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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta comunicação tem como objetivo partilhar dados resultantes
do desenvolvimento de um projeto de investigação elaborado no âmbito do
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola
Superior de Educação do Politécnico do Porto. Este trabalho com
características de investigação-ação surgiu do projeto educativo de um
Agrupamento de Escolas do distrito do Porto, num contexto de Território
Educativo de Intervenção Prioritária. Partindo-se da questão-problema:
“De que forma a resolução de problemas relacionados com o quotidiano da
criança no ensino da Matemática contribui para o desenvolvimento da
Educação Financeira em estudantes do 2.º ciclo do Ensino Básico?”
traçou-se uma metodologia adequada ao estudo em causa. Assim, os
estudantes do 5.º ano foram desafiados a construir, através da resolução de
problemas, conhecimentos matemáticos sobre a multiplicação de números
racionais não negativos, mas também a desenvolver conceitos relacionados
com a Educação Financeira. Neste sentido, foi realizado um percurso de
aprendizagem em que foram construídos materiais didático-pedagógicos
criativos como os origamis, o jogo de tabuleiro, o jogo interativo e os
vídeos tendo sido fundamentais, não só para o envolvimento das crianças
neste projeto, mas também para as estimular a desenvolver o gosto pela
Matemática. No final deste trajeto tornou-se possível responder
afirmativamente à questão de investigação mencionada anteriormente uma
vez que existiram fortes indícios (obtidos através de diferentes instrumentos
de recolha de dados) de que é possível o desenvolvimento da Educação
Financeira através da resolução de problemas matemáticos em contexto e
relacionados com o quotidiano da criança.
Description
Keywords
Matemática Resolução de problemas Educação Financeira
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do
Castelo