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  • Jogo patológico em estudantes do ensino superior português
    Publication . Geraldo, Andreia,; Dores, Artemisa Rocha; Barbosa, Fernando
    As adições comportamentais tem recebido um interesse crescente. Este termo abrangente é utilizado para designar comportamentos excessivos e problemáticos, que assumem um estatuto distinto nos diferentes sistemas de classificação nosológicos, como o ICD-11 e o DSD-5. Pensa-se que as adições comportamentais possam compartilhar mecanismos neurobiológicos e processos psicológicos, mas o conhecimento neste domínio é ainda incipiente. A ação COST CA16207 - European Network for Problematic Usage of the Internet, que Portugal integra com mais de 40 países, reúne especialistas internacionais, com o objetivo de contribuir para a compreensão da utilização problemática da internet, que parece potenciar adições comportamentais, como o Jogo Patológico (Gambling Disorder) ou a Perturbação de Jogos de Internet (Gaming Disorder) e/ou comportamentos excessivos e problemáticos.
  • A avaliação multidomínio da eficácia de programas de reabilitação neurocognitiva suportados nas novas tecnologias digitais
    Publication . Pinto, Joana O.; Geraldo, Andreia; Peixoto, Bruno; Castro-Caldas, Alexandre; Barbosa, Fernando; Dores, Artemisa Rocha
    O envolvimento das novas tecnologias digitais nos processos de estimulação e reabilitação neurocognitiva (RNC) tem potenciado a eficácia e eficiência dos serviços de RNC, nomeadamente através de uma maior personalização aos perfis funcionais de cada indivíduo. Apesar disso, os protocolos de avaliação da eficácia destes processos baseiam-se maioritariamente em resultados de instrumentos tradicionais que não fornecem informação específica sobre as alterações que produzem quer no funcionamento cerebral per se, quer no seu funcionamento multissensorial. Desta forma, o projeto de investigação em curso foca-se na avaliação da eficácia de programas de RNC suportados nas novas tecnologias digitais, em diferentes patologias neurológicas utilizando protocolos de avaliação constituídos por medidas de resultado multidomínio. Os protocolos incluem medidas de: avaliação neuropsicológica tradicional, do estado emocional, qualidade de vida, funcionalidade, neurofisiologia (i.e., conectividade funcional), e das funções sensoriopercetivas
  • Neurophysiological correlates of near-miss in pathological and problematic gambling
    Publication . Dores, Artemisa Rocha; Rocha, Ana; Geraldo, Andreia,; Barbosa, Fernando
    Near-miss is losing events that come close to a win. It illustrates one of the cognitive distortion types that can occur during gambling. We intended to analyze the neurophysiological correlates of the near-miss effect through an ERP (Event-related Potentials) study.
  • Experiências, necessidades e expectativas face à e-terapia e ao e-aconselhamento: um inquérito online a profissionais para informar o desenho de produto
    Publication . Dores, Artemisa Rocha; Barbosa, Fernando; Geraldo, Andreia,; Silva, Regina
    Atualmente, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) influenciam muitos aspetos das nossas vidas, desafiando valores individuais, sociais e profissionais. Com a sua utilização tornaram-se possíveis soluções pessoais e organizacionais antes inimagináveis. As áreas da terapia e do aconselhamento não são uma exceção, com o surgimento de serviços com novos formatos, prevendo-se o aumento do fenómeno nos próximos anos (Dowling & Rickwood, 2013; Haberstroh, Barney, Foster, & Duffey, 2014; Richards & Viganó, 2013). Apesar disso, a integração das TICs no aconselhamento e na terapia é ainda uma solução pouco explorada e que coloca inúmeros desafios (Cataldo & Bogetti, 2017; & Kraus, 2010).
  • Neuropsicologia no espaço da Lusofonia
    Publication . Pinto, Joana O.; Pereira, Dilma; Geraldo, Andreia,; Dores, Artemisa Rocha; Peixoto, Bruno; Araújo, Jeane; Dele, João; Serra, Lídia; Leite, Manuela; Moreno, Raquel
    A Neuropsicologia é uma área científica recente, cuja afirmação como disciplina independente data da segunda metade do século XIX. A neuropsicologia cultural reconhece o papel das experiências culturais na relação cérebro-comportamento e considera que a diversidade cultural deve ser o ponto de partida para o estudo da cognição. Apesar da relevância da neuropsicologia cultural, tanto quanto é do nosso conhecimento os estudos transculturais no espaço da lusofonia são escassos.
  • Near-miss no jogo patológico e problemático: estudo comportamental e de eeg com a tarefa slot machine
    Publication . Rocha, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Jesus, André; Gonçalves, Francisca; Geraldo, Andreia,; Barbosa, Fernando
    A Perturbação de Jogo Patológico caracteriza-se pelo envolvimento mal adaptativo em atividade de jogo, resultando em prejuízos de ordem financeira, profissional, pessoal e familiar. O efeito de Near-miss consiste em perder por pouco, ilustrando um dos tipos de distorção cognitiva que parecem ocorrer. Alguns autores sinalizam a necessidade de desenvolver trabalhos que analisem o impacto das distorções cognitivas nos testes neuropsicológicos e de corroborar os resultados com medidas neurofisiológicas, reunindo evidências que ajudem à compreensão desta problemática.
  • O técnico de farmácia enquanto agente de educação para a saúde entre pares
    Publication . Magalhães, Andreia Carla; Geraldo, Andreia,; Jesus, Ângelo; Dores, Artemisa
    A capacitação das pessoas ao longo da vida para, de forma informada, tomarem decisões conscientes sobre as opções mais saudáveis em diferentes contextos é, atualmente, considerada fundamental para o seu bem-estar. A Educação para a Saúde é entendida como um processo que utiliza oportunidades educacionais programadas que promovem a capacitação dos indivíduos na tomada de decisão informada sobre a sua saúde. Os Técnicos de Farmácia, são por inerência às suas funções, educadores para a saúde tanto junto da população geral como também entre pares e outros profissionais de saúde. A área técnico-científica de Ciências Sociais e Humanas (CSH), dinamiza, por isso, a Unidade Curricular Educação para a Saúde, integrada no currículo do 3.º ano da licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS-P.PORTO). Esta unidade curricular tem como principal objetivo capacitar os futuros profissionais de farmácia para planearem, construírem e porem em prática ações de educação para a saúde, junto da comunidade e entre pares e outros profissionais de saúde. Para cumprir esse objetivo, os estudantes formam pequenos grupos de trabalho e escolhem um tema na área da saúde mental, que investigam através de uma revisão da literatura. Com base na investigação realizada, cada grupo desenvolve uma ação de formação sobre esse tema direcionada para profissionais de farmácia, abordando as principais características específicas da condição clínica, as abordagens terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas mais comuns, e também estratégias de comunicação e de promoção da adesão terapêutica que os técnicos de farmácia podem utilizar na interação com os seus utentes. Esta formação é primeiramente testada em contexto de sala de aula, onde os estudantes partilham o feedback entre pares, utilizando para o efeito uma grelha de análise comum. Depois de analisada, a formação é apresentada em contexto formal junto dos pares e de outros técnicos de farmácia, entre os quais monitores de estágio. Os resultados obtidos evidenciam a elevada envolvência dos estudantes no desenvolvimento desta atividade prática, assim como a sua pertinência junto dos profissionais de farmácia, o público alvo da formação final.
  • Exposure to traumatic events and the electroencephalographic response to aversive conditioning paradigms
    Publication . Mendes, Priscila; Dores, Artemisa R.; Paiva, Tiago; Geraldo, Andreia,; Barbosa, Fernando
    Exposure to traumatic experiences can lead to significant behavioral and emotional changes, namely to Post-Traumatic Stress Disorder. The Late Positive Potential (LPP) is the event-related potential most consensually referred as a neural correlate of this phenomena. Despite that, a lack of scientific evidence is still noticeable regarding the contribution of the Contingent Negative Variation (CNV) to its comprehension. We intended to explore the relation between the occurrence of traumatic events and the amplitude of the CNV and the LPP event-related potentials. Thirty-four university students participated in the study. All participants completed the Life Experience Survey (LES) and participated in an experiment with EEG recording. In this experiment, the participants were exposed to two aversive conditioning protocols: one with auditory stimuli and the other with facial expressions of anger, both as aversive stimuli. Significant results were found for the conditioning effect of the aversive conditioning protocol with the auditory stimuli, and also to its extinction. The results show a greater sensitivity of the LPP when compared to the CNV for the discrimination between conditioned and unconditioned stimuli. This highlights a stronger association of the LPP with aversive anticipation, which can influence the methodological design of future studies.
  • Do juveniles who have committed sexual offenses have higher callous-unemotional traits compared to juveniles who have committed general offenses? A systematic review. 
    Publication . Ramião, Eduarda; Geraldo, Andreia; Figueiredo, Patrícia; Barroso, Ricardo; Barbosa, Fernando
    The importance of assessing psychopathic traits in juveniles who have committed sexual offenses has been established in individuals who demonstrate a particularly severe and violent pattern of behavior. Additionally, the assessment of these traits in other juveniles might be relevant considering that higher levels of these traits represent an increased probability of the juvenile committing offenses. This study is a systematic review of the literature about the presence of callous-unemotional (CU) traits in juveniles who have committed sexual and non-sexual offenses, in order to ascertain eventual differences between these groups regarding the presence of CU traits. Studies were obtained from multiple databases, with predefined exclusion and inclusion criteria, according to PRISMA-P guidelines. A total of 18 studies were reviewed and included in the final analysis. The 18 studies used measures of CU traits and reported descriptive categories of CU traits in juveniles who have committed general offenses or juveniles who have committed sexual offenses. Meta-analytic procedures such as pooled means, pooled variances, and pooled standard deviations are presented in this study. The main conclusion obtained is that juveniles who have committed general offenses present higher levels of CU traits compared to juveniles who have committed sexual offenses. Although the review highlights limitations in the literature, the identification of these characteristics in different types of juveniles who have committed offenses is important to shed light on the phenomenon and develop interventions better suited to their characteristics. Recommendations for future research are also presented.
  • Programas de reabilitação neurocognitiva na lesão encefálica adquirida: processo de avaliação dos programas com base nas novas tecnologias da informação e da comunicação
    Publication . Geraldo, Andreia,; Dores, Artemisa Rocha; Coelho, Bárbara; Ramião, Eduarda; Castro-Caldas, Alexandre; Barbosa, Fernando
    Os avanços tecnológicos têm contribuído de forma muito positiva para a minimização dos défices neurocognitivos associados à Lesão Encefálica Adquirida (LEA), através do desenvolvimento de novas intervenções com recurso a programas de de reabilitação neurocognitiva (PRNC) baseados na utilização das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). No entanto, alguns profissionais reportam dificuldades na avaliação da eficácia destes programas relacionadas, principalmente, com o elevado número de variáveis a considerar.