Publication
Supervisão e colaboração em Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo na formação de educadores e de professores do Ensino Básico
dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
dc.contributor.author | Queiroz Canha, Manuel Bernardo | |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T11:58:16Z | |
dc.date.available | 2023-04-11T11:58:16Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Ensino Superior, em Portugal, tem sido marcado, nas últimas décadas, por profundas transformações, nomeadamente no número de estudantes inscritos, na quantidade/tipologia dos cursos, nos processos de governança, entre outras. No âmbito da formação de educadores e professores, o Ensino Superior assume uma função estruturante. Um dos aspetos reveladores dessa importância é a prática educativa supervisionada, que se estrutura como um momento dinâmico de aprendizagem, que articula a aprendizagem em contextos de trabalho e em contextos de formação. Na presente comunicação, construída com base num estudo mais amplo (Duarte, 2017), pretende-se, através da análise das perceções de coordenadores de mestrados profissionalizantes em Educação Pré-Escolar e em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, propor linhas orientadoras para a ação, no âmbito do acompanhamento dos estudantes durante prática educativa supervisionada, da colaboração entre os formadores intervenientes e do apoio institucional da organização de Ensino Superior em estudo. Metodologicamente, optou-se por um estudo de caso, de análise qualitativa dos dados, recolhidos através de entrevista aos coordenadores de três mestrados de uma Escola Superior de Educação. As perspetivas dos coordenadores indiciam a necessidade de potenciar estratégias de colaboração entre os formadores, sendo essa a ênfase das linhas orientadoras para ação sugeridas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Duarte, P., & Canha, B. (2017). Supervisão e colaboração em Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo na formação de educadores e de professores do Ensino Básico. Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (pp. 76-87). Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação e Centro de Investigação em Estudos da Criança. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/22700 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Estudos da Criança | pt_PT |
dc.subject | Supervisão | pt_PT |
dc.subject | Colaboração | pt_PT |
dc.title | Supervisão e colaboração em Prática de Ensino Supervisionada: Um estudo na formação de educadores e de professores do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 87 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 76 | pt_PT |
person.familyName | Barbosa Gomes Pereira | |
person.familyName | Queiroz Canha | |
person.givenName | Pedro Duarte | |
person.givenName | Manuel Bernardo | |
person.identifier.ciencia-id | 8B15-7C50-C2AD | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3048-6959 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6991-0940 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7bb6bfa7-d3a9-4e3f-b0ad-1e868fb434bf | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 |