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DO ROSÁRIO OLIVEIRA, MARIA

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  • Application of digital technologies in the assempbly control of steel structures
    Publication . Oliveira, Rosário; Ribeiro, Diogo; Oliveira, Pedro; Gavina, Rui
    In the industrialization of the construction of metallic structures, quality control procedures are required, both for manufacture and assembly. The structural control and validation in the construction phase aims to identify the geometric deviations that may occur during its assembly, as well as to ensure the compliance with all requirements and tolerances essential to the operation of the structure. In this context, the application of digital technologies emerges as a resource to support stakeholders in the construction process, since these quality control procedures, although essential, are characterized as being time-consuming, difficult to document and prone to error. After the study of the technologies associated with automation and geometric verifications of the objects, the methodology followed was the analysis of a case study, by comparison of the structural models of manufacture and assembly. A steel structure was analyzed, using computational tools and digital survey technologies. The results obtained allowed to conclude that the use of digital technologies contributes positively to the automation of control procedures and geometric validation of metallic structures, both in the manufacturing and assembly phases.
  • Laser scanner in construction quality control of steel industrial buildings
    Publication . Oliveira, R.; Ribeiro, D.; Oliveira, P.; Gavina, R.
    Currently, digital technologies provide engineers with the ability to improve quality control in civil engineering and construction. In this industry, structural quality control aims to prevent deviations that may occur in the assembly of the structure, to guarantee compliance with the essential requirements for its operation. In this context, an attempt was made to learn whether the application of digital technologies, particularly use of the laser scanners, is a resource that facilitates quality control procedures, making them digital and more reliable. In the presented case study, the methodology involved the use of a laser scanner in the quality control of the assembly of a steel structure of an industrial building. Thus, after the study on technologies associated with the automation of geometric object checks, with the use of the computational tools and digital laser survey technologies, the structural elements assembled in situ were analyzed. The main results this study allow us to conclude that the use of the digital laser scanner survey technologies contributes favorably to the automation of geometric quality control procedures in the assembly of steel structures.
  • Projeto Integrado - Licenciatura em Engenharia Civil - 2019
    Publication . Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Oliveira, Maria do Rosário; Santos, Ricardo Pereira; Silva, Teresa Neto
    No âmbito do plano de estudos da Licenciatura em Engenharia Civil do ISEP (LEC), o processo de formação dos estudantes culmina com a unidade curricular de Projeto Integrado (PROJI), que decorre no 2º semestre do 3º ano letivo, e onde os estudantes desenvolvem em grupo, sob orientação de um docente, um projeto de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Em alternativa os estudantes poderão optar por realizar um trabalho individual inserido em ambiente empresarial e que decorre sob a orientação de um docente e um supervisor da empresa. Na UC de Projeto Integrado são propostos temas em quatro subdomínios da Engenharia Civil, nomeadamente as estruturas, infraestruturas, construções e gestão da construção, onde se pretende proporcionar aos estudantes o contacto com um problema concreto, tão semelhante quanto possível aos que irão encontrar na sua futura atividade profissional. O presente documento compila os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de Projeto Integrado, referentes a trabalhos em ambiente empresarial e projetos, desenvolvidos no ano letivo 2018-2019. No total foram realizados 28 trabalhos, dos quais 18 decorreram em ambiente empresarial e 10 nas instalações do ISEP, envolvendo 38 estudantes, 21 docentes e 17 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial decorreram em 14 empresas/instituições (Newton, Engenho & Obra, Politécnico do Porto, Águas do Porto, Cacao, Continental-Mabor, Foz Vintage, Mota-Engil, Telhabel, CCAD, VN2R, Euromodal, Universidade Católica Portuguesa e JL Engenharia), às quais a direção da LEC gostaria de expressar um agradecimento por toda a colaboração e disponibilidade no acolhimento dos estudantes da LEC.
  • Mestrado em Engenharia Civil - 2020 - Dissertação/ Projeto/ Estágio
    Publication . Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Santos, Ricardo; Neto, Teresa Carvalho
    Desde a edição do E-book MEC 2018 / 2019 decorreu mais um ano letivo e novos trabalhos de Dissertação/Projeto/Estágio foram desenvolvidos pelos estudantes finalistas do curso do Mestrado em Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e que aqui se pretendem compilar. A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, e no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que devem ser originais e especialmente realizados para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção, e têm por desiderato permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos em apreço. Os temas objeto das dissertações, dos projetos ou dos relatórios de estágios permitem e constituem a base de desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem, assim, a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes devem evidenciar as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. O presente documento compila os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2019-2020, nas áreas de especialização de construções, estruturas, gestão da construção e infraestruturas. No total foram realizados 19 trabalhos, envolvendo 19 estudantes, 25 docentes orientadores/coorientadores e 13 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial decorreram nas empresas/instituições Construções VILA MAIOR Lda, ENESCOORD - Coordenação e Gestão de Projectos e Obras Lda, Garcia, Garcia SA, Porto Estádio SA, NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património Lda, FISCOR – Serviços de Engenharia Lda, OMEGAFLOW - Soluções de Engenharia Lda, CIVITEC Engenharia Lda, DAJ – Engenheiros Associados Lda, CCAD - Serviços de Engenharia Lda, CACAO - Civil Engineering Lda, GEG - Engineering Structures for Life, Águas de Douro e Paiva SA, às quais a direção do MEC deixa aqui registado um agradecimento por toda a colaboração e disponibilidade no acolhimento dos seus estudantes.
  • Mestrado em Engenharia Civil: 2022: Dissertação, Projeto, Estágio
    Publication . Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo Rodrigo; Portela, Maria da Fátima; Santos, Ricardo; Neto, Teresa Carvalho
    Passado o ano letivo 2021/2022 aqui estamos de novo a compilar os trabalhos de final de curso realizados pelos estudantes, no âmbito da unidade curricular de Dissertação, Projeto ou Estágio (DIPRE), do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP. A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, e no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que deve ser original e especialmente realizado para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção, e têm por desiderato permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos em apreço. Os temas objeto das dissertações, dos projetos e dos relatórios de estágios mostram o desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem, assim, a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes evidenciam as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. O presente documento resume os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do MEC, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2021-2022, nas áreas de especialização de construções, estruturas e gestão da construção. No total foram realizados 25 trabalhos, envolvendo 25 estudantes, 24 docentes orientadores/coorientadores e 18 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial contaram com a colaboração das empresas/instituições: CCAD-Serviços de Engenharia, Camara Municipal de Valongo, Camara Municipal Vila Nova de Gaia, DST Group, Eleven Steps Consultores de Engenharia, Ferrovial Construction, Ferrumplus, Garcia Garcia, Kinetika, Tepmec Construções, Telhabel Construções, TFP-The Fladgate Partnership, às quais a direção do MEC agradece toda a colaboração e disponibilidade demonstradas no acolhimento dos seus estudantes do MEC.
  • Projeto integrado - Licenciatura em Engenharia Civil - 2020
    Publication . Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Oliveira, Maria do Rosário; Santos, Ricardo Pereira; Silva, Teresa Neto
    No âmbito do plano de estudos da Licenciatura em Engenharia Civil do ISEP (LEC), o processo de formação dos estudantes culmina com a unidade curricular de Projeto Integrado (PROJI), que decorre no 2º semestre do 3º ano letivo e onde os estudantes desenvolvem em grupo, sob orientação de um docente, um projeto de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Em alternativa os estudantes poderão optar por realizar um trabalho individual inserido em ambiente empresarial e que decorre sob a orientação de um docente e um supervisor da empresa. Na UC de Projeto Integrado são propostos temas em quatro subdomínios da Engenharia Civil, nomeadamente estruturas, infraestruturas, construções e gestão da construção, onde se pretende proporcionar aos estudantes o contacto com um problema concreto, tão semelhante quanto possível aos que irão encontrar na sua futura atividade profissional. O presente documento compila os resumos dos relatórios realizados no âmbito da unidade curricular de Projeto Integrado, referentes a trabalhos em ambiente empresarial e projetos, desenvolvidos no ano letivo 2019-2020. No total foram realizados 29 trabalhos, dos quais 12 decorreram em ambiente empresarial e 17 sob a orientação de docentes do ISEP, envolvendo 39 estudantes, 19 docentes e 11 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial decorreram em 11 empresas/instituições (Euromodal, Politécnico do Porto, Casais, Kinetika, Civitraço, Blackcurrant, Universidade Católica do Porto, Telhabel, VN2R, José Teixeira - Engenharia e Construção e JLEngenharia), às quais a direção da LEC gostaria de expressar um agradecimento por toda a colaboração e disponibilidade no acolhimento dos estudantes da LEC. Importa ainda referir que devido aos constrangimentos provocados pela pandemia COVID-19, muitos dos trabalhos que inicialmente estavam previstos serem realizados em ambiente empresarial passaram para projetos.
  • Mestrado em Engenharia Civil: 2023: Dissertação, Projeto, Estágio
    Publication . Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo; Portela, Maria Fátima; Santos, Ricardo; Neto, Teresa
    Concluído o ano letivo 2022/2023 aqui estamos de novo a compilar os trabalhos realizados pelos estudantes do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP, no âmbito da unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE). A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que devem ser originais e especialmente realizados para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção. Com o desiderato de permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos, os temas objeto das dissertações, dos projetos ou dos relatórios de estágios constituem a base de desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes evidenciam as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. Neste documento compilam-se os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do MEC, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2022-2023, nas áreas de especialização de construções, estruturas e gestão da construção. No total foram realizados 21 trabalhos, envolvendo 21 estudantes, 36 docentes orientadores/coorientadores e 8 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial contaram com a colaboração das empresas/instituições: Telhabel – Construções, Omatapalo – Engenharia e Construção, CIVI4 - Projetistas e Consultores de Engenharia Civil, NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Eleven Steps – Consultores de Engenharia e CCAD - Serviços De Engenharia, às quais a direção do MEC agradece por toda a disponibilidade demonstrada, no acolhimento e integração dos seus estudantes.
  • Projeto Integrado - Licenciatura em Engenharia Civil – 2021
    Publication . Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Oliveira, Maria do Rosário; Santos, Ricardo Pereira; Silva, Teresa Neto
    No âmbito do plano de estudos da Licenciatura em Engenharia Civil do ISEP (LEC), o processo de formação dos estudantes culmina com a unidade curricular de Projeto Integrado (PROJI), que decorre no 2º semestre do 3º ano letivo e onde os estudantes desenvolvem em grupo, sob orientação de um docente, um projeto de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Em alternativa os estudantes poderão optar por realizar um trabalho individual inserido em ambiente empresarial e que decorre sob a orientação de um docente e um supervisor da empresa. Na UC de Projeto Integrado são propostos temas em quatro subdomínios da Engenharia Civil, nomeadamente estruturas, infraestruturas, construções e gestão da construção, onde se pretende proporcionar aos estudantes o contacto com um problema concreto, tão semelhante quanto possível aos que irão encontrar na sua futura atividade profissional. O presente documento compila os resumos dos relatórios realizados no âmbito da unidade curricular de Projeto Integrado, referentes a trabalhos em ambiente empresarial e projetos, desenvolvidos no ano letivo 2020-2021. No total foram realizados 35 trabalhos, dos quais 17 decorreram em ambiente empresarial e 18 sob a orientação de docentes do ISEP, envolvendo 51 estudantes, 21 docentes e 20 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial decorreram em 14 empresas/instituições (Telhabel, BIMMS, Engenho & Obra, Águas do Porto, Mota-Engil, Lúcios, Garcia Garcia, Senqual, Politécnico do Porto, Portgás, Kinetika, Casais, VN2R e JL Engenharia), às quais a direção da LEC gostaria de expressar um agradecimento por toda a colaboração e disponibilidade no acolhimento dos estudantes da LEC.
  • Real Estate Appraisal Using Matricial Approach
    Publication . Oliveira, Rosário; Camposinhos, Rui
    In this paper a new approach is presented to establish unit sale values for residential properties constituted as horizontal property units, common said freehold apartments or flats, considering a real estate investment and its Estimated Market Value (EMV). The economic and financial parameters associated to a certain real estate investment being known, such as design and construction costs, expected sale’s values and marketing fees, an associated profitability can/may be determined. For a presumed profitability on a given real estate investment of freehold flats, the matrix analysis allows to ascertain the overall EVM (i.e., the amount of income) according to the units typologies, constituting the whole investment, or assigning a marketing target per square meter unit value. A study case is presented in the article considering the referred matrix approach analyzing a real estate investment consisting of different flat types (in horizontal property) to ascertain unit sale values and, at the same time, granting the overall EMV and consequently its profitability. Considering the study case and the methodology followed by the inversion and matrix multiplication of precisely defined independent terms, one can state that the application of a matrix approach in the analysis of real estate investment is a fast and easy tool to monitor the variability of different parameters related to market investment allowing to fix unit values (per square meter) of flats based on a target profitability value for the investment.
  • Mestrado em Engenharia Civil - 2021 - Dissertação/Projeto/Estágio
    Publication . Oliveira, Maria do Rosário; Ribeiro, Diogo; Portela, Maria da Fátima; Santos, Ricardo; Neto, Teresa Carvalho
    Passado o ano letivo 2020/2021, em contexto peculiar de pandemia, aqui estamos de novo a compilar os trabalhos realizados pelos estudantes do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP, no âmbito da unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE). A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, e no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que devem ser originais e especialmente realizados para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção, e têm por desiderato permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos em apreço. Os temas objeto das dissertações, dos projetos ou dos relatórios de estágios permitem e constituem a base de desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem, assim, a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes evidenciam as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. O presente documento compila os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do MEC, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2020-2021, nas áreas de especialização de construções, estruturas e gestão da construção. No total foram realizados 22 trabalhos, envolvendo 22 estudantes, 28 docentes orientadores/coorientadores e 10 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial contaram com a colaboração das empresas/instituições: Add Building – Gestão e Serviços), LF Infinitech - Engenharia, Tramel - Serralharias, Grupo ACA - Engenharia, Omega - Serviços de Engenharia, JFA - Engenharia, Blackcurrant – Engenharia e Arquitetura, Dr. Building – Diagnóstico e Reabilitação de Edifícios, NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património e VPM - Vaz Pinto Mendes, às quais a direção do MEC deixa aqui registado um agradecimento por toda a disponibilidade demonstrada no acolhimento dos seus estudantes.