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A fisioterapia na promoção da saúde: intervenção na comunidade
dc.contributor.author | Santos, Paula Clara | |
dc.contributor.author | Baylina, Pilar | |
dc.contributor.author | Oliveira, Carla | |
dc.contributor.author | Barbosa, Pedro Maciel | |
dc.contributor.author | Mesquita, Cristina | |
dc.contributor.author | Dores, Artemisa Rocha | |
dc.date.accessioned | 2019-07-11T13:32:53Z | |
dc.date.available | 2019-07-11T13:32:53Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | A intervenção comunitária tem crescido de forma relevante no nosso país, implicando que os currículos académicos se adaptem a esta nova realidade. A unidade curricular (UC) de Fisioterapia na Comunidade, do 3.º ano da licenciatura de Fisioterapia, da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, visa o desenvolvimento de competências de promoção da saúde pelos seus estudantes. Esta UC envolve uma forte articulação com a comunidade, o que promove a aprendizagem em contexto real e potencia a transferência das competências adquiridas. De entre os seus objetivos destacamos: identificar necessidades emergentes na comunidade de modo a desenvolver e apresentar um projeto de intervenção comunitária inovador e de aplicação real, considerando o ciclo de vida dos indivíduos e de grupos específicos da população. Por outro lado, a própria licenciatura em Fisioterapia assenta no modelo pedagógico Problem-Based Learning, que adotou em 2009. Este modelo favorece uma forte articulação de áreas científicas e confere ao estudante um papel central na aprendizagem. Nesta UC em concreto participam as áreas técnicocientíficas de Fisioterapia; Ciências Sociais e Humanas; Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática; Gestão e Administração em Saúde e Terapia da Fala. A avaliação é contínua tendo os estudantes diferentes tarefas ao longo da UC que contribuem para a tarefa final. A análise reflexiva, em torno de 9 anos de implementação da UC de Fisioterapia na Comunidade, permite concluir que esta metodologia de ensino baseada na aprendizagem integrada tem permitido uma excelente articulação das várias áreas científicas e a aquisição de competências por parte dos estudantes mais completas. Na perspetiva dos estudantes torna-se evidente o desenvolvimento de soft skills. O critério de utilidade dos projetos apresenta uma forte possibilidade de implementação imediata na comunidade. A UC tem uma taxa de aprovação superior a 95% e classificações médias acima dos 17 valores. Na perspetiva dos docentes é de realçar também a mais valia sentida na articulação da equipa docente, quer em termos de gestão dos conteúdos quer em termos de linguagem técnica apreendida e utilizada. Este tipo de metodologia incentiva a partilha e replicação desta experiência pedagógica. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Santos, P. C. R., Baylina, P., Oliveira, C., Barbosa, P. M., Mesquita, C., & Dores, A. (2018). A fisioterapia na promoção da saúde: Intervenção na comunidade. CNaPPES 2018 - 5o Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 288–296. | |
dc.identifier.isbn | 978-989-20-9477-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/14344 | |
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dc.publisher | Universidade do Minho | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://cnappes.org/cnappes-2018/files/2019/04/LIVRO-ATAS-CNAPPES-2018_FINAL.pdf | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_PT |
dc.subject | Promoção da Saúde | pt_PT |
dc.subject | Intervenção na comunidade | pt_PT |
dc.subject | Fisioterapia | pt_PT |
dc.title | A fisioterapia na promoção da saúde: intervenção na comunidade | pt_PT |
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oaire.citation.title | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
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