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Metodologias ativas e tecnologias emergentes no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o método experimental e a realidade aumentada

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Vivemos num tempo de grandes mudanças que estão a transformar cenários educativos e a abrir novas oportunidades de ensinar a aprender e de aprender a aprender. A integração da diversidade nas escolas desafia os agentes educativos no sentido de criarem estratégias que garantam uma aprendizagem efetiva. Com efeito, emerge uma combinação de metodologias ativas que integrem tecnologias emergentes por forma a tornar o processo de aprendizagem significativo e promotor de saberes, comportamentos e atitudes. Nesta ótica, o artigo pretende refletir sobre uma prática educativa desenhada por uma professora estudante que estagiou numa turma de 3.º ano de escolaridade, com 21 alunos, numa escola da região do Porto, para melhor compreender os desafios por ela sentidos e o impacto da criação de três ambientes educativos nos saberes e competências dos alunos. A atividade educativa integrou a Realidade Aumentada no Ensino Experimental das Ciências. A aula teve por base uma metodologia de ensino por descoberta e incluiu três ambientes de aprendizagem pela criança no interior da sala de aula: 1) a utilização do PowerPoint em grupo; 2) a utilização de um laboratório de experiências relativas à impermeabilidade dos solos com possibilidade de acesso individual; 3) a utilização da Realidade Aumentada nas etiquetas dos frascos. Assim, o estudo da prática teve dois enfoques: por um lado os efeitos emocionais enfrentado pela estudante estagiária, pelo que foi considerado o seu relatório de estágio; por outro os efeitos académicos desenvolvidos pela estudante. De um modo geral podemos concluir que, no âmbito da formação inicial docente é importante desafiar professores estagiários para práticas mais atuais, mesmo que exijam criatividade e saberes técnicos não ensinados na faculdade. No âmbito da prática educativa, verificou-se que 1) a utilização do PowerPoint funcionou como orientador da dinâmica da sala de aula e promotor do desenvolvimento de competências do saber-fazer, ser e estar; 2) o laboratório de experiências relativas à impermeabilidade dos solos funcionou como estimulador da curiosidade, da iniciativa e sensibilidade; 3) a Realidade Aumentada funcionou como complemento da informação e desafio à criatividade e adaptabilidade. A diferenciação foi essencial para assegurar o valor individual de cada estudante e a colaboração um processo que enriqueceu o conhecimento e as relações.

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Keywords

Tecnologia Emergente Metodologias ativas Realidade aumentada Ensino experimental

Citation

Graça, V.; Flores, P.; & Ramos, A. (2020). Metodologias ativas e tecnologias emergentes no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o método experimental e a realidade aumentada. In Ruiz-Rey, F.J.; Quero-Torres, N.; Cebrián-de-la-Serna, M. & Hernández-Hernández, P (Coord.). Tecnologías emergentes y estilos de aprendizaje para la enseñanza. Colección Gtea: Universidad de Málaga, 223-232.

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Colección Gtea: Universidad de Málaga

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