Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Comunidade de aprendizagem profissional – Desafio para os docentes do curso de licenciatura em Terapia Ocupacional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
COM_Raquel Simões Almeida.pdf212.01 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Tornar-se docente é um grande desafio para os terapeutas ocupacionais, profissionais da área da saúde, que têm de enfrentar uma nova profissão que se instaura com especificidades sobrepostas à profissão de origem e desenvolver, simultaneamente, a sua identidade e prática profissional no Ensino Superior. Este processo é marcado significativamente pela qualidade interativa da prática pedagógica e da partilha entre os pares. As Comunidades de Aprendizagem Profissional podem ser uma resposta para potenciar a aprendizagem colaborativa entre docentes da área de Terapia Ocupacional. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar as perspetivas dos docentes face à melhoria no processo de ensino e aprendizagem da Terapia Ocupacional em Portugal a partir da colaboração. Para isso, realizamos um questionário online baseado no Modelo de Análise das Condições para a Inovação Pedagógica (Cabral & Matias Alves, 2018), destinando-se aos docentes das quatro escolas que lecionavam a referida licenciatura a nível nacional no momento do estudo. Neste trabalho, apresentam-se não só as principais conclusões (importância da análise conjunta de dificuldades, intervisão crítica entre professores e mentoria aos professores mais jovens, partilha de recursos, materiais e estratégias), como também recomendações que possam promover a implementação de uma Comunidade de Aprendizagem Profissional, que face à atual situação pandémica adquirem ainda mais importância ao nível da inovação pedagógica.

Description

Keywords

Comunidade de aprendizagem profissional Ensino superior Terapia ocupacional

Pedagogical Context

Citation

Almeida, R. S. de, & Mesquita, D. (06/2021). Comunidade de aprendizagem profissional – Desafio para os docentes do curso de licenciatura em Terapia Ocupacional. Livro de Atas do 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 111–116.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

UA Editora – Universidade de Aveiro

CC License