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  • Construção de uma rede lusófona em terapia ocupacional: utopia ou uma realidade?
    Publication . Moreira, Nuno; Dias, Dalila; Faias, Joaquim; Gomes, Maria Dulce; Pestana, Susana
    O Núcleo Académico da Terapia Ocupacional (NATO), surge em 2017 com a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) membros da rede, na 1ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). No entanto, a sua efetividade e dinâmica teve início em 2021, estimulados pela Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos para apresentação do seu plano de atividades. Atualmente, este núcleo já conseguiu agregar 24 elementos de 5 IES membros da RACS, sendo quatro IES do contexto de Portugal e uma de Moçambique. Apresentar o desenho e construção de um plano de atividades a desenvolver pelo NATO, para o triénio 2021-2023, enquadrado nos objetivos gerais da RACS e ajustando a sua aplicabilidade à área específica da terapia ocupacional.
  • Estudo prospetivo para programa de pacientes simulados
    Publication . Macedo, Rui; Trigueiro, Maria João; Gonçalves, Maria João; Faias, Joaquim; Jesus, Ângelo; Noites, Andreia; Araújo, André
    A Simulação abrange meios muito diversificados incluindo entre outros, manequins, pacientes virtuais, jogos sérios, roleplaying, pacientes simulados. Por todo o mundo, cresce o número de instituições de ensino superior (IES) de saúde que adotam estes recursos, constituem unidades de simulação e criam programas de pacientes simulados (PS). Comum em medicina e enfermagem, PS tem pouca expressão noutras profissões de saúde, apesar do seu crescente uso no treino interprofissional. Desconhecem-se estudos sobre o uso seja da simulação senso lato ou de PS nessas profissões em Portugal. Inventariar estas atividades em cursos na área da saúde das IES Politécnicas públicas portuguesas (IESPPP) permitirá identificar boas práticas e facilitar a sua adoção.
  • Sociocracia 3.0: Um modelo de agilidade e resiliência aplicado ao núcleo académico da Terapia Ocupacional da RACS
    Publication . Martins, Sílvia; Moreira, Nuno; Maiela, Ângelo; Roldão, Elisabete; Costa, Mónica Braúna; Faias, Joaquim
    No processo de reativação do Núcleo Académico de Terapia Ocupacional (NATO) da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), identificou-se a necessidade de um modelo de governança sustentável, que permitisse a manutenção da motivação e envolvimento dos seus membros, ao longo do tempo. Num núcleo académico (NA) que se pretende inclusivo e potenciador da diversidade dos seus elementos, estabeleceram-se critérios para este modelo como, gestão participativa, canais de comunicação claros, equidade e transparência nos processos de tomada de decisão e autonomia dos grupos de trabalho. A Sociocracia 3.0 (S3) foi escolhida como a tecnologia social adequada, para atender a estes critérios e permite navegar a complexidade, facilitar a colaboração e construir de organizações ágeis e resilientes (Priest, Bockelbrink, David, 2022; Czekaj, Walczak, Ziębicki, 2020).
  • Using technology as a support for autism spectrum disorder
    Publication . Coelho, Cátia; Faias, Joaquim; Pinto, Daniela; Silva, Bruna; Curvelo, Mariana
    Autism spectrum disorder (ASD) affects approximately 1 in 100 children worldwide. Early diagnosis and family-clinician collaboration are crucial for effective intervention. Families often face difficulties accessing clinical services due to distance or logistics. The rise of COVID-19 has catalyzed the use of telehealth, offering remote health services, and mHealth technologies. Although beneficial, technology in ASD treatment requires specialized training and raises privacy concerns. Hence, a balanced approach combining in-person and tech-based interventions is needed for optimal ASD treatment.
  • Desenvolvimento de casos clínicos para práticas de simulação em contexto pedagógico
    Publication . Faias, Joaquim Manuel Ventura; Alexandrino, Ana Manuela Ferreira da Silva; Gonçalves, Maria João Moreira; Costa, Pedro Silva; Rua, Sandra
    Nos últimos anos, tem se verificado um grande investimento no apoio a práticas pedagógicas de simulação na educação. Em Portugal, este recurso permanece ainda pouco implementado. A simulação pode ser definida como “”uma técnica que cria uma situação ou ambiente que permite às pessoas experimentarem uma representação de um evento real para a finalidade da prática, aprendizagem, avaliação, teste ou para desenvolver uma compreensão de sistemas ou ações humanas””. A criação do ESSim pretende, entre outros objetivos, desenvolver recursos e competências entre os docentes de diferentes áreas de formação, para a utilização de simulações na educação clínica dos futuros profissionais de saúde. Constituiu-se um grupo de trabalho para a construção de situações clínicas considerando: competências a desenvolver no estudante; casuística que permita interdisciplinaridade; necessidade de um conjunto de perfis para diferentes níveis de formação; e conjunto de características que possa abranger diferentes áreas de formação.
  • School-based practices of occupational therapists for an inclusive education in Portugal
    Publication . Silveira-Maia, Mónica; Alves, Silvia; Trigueiro, Maria João; Faias, Joaquim; Silva, Vitor
    The present study is part of a project that aims to develop a common framework defining general requirements – in terms of skills, contents and methods – to be considered on occupational therapists (OT)’ training for school-based practices aligned with the principles of inclusion. Although the concept of inclusive education has been, consensually, defined as the enablement of school contexts to support the access, participation and progression of all students - considering a wide spectrum of learning and functioning profiles -, the bridging of that conception and the field of practices has been subject to different understandings (e.g., Amor et al., 2019). Within school-based OT such praxeological divergences can be recognized in terms of the prominence assigned to in-class vs pull-out services; to child-direct vs consultation practices; and/or rehabilitation vs participation-centered approaches (e.g., Kaelin et al., 2019). In Portugal, there is around 90 Inclusive Resource Centers – IRC (DGE, 2019), which general goal is to mobilize specialized human resources – including the OT – to incorporate multidisciplinary teams at schools (along with regular and special education teachers, psychologists, principals, parents) promoting the process of inclusion of children in need of additional supports.
  • Virtual reality in bullying prevention at school age
    Publication . Cunha, Ana Filipa; Rocha, Fabiana; Silva, Telma Costa; Faias, Joaquim; Cruz, Patrícia
    Bullying refers to a specific form of violence that triggers anxiety and difficult social situations, and has now been identified as a problem at school age, a stage that is characterized by physical and socioemotional changes and challenges. The difficult situations that characterize bullying are possible to experience or relive through virtual reality. This can thus enable the resolution of these problems, since it provides, through a simulated environment, different stimuli, and evocations of real experiences. Thus, this chapter aims to understand how virtual reality can contribute to the prevention of bullying at school age. For this purpose, the authors address topics such as information and communication technologies; virtual reality; virtual reality in mental health, and virtual reality in bullying. The aim is to emphasize the importance of preventing bullying at school age and the consequent improvement in the quality of life of these individuals.