Repository logo
 
Publication

Comunidade de aprendizagem profissional – Desafio para os docentes do curso de licenciatura em Terapia Ocupacional

dc.contributor.authorSimões de Almeida, Raquel
dc.contributor.authorMesquita, Diana
dc.date.accessioned2024-04-29T08:22:43Z
dc.date.available2024-04-29T08:22:43Z
dc.date.issued2021-07
dc.description.abstractTornar-se docente é um grande desafio para os terapeutas ocupacionais, profissionais da área da saúde, que têm de enfrentar uma nova profissão que se instaura com especificidades sobrepostas à profissão de origem e desenvolver, simultaneamente, a sua identidade e prática profissional no Ensino Superior. Este processo é marcado significativamente pela qualidade interativa da prática pedagógica e da partilha entre os pares. As Comunidades de Aprendizagem Profissional podem ser uma resposta para potenciar a aprendizagem colaborativa entre docentes da área de Terapia Ocupacional. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar as perspetivas dos docentes face à melhoria no processo de ensino e aprendizagem da Terapia Ocupacional em Portugal a partir da colaboração. Para isso, realizamos um questionário online baseado no Modelo de Análise das Condições para a Inovação Pedagógica (Cabral & Matias Alves, 2018), destinando-se aos docentes das quatro escolas que lecionavam a referida licenciatura a nível nacional no momento do estudo. Neste trabalho, apresentam-se não só as principais conclusões (importância da análise conjunta de dificuldades, intervisão crítica entre professores e mentoria aos professores mais jovens, partilha de recursos, materiais e estratégias), como também recomendações que possam promover a implementação de uma Comunidade de Aprendizagem Profissional, que face à atual situação pandémica adquirem ainda mais importância ao nível da inovação pedagógica.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlmeida, R. S. de, & Mesquita, D. (06/2021). Comunidade de aprendizagem profissional – Desafio para os docentes do curso de licenciatura em Terapia Ocupacional. Livro de Atas do 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 111–116.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-789-768-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25417
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUA Editora – Universidade de Aveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cnappes.org/cnappes-2021/files/2022/06/Livro-de-Atas_CNaPPES21-1.pdfpt_PT
dc.subjectComunidade de aprendizagem profissionalpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectTerapia ocupacionalpt_PT
dc.titleComunidade de aprendizagem profissional – Desafio para os docentes do curso de licenciatura em Terapia Ocupacionalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage116pt_PT
oaire.citation.issuept_PT
oaire.citation.startPage111pt_PT
oaire.citation.titleCNaPPES21 Livro de Atas – 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
person.familyNameSimões de Almeida
person.givenNameRaquel
person.identifier1776356
person.identifier.ciencia-idBC1D-085F-F01E
person.identifier.orcid0000-0003-4703-1712
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication66c4b88b-b458-49c0-8db9-da5d944ffd58
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery66c4b88b-b458-49c0-8db9-da5d944ffd58

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_Raquel Simões Almeida.pdf
Size:
212.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: