Loading...
10 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 10
- Para uma caracterização de formas de organização e de dispositivos pedagógicos de educação e formação de adultosPublication . Rothes, Luís; Marques Da Silva, Olivia; Guimarães, Paula; Sancho, Amélia; Rocha, MariaEste livro que agora se publica resulta de trabalhos de investigação conduzidos em Portugal, a partir de 1997, sobre iniciativas de educação de adultos., de tipo não escolar. realizadas em contextos não associativos.
- [Prefácio de] Sever do Vouga: fotografia + cinemaPublication . Silva, Olivia Marques da
- ContratempoPublication . Marques da Silva, Olivia Maria
- Delimitar o futuro na relação entre a IA e a pedagogia fotográficaPublication . Mesquita, Hugo; Baptista, Adriana; Marques da Silva, Olivia MariaEste artigo explora a integração da “sintografia” em contexto de aula na Licenciatura em Fotografia, como uma estratégia para explorar as práticas artísticas e profissionais na era da transformação digital, problematizando as implicações pedagógicas da utilização da inteligência artificial em disciplinas criativas. O estudo gravita em torno do uso de IA para gerar conteúdo fotográfico, especificamente através da elaboração estruturada de prompts derivadas dos conhecimentos e práticas da fotografia. Analisámos os produtos fotográficos finais gerados por IA, categorizando-os como resultados 28 positivos ou negativos com base na sua qualidade estética e concordância com as diretrizes de promtping, para imagens de IA, ensinadas em aula. Esta avaliação é complementada por uma análise dos textos usados pelos estudantes na produção das prompts para gerar essas imagens, visando estabelecer uma relação entre a incidência de termos relevantes para a construção da fotografia utilizados nos prompts e a qualidade da imagem resultante. Além disso, o estudo apura casos em que ocorreram desvios das estratégias ensinadas, examinando tanto a natureza desses desvios como o seu impacto no produto final. A análise levanta hipóteses capazes de fundamentar o quanto o desvio pode levar a resultados positivos ou negativos. Partindo de uma aceção que a sintografia, como ferramenta pedagógica, pode promover uma compreensão mais profunda da interação entre tecnologia e criatividade, parece-nos urgente propor aos estudantes um envolvimento crítico com as dimensões éticas da IA, tanto na produção académica como artística. Por último, o estudo propõe explorar um conjunto de estratégias pedagógicas que visam otimizar o potencial educativo da IA nas disciplinas artísticas, contribuindo assim para o discurso mais amplo sobre a educação ética em IA.
- [Prefácio de] RAVE : exposição de finalistas ESMAD 2017Publication . Silva, Olivia Marques da
- [Prefácio de] Rave: exposição de finalistas ESMAD 2018Publication . Silva, Olivia Marques da
- [Prefácio de] Póvoa de Varzim: frames da cidade e outras estórias invisíveisPublication . Silva, Olivia Marques da
- A memória de 700x7Publication . Silva, Olivia Marques da
- [Prefácio de] Rave 19 : exposição de finalistas ESMAD 3.ª ediçãoPublication . Silva, Olivia Marques da
- Delimiting the future in the relationship between AI and photographic pedagogyPublication . Mesquita, Hugo Edgar; Baptista, Adriana; Marques da Silva, Olivia MariaThis article explores the integration of synthography in the context of a class in the Degree in Photography, as a strategy to explore artistic and professional practices in the digital transformation era, problematizing the pedagogical implications of using artificial intelligence (AI) in creative disciplines. The study revolves around the use of AI to generate visual content, specifically through the structured creation of prompts derived from photography knowledge and practices of the students. We analyzed the final AI-generated images, categorizing them as positive or negative results based on their aesthetic quality and compliance with the AI imaging guidelines taught in class. This assessment is complemented by analyzing the texts used by students in the prompts that generate these images, aiming to establish a relationship between the incidence of terms relevant to the construction of photography used in the prompts and the quality of the resulting image. Furthermore, the study investigates cases where deviations from the taught strategies occurred, examining the nature of these deviations and their impact on the final product. The analysis raises hypotheses substantiating how the deviation can lead to positive or negative results. Starting from the idea that synthography, as a pedagogical tool, can promote a deeper understanding of the interaction between technology and creativity, it seems urgent to propose to students’ critical engagement with the several dimensions of AI, both in academic and artistic production. Finally, the study proposes to explore a set of pedagogical questions that can reflect on the potential educational use of AI in creative disciplines, thus contributing to the broader discourse on ethical education in AI.