Publication
Construir pontes entre a Matemática e a Educação Financeira
dc.contributor.author | Fernandes, Dárida | |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T10:40:37Z | |
dc.date.available | 2019-06-19T10:40:37Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Esta comunicação tem como objetivo partilhar dados resultantes do desenvolvimento de um projeto de investigação elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Este trabalho com características de investigação-ação surgiu do projeto educativo de um Agrupamento de Escolas do distrito do Porto, num contexto de Território Educativo de Intervenção Prioritária. Partindo-se da questão-problema: “De que forma a resolução de problemas relacionados com o quotidiano da criança no ensino da Matemática contribui para o desenvolvimento da Educação Financeira em estudantes do 2.º ciclo do Ensino Básico?” traçou-se uma metodologia adequada ao estudo em causa. Assim, os estudantes do 5.º ano foram desafiados a construir, através da resolução de problemas, conhecimentos matemáticos sobre a multiplicação de números racionais não negativos, mas também a desenvolver conceitos relacionados com a Educação Financeira. Neste sentido, foi realizado um percurso de aprendizagem em que foram construídos materiais didático-pedagógicos criativos como os origamis, o jogo de tabuleiro, o jogo interativo e os vídeos tendo sido fundamentais, não só para o envolvimento das crianças neste projeto, mas também para as estimular a desenvolver o gosto pela Matemática. No final deste trajeto tornou-se possível responder afirmativamente à questão de investigação mencionada anteriormente uma vez que existiram fortes indícios (obtidos através de diferentes instrumentos de recolha de dados) de que é possível o desenvolvimento da Educação Financeira através da resolução de problemas matemáticos em contexto e relacionados com o quotidiano da criança. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8756-09-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/14049 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo | |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Educação Financeira | pt_PT |
dc.title | Construir pontes entre a Matemática e a Educação Financeira | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 166 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 153 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos – 2016 | pt_PT |
person.familyName | Fernandes | |
person.givenName | Dárida Maria | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=CUu8oDwAAAAJ | |
person.identifier.ciencia-id | 7012-1724-084B | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4139-4408 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4f27c39a-96d9-4c36-96ab-529870ba5288 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4f27c39a-96d9-4c36-96ab-529870ba5288 |