| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 61.51 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
No âmbito da formação dos estudantes da licenciatura Ciências Biomédicas Laboratoriais (E2S, P. Porto), enquanto futuros profissionais de saúde, é fundamental promover experiências pedagógicas que coligem o conhecimento técnico-científico à capacidade de comunicação. A atividade sobre Higiene das Mãos foi concebida e dinamizada por 4 estudantes do ensino superior (ES) para 30 crianças do Ensino Básico (3º e 4º ano), constituiu uma estratégia de intervenção comunitária orientada para a promoção da literacia em saúde. Atividade lúdica e interativa, adaptada à faixa etária, sensibilizou crianças para a importância da higiene das mãos através de exposição teórica, jogos, demonstração de técnicas, simulações e sementeiras. A avaliação pré e pós-sessão demonstrou resultados positivos. Simultaneamente, constituiu uma oportunidade formativa para estudantes do ES, promovendo competências transversais como comunicação em saúde, pensamento crítico e adaptabilidade. Esta prática pedagógica evidenciou-se como estratégica na promoção da saúde individual e coletiva, sendo valorizada pelos estudantes em relatório como modelo eficaz na conceção de intervenções educativas em saúde.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Karpyuk, A., Garcia, B., Santos, D., Silva, H., Lamas, M. C., Ferreira, S., Mota, S., & Amorim, M. (2025). Pontes entre Ensino Superior e Ensino Básico: Aprendizagem (Inter)Ativa sobre higiene das mãos. Porto Pedagogical Innovation Conference - P.PIC 2025, 68. https://cip.ipp.pt/ppic2025/book-of-abstracts/assets/ppic25-boa.pdf
Publisher
P.Porto
CC License
Without CC licence
