Publication
Comunidade de aprendizagem profissional – Desafio para os docentes do curso de licenciatura em Terapia Ocupacional
| dc.contributor.author | Simões de Almeida, Raquel | |
| dc.contributor.author | Mesquita, Diana | |
| dc.date.accessioned | 2024-04-29T08:22:43Z | |
| dc.date.available | 2024-04-29T08:22:43Z | |
| dc.date.issued | 2021-07 | |
| dc.description.abstract | Tornar-se docente é um grande desafio para os terapeutas ocupacionais, profissionais da área da saúde, que têm de enfrentar uma nova profissão que se instaura com especificidades sobrepostas à profissão de origem e desenvolver, simultaneamente, a sua identidade e prática profissional no Ensino Superior. Este processo é marcado significativamente pela qualidade interativa da prática pedagógica e da partilha entre os pares. As Comunidades de Aprendizagem Profissional podem ser uma resposta para potenciar a aprendizagem colaborativa entre docentes da área de Terapia Ocupacional. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar as perspetivas dos docentes face à melhoria no processo de ensino e aprendizagem da Terapia Ocupacional em Portugal a partir da colaboração. Para isso, realizamos um questionário online baseado no Modelo de Análise das Condições para a Inovação Pedagógica (Cabral & Matias Alves, 2018), destinando-se aos docentes das quatro escolas que lecionavam a referida licenciatura a nível nacional no momento do estudo. Neste trabalho, apresentam-se não só as principais conclusões (importância da análise conjunta de dificuldades, intervisão crítica entre professores e mentoria aos professores mais jovens, partilha de recursos, materiais e estratégias), como também recomendações que possam promover a implementação de uma Comunidade de Aprendizagem Profissional, que face à atual situação pandémica adquirem ainda mais importância ao nível da inovação pedagógica. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Almeida, R. S. de, & Mesquita, D. (06/2021). Comunidade de aprendizagem profissional – Desafio para os docentes do curso de licenciatura em Terapia Ocupacional. Livro de Atas do 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 111–116. | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-972-789-768-1 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/25417 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | UA Editora – Universidade de Aveiro | pt_PT |
| dc.relation.publisherversion | https://cnappes.org/cnappes-2021/files/2022/06/Livro-de-Atas_CNaPPES21-1.pdf | pt_PT |
| dc.subject | Comunidade de aprendizagem profissional | pt_PT |
| dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
| dc.subject | Terapia ocupacional | pt_PT |
| dc.title | Comunidade de aprendizagem profissional – Desafio para os docentes do curso de licenciatura em Terapia Ocupacional | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 116 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 1ª | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 111 | pt_PT |
| oaire.citation.title | CNaPPES21 Livro de Atas – 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
| person.familyName | Simões de Almeida | |
| person.givenName | Raquel | |
| person.identifier | 1776356 | |
| person.identifier.ciencia-id | BC1D-085F-F01E | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4703-1712 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 66c4b88b-b458-49c0-8db9-da5d944ffd58 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 66c4b88b-b458-49c0-8db9-da5d944ffd58 |
