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Abstract(s)
Com o decorrer dos tempos, a importância dos meios de comunicação foi assumindo uma
dimensão capital: espalharam-se por todo o globo, os seus tentáculos atingiram todas as áreas vitais da
sociedade e interligaram-se, passando a caracterizar a sociedade em que vivemos como sociedade de
informação. A esta designação acrescentamos e do conhecimento, porque o conhecimento e a inovação "estão a
tornar-se cada vez mais na fonte decisiva de riqueza e, também, na principal fonte de diferença entre
nações, empresas e pessoas" (Cimeira de Lisboa, 2000).
Mais recentemente, a combinação da escrita, do som e da imagem com os meios informáticos
originou o conceito de multimedia, disponibilizando fontes de informação inesgotáveis, proporcionando
contactos de e para todo o mundo, em diversos formatos, a qualquer hora do dia, em tempo real ou não,
graças aos satélites de retransmissão que cobrem a totalidade do espaço terrestre1. Todo o panorama
descrito deu origem à designação aldeia global. Este conceito designa a possibilidade de se efectuarem
comunicações de e para todos os pontos do globo, sem importar a distância e ultrapassando barreiras
culturais. Efectivamente, a interacção verbal entre os seres humanos passou a funcionar como se de uma
pequena comunidade se tratasse e a informação é trocada (entre os diversos meios de comunicação de
massas de todos os países), como se uma mercadoria fosse. Mais recentemente, por força dos progressos
científicos, técnicos e tecnológicos, assistimos ao surgimento das comunicações via satélite, da televisão
interactiva, e aguardamos a todo o momento a profusão social dos telemóveis de terceira geração.
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Keywords
Meios de comunicação Comunicação
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Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto