Repository logo
 
Publication

Metodologias ativas e tecnologias emergentes no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o método experimental e a realidade aumentada

dc.contributor.authorGraça, Vânia
dc.contributor.authorQuadros-Flores, Paula
dc.contributor.authorRamos, Altina
dc.date.accessioned2021-09-13T08:53:13Z
dc.date.available2021-09-13T08:53:13Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractVivemos num tempo de grandes mudanças que estão a transformar cenários educativos e a abrir novas oportunidades de ensinar a aprender e de aprender a aprender. A integração da diversidade nas escolas desafia os agentes educativos no sentido de criarem estratégias que garantam uma aprendizagem efetiva. Com efeito, emerge uma combinação de metodologias ativas que integrem tecnologias emergentes por forma a tornar o processo de aprendizagem significativo e promotor de saberes, comportamentos e atitudes. Nesta ótica, o artigo pretende refletir sobre uma prática educativa desenhada por uma professora estudante que estagiou numa turma de 3.º ano de escolaridade, com 21 alunos, numa escola da região do Porto, para melhor compreender os desafios por ela sentidos e o impacto da criação de três ambientes educativos nos saberes e competências dos alunos. A atividade educativa integrou a Realidade Aumentada no Ensino Experimental das Ciências. A aula teve por base uma metodologia de ensino por descoberta e incluiu três ambientes de aprendizagem pela criança no interior da sala de aula: 1) a utilização do PowerPoint em grupo; 2) a utilização de um laboratório de experiências relativas à impermeabilidade dos solos com possibilidade de acesso individual; 3) a utilização da Realidade Aumentada nas etiquetas dos frascos. Assim, o estudo da prática teve dois enfoques: por um lado os efeitos emocionais enfrentado pela estudante estagiária, pelo que foi considerado o seu relatório de estágio; por outro os efeitos académicos desenvolvidos pela estudante. De um modo geral podemos concluir que, no âmbito da formação inicial docente é importante desafiar professores estagiários para práticas mais atuais, mesmo que exijam criatividade e saberes técnicos não ensinados na faculdade. No âmbito da prática educativa, verificou-se que 1) a utilização do PowerPoint funcionou como orientador da dinâmica da sala de aula e promotor do desenvolvimento de competências do saber-fazer, ser e estar; 2) o laboratório de experiências relativas à impermeabilidade dos solos funcionou como estimulador da curiosidade, da iniciativa e sensibilidade; 3) a Realidade Aumentada funcionou como complemento da informação e desafio à criatividade e adaptabilidade. A diferenciação foi essencial para assegurar o valor individual de cada estudante e a colaboração um processo que enriqueceu o conhecimento e as relações.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGraça, V.; Flores, P.; & Ramos, A. (2020). Metodologias ativas e tecnologias emergentes no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o método experimental e a realidade aumentada. In Ruiz-Rey, F.J.; Quero-Torres, N.; Cebrián-de-la-Serna, M. & Hernández-Hernández, P (Coord.). Tecnologías emergentes y estilos de aprendizaje para la enseñanza. Colección Gtea: Universidad de Málaga, 223-232.pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-09-16847-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18356
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherColección Gtea: Universidad de Málagapt_PT
dc.subjectTecnologia Emergentept_PT
dc.subjectMetodologias ativaspt_PT
dc.subjectRealidade aumentadapt_PT
dc.subjectEnsino experimentalpt_PT
dc.titleMetodologias ativas e tecnologias emergentes no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o método experimental e a realidade aumentadapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/157633/PT
oaire.citation.endPage232pt_PT
oaire.citation.startPage223pt_PT
oaire.citation.titleTecnologías emergentes y estilos de aprendizaje para la enseñanzapt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameDias Graça
person.familyNameFlores
person.familyNameRamos
person.givenNameVânia Gabriela
person.givenNamePaula
person.givenNameAltina
person.identifier.ciencia-id471C-80B5-4DB0
person.identifier.ciencia-id9314-71F0-721C
person.identifier.orcid0000-0002-7000-7211
person.identifier.orcid0000-0003-4924-5212
person.identifier.orcid0000-0002-5668-4304
person.identifier.scopus-author-id55933166800
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df
relation.isAuthorOfPublication3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c
relation.isAuthorOfPublication443796fc-90ab-435d-96e5-80d60db3aa85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df
relation.isProjectOfPublication9aaaa42d-377c-4b63-a38f-45c808278ba1
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery9aaaa42d-377c-4b63-a38f-45c808278ba1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CAPL_GraçaVânia_2020..pdf
Size:
244.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format