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- Tradução, adaptação e contributo para a validação da escala Warwick-Edinburgh Mental Well-Being Scale para a população portuguesaPublication . Figueiredo, Sofia; Trigueiro, Maria João; Marques, António; Almeida, Raquel; Coelho, Tiago; Sousa, Sara; Portugal, Paula; Campos, Filipa; Simões-Silva, VitorO conceito de Bem-Estar Mental tem ganho mais destaque internacionalmente, sendo um aspeto crucial da saúde, com impacto na funcionalidade. Assim, em Portugal, impõe-se a necessidade de possuir medidas validadas que avaliem o bem-estar das populações. Traduzir, adaptar culturalmente e contribuir para validar a Warwick-Edinburgh Mental Well-Being Scale (WEMWBS), que avalia o bem-estar mental subjetivo e psicológico, para a população portuguesa. Após a aprovação da tradução portuguesa por um painel de peritos, a escala foi aplicada a 1728 indivíduos da área metropolitana do Porto recrutados por conveniência, bem como o Índice de Felicidade de Pemberton, para uma análise da validade de critério. Utilizou-se o alpha de Cronbach para avaliar a consistência interna e uma análise fatorial exploratória para a validade de construto. Ambos os instrumentos foram aplicados duas vezes a 39 participantes, com aproximadamente uma semana de intervalo, para testar a fiabilidade teste-reteste. Obteve-se um alpha de Cronbach de 0,91, sugerindo uma consistência interna muito boa. A análise fatorial confirmou a unidimensionalidade do instrumento, com todos os itens a saturarem um único fator. Verificou-se uma alta correlação entre a WEMWBS e o instrumento usado como medida de critério, com r=0,75. A fiabilidade teste-reteste obteve uma alta correlação, com r=0,77. Os valores obtidos neste primeiro estudo de validação da WEMWBS para a população portuguesa encontram-se próximos dos da versão original, podendo ser considerado como um contributo legítimo e importante para a sua concretização.
- Projeto de empreendedorismo social – Sem-ImprovisoPublication . Coelho, Inês; Cunha, Filipa; Quitério, Tatiana; Amorim, Humberta; Coelho, Tiago; Marques, António; Nascimento, Sandra; Simões-Silva, Vitor; Simões De Almeida, Raquel; Trigueiro, Maria JoãoSendo a menstruação um processo fisiológico e natural, que ocorre desde a menarca até à menopausa, que tem impacto direto no bem-estar físico, mental e social das mulheres, enquanto sem-abrigo, o período menstrual torna-se num desafio ainda maior. Assim, a problemática identificada foca-se na falta de higiene menstrual das mulheres em situação de sem-abrigo (SSA). O objetivo deste estudo é, então, promover a criação de um espaço destinado à realização da higiene das mulheres em SSA, a distribuição de produtos de higiene menstrual e o aumento da literacia desta população. A amostra será constituída por mulheres em SSA da cidade do Porto, recrutadas por conveniência a partir da indicação das associações que trabalham com esta população. Os instrumentos incluem a contagem de mulheres que aderem à iniciativa, questionários de medição do nível de conhecimento adquirido, satisfação com o serviço e medição do estigma. O projeto tenciona promover a literacia em saúde de forma compreensível e acessível e, desta forma, capacitar estas mulheres, tornando-as agentes de mudança no sentido de cativar e formar futuras utilizadoras. Espera-se que as mulheres em SSA aumentem o nível de literacia sobre o tema e que, pelo menos 75% delas adiram à utilização dos espaços e produtos destinados à higiene menstrual. Com este projeto pretende-se a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das mulheres em SSA, particularmente durante o período menstrual.
- Projeto de promoção da capacitação para sinalização e prestação de cuidados básicos a crianças em risco de atraso no desenvolvimento e/ou deficiência, em São Tomé e PríncipePublication . Barbosa, Rita; Henriques, Filipa; Marques, Inês; Oliveira, Francisca; Ponte, Sofia; Rocha, Fabiana; Simões de Almeida, Raquel; Amorim, Humberta; Coelho, Tiago; Marques, António; Nascimento, Sandra; Simões-Silva, Vitor; Trigueiro, Maria JoãoSão Tomé e Príncipe é um país em desenvolvimento que, atualmente, não possui serviços de sinalização/rastreio precoce que permita detetar crianças em risco de atraso no desenvolvimento nem o apoio às suas famílias. Pretende-se promover a capacitação de profissionais da área da saúde e educação, para a sinalização/rastreio de crianças com risco de atraso no desenvolvimento e melhorar a prestação de cuidados básicos, envolvendo a família. Trata-se de um estudo de caso psicológico que pretende promover o apoio a crianças, pais e profissionais de saúde, segundo um modelo de mentoria terapêutica à distância. Serão utilizadas as contagens do número de crianças sinalizadas/rastreadas, das crianças que recebem a prestação de cuidados pelos tutores e o número de profissionais que após uma formação especializada consegue garantir o rastreio das crianças. O grau de conhecimento dos pais será medido através de um questionário. Aumento do número de profissionais envolvidos, aumento do número de crianças sinalizadas e recebem a prestação de cuidados, aumento do grau de conhecimento dos pais para a prestação de cuidados. Espera-se que as crianças com risco de atraso no desenvolvimento e/ou deficiência sejam sinalizadas/rastreadas e recebam uma prestação de cuidados pelos tutores, envolvendo a família. Ademais, objetiva-se o aumento da literacia na saúde dos profissionais de saúde e educação assim como dos familiares envolvidos. Desta forma, consideramos que problemas escolares poderão ser prevenidos e a propensão para adoção de comportamentos desviantes e a institucionalização poderão ser atenuadas.
- Autoavaliação e avaliação pelos pares: relato de prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem PBL na licenciatura em Terapia Ocupacional da ESS IPPPublication . Miranda, Leonor G.; Faias, Joaquim; Marques, António; Coelho, Tiago; Rocha, Nuno; Portugal, Paula; Trigueiro, Maria João; Sousa, Helena; Fernandes, Ângela; Silva, VitorNos modelos de ensino aprendizagem, centrados no estudante tal como é o caso do Problem Based Learning (PBL) aplicado na licenciatura em Terapia Ocupacional (TO) da ESS, é preconizada a participação dos discentes no sistema de avaliação como meio de promover o próprio processo de ensino-aprendizagem. Assim, é entendida uma avaliação para a aprendizagem, onde existe uma oportunidade para uma conexão relevante entre a aprendizagem e a avaliação. A utilização de formas colaborativas de aprendizagem, tais como a autoavaliação e a avaliação pelos pares, possibilita ao professor compreender melhor como é que o estudante está a aprender e consequentemente ajustar o planeamento pedagógico. Por outro lado, proporciona ao estudante um maior foco na identificação de competências a desenvolver, promovendo a reflexão, a metacognição e uma participação e envolvimento pró-ativos. Neste relato, mais qualitativo, de prática pedagógica pretende-se partilhar/expressar o processo de autoavaliação e avaliação pelos pares que tem vindo a ser utilizado pelos estudantes de TO na ESS IPP e analisar as respetivas vantagens e desafios deste método, numa perspetiva tanto dos estudantes como dos tutores.
- Ies we can: web-based gamified learning for social entrepreneurship and innovationPublication . Coelho, Tiago; Campos, Carlos; Simões-Silva, Vitor; Simões De Almeida, Raquel; Trigueiro, Maria J.In the Social Entrepreneurship and Innovation course of the Occupational Therapy degree (School of Health, Polytechnic University of Porto) a gamification method was employed to complement the teaching-learning process.
- Validação do Pemberton Happiness Index (PHI) para a população portuguesaPublication . Maia, Inês Teixeira; Coelho, Tiago; Guimarães, Ana Cláudia; Simões De Almeida, Raquel; Simões-Silva, Vitor; Portugal, Paula; Sousa, Sara; Campos, Filipa; Marques, António; Trigueiro, Maria JoãoDada a atenção que o bem-estar tem recebido mundialmente por ser um aspeto crucial da saúde geral dos indivíduos, a sua avaliação torna-se cada vez mais importante. Assim, emerge a necessidade de validação de instrumentos breves e integrativos que avaliem os níveis de bem-estar na população. Contribuir para a adaptação cultural e validação psicométrica do Pemberton Happiness Index (PHI) para a população portuguesa. A amostra foi por conveniência, composta por 1728 indivíduos, com recolhas online e em papel. Foram avaliadas a consistência interna, fiabilidade teste-reteste, validade de construto, de conteúdo e de critério. A amostra foi constituída maioritariamente por mulheres (n=1185), com uma média de idades de 20,04 ± 20,38 anos. A consistência interna do PHI foi muito boa (α=0,90), bem como a fiabilidade teste reteste, com r=0,79 e p≤0,01 para a correlação entre totais e com valores a variar entre ]0,20; 0,46[ na Secção A e ]-0,05;0,69[ na Secção B. Na validade de construto, apenas o item 10 da Secção A apresentou valores inferiores ao tabelado, colocando-se em questão a validade desse item. A validade de critério apresentou uma correlação alta (r=0,75; p≤0,01), quando comparado com a Escala de Bem-Estar Mental de Warwick-Edinburgh (WEMWBS). Considerando as boas propriedades psicométricas obtidas, este instrumento pode servir de contributo para avançar na complexa tarefa de medir o bem-estar, bem como de monitorizar e avaliar mudanças nesses níveis.
- Systematic review of randomizes controlled trials: Non-pharmacological interventions aimed at reducing the frailty in older adultsPublication . Pequito, Vera Margarida; Trigueiro, Maria João; Coelho, TiagoFrailty is a well-known and accepted term by professionals working with older people in recent years for its associations with multiple adverse outcomes. The purpose of this systematic review of randomized controlled trials was to examine non-pharmacological interventions that allows reversing or reducing frailty, and its adverse outcomes, such as disability in activities of daily living and instrumental activities of daily living, lower quality of life and falls in older adults. Systematic review of literature was performed in PubMed, Scopus, ISI Web of Knowledge and Cochrane Central Register of Controlled Trials. This systematic review concluded that, apart from the lack of consensus on how to evaluate the frailty, there is also a lack of evidence regarding the effect of non-pharmacological interventions on frailty. The heterogeneity of interventions proposed in the literature highlights that future research should focus on determining the best way to prevent and reduce frailty.
- Validação do Mental Health Promoting Knowledge Scale (MHPK-10) para a população portuguesaPublication . Guimarães, Ana Cláudia; Trigueiro, Maria João; Coelho, Tiago; Maia, Inês Teixeira; Simões De Almeida, Raquel; Simões-Silva, Vitor; Portugal, Paula; Sousa, Sara; Campos, Filipa; Marques, AntónioA Literacia em Saúde Mental refere-se aos conhecimentos e competências necessárias para promover a saúde mental e, para a avaliar, são necessárias medidas válidas e abrangentes. Em Portugal, não existe nenhuma medida validada que permita avaliar o conhecimento sobre os fatores que promovem uma saúde mental positiva. Traduzir e adaptar culturalmente o MHPK-10 para a população portuguesa. A amostra foi recrutada através de um método não probabilístico, por conveniência, em várias instituições da Área Metropolitana do Porto e através de questionário online. A validação englobou a tradução e adaptação cultural da versão original do MHPK-10 e a análise das propriedades psicométricas: fiabilidade – teste-reste e consistência interna - validade de conteúdo, validade de construto e validade de critério. A amostra compreende 1728 indivíduos com idades entre os 14 e os 95 anos. O valor da consistência interna é razoável (α=0,79) e os valores do teste-reteste suportam a fiabilidade do instrumento. Da análise fatorial forçada a um fator resultaram valores satisfatórios, explicando uma variância de 35,92%. Na validade de critério obteve-se uma correlação baixa (r=0,32). As propriedades psicométricas aparentam ser razoáveis, apesar de estudos adicionais serem necessários. O presente trabalho é um contributo positivo para a validação do MHPK-10.