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  • Do papel dos meios de comunicação na vida em sociedade
    Publication . Gonçalves, Zita Romero
    Com o decorrer dos tempos, a importância dos meios de comunicação foi assumindo uma dimensão capital: espalharam-se por todo o globo, os seus tentáculos atingiram todas as áreas vitais da sociedade e interligaram-se, passando a caracterizar a sociedade em que vivemos como sociedade de informação. A esta designação acrescentamos e do conhecimento, porque o conhecimento e a inovação "estão a tornar-se cada vez mais na fonte decisiva de riqueza e, também, na principal fonte de diferença entre nações, empresas e pessoas" (Cimeira de Lisboa, 2000). Mais recentemente, a combinação da escrita, do som e da imagem com os meios informáticos originou o conceito de multimedia, disponibilizando fontes de informação inesgotáveis, proporcionando contactos de e para todo o mundo, em diversos formatos, a qualquer hora do dia, em tempo real ou não, graças aos satélites de retransmissão que cobrem a totalidade do espaço terrestre1. Todo o panorama descrito deu origem à designação aldeia global. Este conceito designa a possibilidade de se efectuarem comunicações de e para todos os pontos do globo, sem importar a distância e ultrapassando barreiras culturais. Efectivamente, a interacção verbal entre os seres humanos passou a funcionar como se de uma pequena comunidade se tratasse e a informação é trocada (entre os diversos meios de comunicação de massas de todos os países), como se uma mercadoria fosse. Mais recentemente, por força dos progressos científicos, técnicos e tecnológicos, assistimos ao surgimento das comunicações via satélite, da televisão interactiva, e aguardamos a todo o momento a profusão social dos telemóveis de terceira geração.
  • Protocolo e etiqueta organizacional: projecto InterCom
    Publication . Mesquita, Anabela; Gonçalves, Zita Romero; Pinto, Susana; Neves, Elsa; Castro, Eliana
    Este livro foi produzido como parte do Projecto Socrates Comenius intitulado “Comunicação Internacional” [226335-CP-1-2005-1-SI-COMENIUS-C21]. O processo de globalização forçou uma abertura de fronteiras que conduziu a novos padrões de sociabilização e contactos comerciais numa extensão nunca antes vista. Este processo permitiu a possibilidade de trocas de informação e facilitou os negócios entre diferentes culturas. No en - tanto, ele também permitiu a emergência de conflitos culturais devido à falta de conhecimento acerca de outros padrões de cultura e necessidades assim como de modos de comportamento. A competição durante a última década também criou uma procura significativa por uma quali - dade mais elevada nas comunicações de negócio bem como um grau mais elevado de integridade e ética por parte dos indivíduos envolvidos nos processos de negócio. A mobilidade é cada vez mais fácil fazendo com que os cidadãos passem as fronteiras à procura de melhores empregos sem dificuldade. Acresce que as organizações tornaram-se mais conscientes da necessidade de causar uma boa primeira impressão já que o seu impacto acontece nos primeiros 15 segundos do contacto social e acompanha-nos ao longo da relação estabelecida. Estas são algumas das preocupações que conduziram ao desenvolvimento deste projecto de - signado por InterCom. O consórcio deste projecto focou-se no Profissional de Assessoria (PA) e no papel por ele desenvolvido pois este é a primeira pessoa a ser contactada na organização. Para além disso, ele actua, frequentemente, como o pivot da comunicação interna e externa, necessitando de saber, claramente, como comportar-se. Para a produção deste documento, coligiu-se informação proveniente dos países parceiros no sentido de se verificar quais os cursos de nível secundário, superior (e ensino de nível III) eram oferecidos em cada país para formar PA bem como os seus conteúdos. Esta investigação levou à identificação dos principais tópicos a incluir nesta obra. Na fase seguinte, entrevistaram-se alguns profissionais de Assessoria de diferentes países com o objectivo de validar os tópicos identificados anteriormente. Posteriormente, foram desenvolvidos os conteúdos relacionados com cada tópico. Estes foram discutidos por um grupo de trabalho composto por diversos pro - fissionais da área que analisaram profundamente cada capítulo e deram o seu parecer sobre como melhorar esta obra. O livro agora apresentado é o resultado de várias interacções entre os parceiros e os respectivos grupos de trabalho. Procurou-se desenvolver um documento que enfatizasse os tópicos que os PA sentissem ser os mais essenciais para si. Tentou-se fazer com que este livro fosse tão útil quanto possível, não só para profissionais como também para docentes e formadores que necessitem de preparar futuros profissionais de assessoria. Por esse motivo, no final de cada capítulo incluíram-se um conjunto de exercícios práticos que podem ser realizados nas aulas pelo professor e pelos alunos. Todos os exercícios foram pensados e orientados para a prática
  • Educação tecnológica no ensino secundário. Contributos para a sua avaliação.
    Publication . Gonçalves, Zita Romero
    Educação tecnológica no ensino secundário. Contributos para a sua avaliação.