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A fisioterapia na promoção da saúde: intervenção na comunidade

dc.contributor.authorSantos, Paula Clara
dc.contributor.authorBaylina, Pilar
dc.contributor.authorOliveira, Carla
dc.contributor.authorBarbosa, Pedro Maciel
dc.contributor.authorMesquita, Cristina
dc.contributor.authorDores, Artemisa Rocha
dc.date.accessioned2019-07-11T13:32:53Z
dc.date.available2019-07-11T13:32:53Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA intervenção comunitária tem crescido de forma relevante no nosso país, implicando que os currículos académicos se adaptem a esta nova realidade. A unidade curricular (UC) de Fisioterapia na Comunidade, do 3.º ano da licenciatura de Fisioterapia, da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, visa o desenvolvimento de competências de promoção da saúde pelos seus estudantes. Esta UC envolve uma forte articulação com a comunidade, o que promove a aprendizagem em contexto real e potencia a transferência das competências adquiridas. De entre os seus objetivos destacamos: identificar necessidades emergentes na comunidade de modo a desenvolver e apresentar um projeto de intervenção comunitária inovador e de aplicação real, considerando o ciclo de vida dos indivíduos e de grupos específicos da população. Por outro lado, a própria licenciatura em Fisioterapia assenta no modelo pedagógico Problem-Based Learning, que adotou em 2009. Este modelo favorece uma forte articulação de áreas científicas e confere ao estudante um papel central na aprendizagem. Nesta UC em concreto participam as áreas técnicocientíficas de Fisioterapia; Ciências Sociais e Humanas; Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática; Gestão e Administração em Saúde e Terapia da Fala. A avaliação é contínua tendo os estudantes diferentes tarefas ao longo da UC que contribuem para a tarefa final. A análise reflexiva, em torno de 9 anos de implementação da UC de Fisioterapia na Comunidade, permite concluir que esta metodologia de ensino baseada na aprendizagem integrada tem permitido uma excelente articulação das várias áreas científicas e a aquisição de competências por parte dos estudantes mais completas. Na perspetiva dos estudantes torna-se evidente o desenvolvimento de soft skills. O critério de utilidade dos projetos apresenta uma forte possibilidade de implementação imediata na comunidade. A UC tem uma taxa de aprovação superior a 95% e classificações médias acima dos 17 valores. Na perspetiva dos docentes é de realçar também a mais valia sentida na articulação da equipa docente, quer em termos de gestão dos conteúdos quer em termos de linguagem técnica apreendida e utilizada. Este tipo de metodologia incentiva a partilha e replicação desta experiência pedagógica.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, P. C. R., Baylina, P., Oliveira, C., Barbosa, P. M., Mesquita, C., & Dores, A. (2018). A fisioterapia na promoção da saúde: Intervenção na comunidade. CNaPPES 2018 - 5o Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 288–296.
dc.identifier.isbn978-989-20-9477-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14344
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dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://cnappes.org/cnappes-2018/files/2019/04/LIVRO-ATAS-CNAPPES-2018_FINAL.pdfpt_PT
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_PT
dc.subjectPromoção da Saúdept_PT
dc.subjectIntervenção na comunidadept_PT
dc.subjectFisioterapiapt_PT
dc.titleA fisioterapia na promoção da saúde: intervenção na comunidadept_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage296pt_PT
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oaire.citation.titleCongresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
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