Repository logo
 
Publication

Construir pontes entre a Matemática e a Educação Financeira

dc.contributor.authorFernandes, Dárida
dc.date.accessioned2019-06-19T10:40:37Z
dc.date.available2019-06-19T10:40:37Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEsta comunicação tem como objetivo partilhar dados resultantes do desenvolvimento de um projeto de investigação elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Este trabalho com características de investigação-ação surgiu do projeto educativo de um Agrupamento de Escolas do distrito do Porto, num contexto de Território Educativo de Intervenção Prioritária. Partindo-se da questão-problema: “De que forma a resolução de problemas relacionados com o quotidiano da criança no ensino da Matemática contribui para o desenvolvimento da Educação Financeira em estudantes do 2.º ciclo do Ensino Básico?” traçou-se uma metodologia adequada ao estudo em causa. Assim, os estudantes do 5.º ano foram desafiados a construir, através da resolução de problemas, conhecimentos matemáticos sobre a multiplicação de números racionais não negativos, mas também a desenvolver conceitos relacionados com a Educação Financeira. Neste sentido, foi realizado um percurso de aprendizagem em que foram construídos materiais didático-pedagógicos criativos como os origamis, o jogo de tabuleiro, o jogo interativo e os vídeos tendo sido fundamentais, não só para o envolvimento das crianças neste projeto, mas também para as estimular a desenvolver o gosto pela Matemática. No final deste trajeto tornou-se possível responder afirmativamente à questão de investigação mencionada anteriormente uma vez que existiram fortes indícios (obtidos através de diferentes instrumentos de recolha de dados) de que é possível o desenvolvimento da Educação Financeira através da resolução de problemas matemáticos em contexto e relacionados com o quotidiano da criança.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8756-09-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14049
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectEducação Financeirapt_PT
dc.titleConstruir pontes entre a Matemática e a Educação Financeirapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage166pt_PT
oaire.citation.startPage153pt_PT
oaire.citation.titleAtas do 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos – 2016pt_PT
person.familyNameFernandes
person.givenNameDárida Maria
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?hl=en&user=CUu8oDwAAAAJ
person.identifier.ciencia-id7012-1724-084B
person.identifier.orcid0000-0003-4139-4408
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4f27c39a-96d9-4c36-96ab-529870ba5288
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4f27c39a-96d9-4c36-96ab-529870ba5288

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Art_Fernandes, D. M._2016-vf.pdf
Size:
14.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: