| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 312.85 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A pandemia de COVID-19 arrastou a Humanidade para uma espiral de perdas e alterações do estilo de vida, mas obrigou também à criatividade, à superação, a diminuir a resistência à mudança e a acelerar a aprendizagem. A unidade curricular (UC) de “Educação e Gestão da Formação” integra o plano curricular do Mestrado em Higiene e Segurança nas Organizações, da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. Esta UC conta com a participação das Áreas Técnico-científicas das Ciências Sociais e Humanas e da Saúde Ambiental. Reconhecendo o papel indissociável entre saúde, educação e segurança, visa a formação de profissionais na área da Segurança e Saúde no Trabalho, preparados para a promoção da saúde, a prevenção de doenças profissionais e de acidentes de trabalho. Espera-se que sejam capazes de desenvolver projetos de intervenção comunitária, demonstrando competências de desenho, implementação e avaliação de projetos de Educação, Segurança e Saúde. Na conceção destes projetos devem considerar as necessidades identificadas pelo futuro público-alvo, numa lógica de intervenção participada, a etapa desenvolvimental, o contexto e o envolvimento de outros agentes comunitários; demonstrar o domínio de um quadro conceptual teórico da intervenção; e de princípios de comunicação. Esperase a implementação de métodos, técnicas e recursos didáticos inovadores, que potenciem a motivação dos participantes. A avaliação da UC tem três elementos: (1) relatório do projeto; (2) implementação em contexto real de uma das ações do projeto; e (3) participação nos exercícios de aula. Enquanto os professores aceleravam a incorporação de novas metodologias e tecnologias, também os estudantes reproduziam esse esforço no nos seus trabalhos, que aqui serão apresentados. A análise dos resultados finais revela uma experiência positiva, que importa refletir de forma critica, entre todos os intervenientes e com os pares, de modo a incorporar as lições aprendidas e a melhorar a prática.
Description
Keywords
COVID-19 Saúde Ocupacional Pandemia
Pedagogical Context
Citation
Dores, A. R., Santos, J., Rodriguez, S., Sousa, F., Ferreira, J., Silva, I., & Rodrigues, M. (2021). Impacto da pandemia na formação superior em Segurança e Saúde no Trabalho. CNaPPES21 Livro de Resumos – 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 124.
Publisher
Universidade de Aveiro
