapia da fala.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPatrício, B., Araújo, A., Faria, P. C. T. da C., Pinto, M., & Ribeiro, C. (2021). Ensino de ferramentas de coaching e programação neurolinguística a estudantes de licenciatura em Terapia da Fala: A perspetiva dos estudantes. Livro de Atas – 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 234–240.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-789-768-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25419
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUA Editora – Universidade de Aveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cnappes.org/cnappes-2021/files/2022/06/Livro-de-Atas_CNaPPES21-1.pdfpt_PT
dc.subjectCoachingpt_PT
dc.subjectProgramação neurolinguísticapt_PT
dc.subjectEstudantes de terapia da falapt_PT
dc.titleEnsino de ferramentas de coaching e programação neurolinguística a estudantes de licenciatura em Terapia da Fala: a perspetiva dos estudantespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage240pt_PT
oaire.citation.issuept_PT
oaire.citation.startPage234pt_PT
oaire.citation.titleCNaPPES21 Livro de Atas – 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
person.familyNamePatrício
person.familyNameGuerreiro Martins Araújo
person.familyNamede Sousa Pinto
person.givenNameBrígida
person.givenNamePedro André
person.givenNameMarta Joana
person.identifier.ciencia-id601F-F13B-D0F1
person.identifier.ciencia-id7218-7E1F-0A28
person.identifier.ciencia-idF81C-6528-7BA2
person.identifier.orcid0000-0002-2619-470X
person.identifier.orcid0000-0002-7380-6465
person.identifier.orcid0000-0003-3900-0481
person.identifier.ridO-8166-2016
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationa7324cec-3894-4c04-8364-b2cf95b65412
relation.isAuthorOfPublication4f1ab74f-3545-4d07-815d-ab1731a06602
relation.isAuthorOfPublicationac9ba781-03c7-4f11-9e64-de32a6b81149
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryac9ba781-03c7-4f11-9e64-de32a6b81149

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_Brígida Patrício.pdf
Size:
230.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: