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Advisor(s)
Abstract(s)
Ensino Superior, em Portugal, tem sido marcado, nas últimas décadas, por profundas transformações, nomeadamente no número de estudantes inscritos, na quantidade/tipologia dos cursos, nos processos de governança, entre outras. No âmbito da formação de educadores e professores, o Ensino Superior assume uma função estruturante. Um dos aspetos reveladores dessa importância é a prática educativa supervisionada, que se estrutura como um momento dinâmico de aprendizagem, que articula a aprendizagem em contextos de trabalho e em contextos de formação. Na presente comunicação, construída com base num estudo mais amplo (Duarte, 2017), pretende-se, através da análise das perceções de coordenadores de mestrados profissionalizantes em Educação Pré-Escolar e em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, propor linhas orientadoras para a ação, no âmbito do acompanhamento dos estudantes durante prática educativa supervisionada, da colaboração entre os formadores intervenientes e do apoio institucional da organização de Ensino Superior em estudo. Metodologicamente, optou-se por um estudo de caso, de análise qualitativa dos dados, recolhidos através de entrevista aos coordenadores de três mestrados de uma Escola Superior de Educação. As perspetivas dos coordenadores indiciam a necessidade de potenciar estratégias de colaboração entre os formadores, sendo essa a ênfase das linhas orientadoras para ação sugeridas.
Description
Keywords
Supervisão Colaboração
Citation
Duarte, P., & Canha, B. (2017). Supervisão e colaboração em Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo na formação de educadores e de professores do Ensino Básico. Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (pp. 76-87). Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação e Centro de Investigação em Estudos da Criança.
Publisher
Centro de Investigação em Estudos da Criança