Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Do papel dos meios de comunicação na vida em sociedade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
A_ZitaRomero_2002.pdf4.32 MBAdobe PDF Download
licença.txt1.74 KBLicense Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Com o decorrer dos tempos, a importância dos meios de comunicação foi assumindo uma dimensão capital: espalharam-se por todo o globo, os seus tentáculos atingiram todas as áreas vitais da sociedade e interligaram-se, passando a caracterizar a sociedade em que vivemos como sociedade de informação. A esta designação acrescentamos e do conhecimento, porque o conhecimento e a inovação "estão a tornar-se cada vez mais na fonte decisiva de riqueza e, também, na principal fonte de diferença entre nações, empresas e pessoas" (Cimeira de Lisboa, 2000). Mais recentemente, a combinação da escrita, do som e da imagem com os meios informáticos originou o conceito de multimedia, disponibilizando fontes de informação inesgotáveis, proporcionando contactos de e para todo o mundo, em diversos formatos, a qualquer hora do dia, em tempo real ou não, graças aos satélites de retransmissão que cobrem a totalidade do espaço terrestre1. Todo o panorama descrito deu origem à designação aldeia global. Este conceito designa a possibilidade de se efectuarem comunicações de e para todos os pontos do globo, sem importar a distância e ultrapassando barreiras culturais. Efectivamente, a interacção verbal entre os seres humanos passou a funcionar como se de uma pequena comunidade se tratasse e a informação é trocada (entre os diversos meios de comunicação de massas de todos os países), como se uma mercadoria fosse. Mais recentemente, por força dos progressos científicos, técnicos e tecnológicos, assistimos ao surgimento das comunicações via satélite, da televisão interactiva, e aguardamos a todo o momento a profusão social dos telemóveis de terceira geração.

Description

Keywords

Meios de comunicação Comunicação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto

CC License

Altmetrics