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Machado Veloso Gomes, Paulo Sérgio

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  • Os sistemas de inteligência num contexto de Homeland Defence e a tutela da privacidade
    Publication . Curado, Henrique; Gomes, Paulo Sérgio Machado Veloso
    A utilização crescente das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) como ferramenta privilegiada dos sistemas de inteleigência (instrumentos de salvaguarda da defesa e segurança nacional) pressupondo o tratamento de dados pessoais, veio trazer à colação a indispensabilidade de uma reflexão sobre tais operações face à necessária protecção da privacidade.
  • The ifluence of immersive environments on the empathy construct about schizophrenia
    Publication . Gomes, Paulo Sérgio Machado Veloso; Marques, António da Silva; Pereira, Javier; Donga, João
    This work explores the potential of the use of interactive and immersive technologies to create impactful experiences that generate emotions, contributing to the process of activation or somatic excitation that triggers links that strengthen cognitive functions. It is intended to demonstrate to what extent the use of immersive environments, by generating a strong emotional load, contribute in a more effective way to the empathy construct about Schizophrenia.
  • Simulações V na promoção da literacia em saúde
    Publication . Dores, Artemisa Rocha; Gomes, Paulo Veloso; Salgado, Ana; Magalhães, Andreia
    Neste trabalho abordamos a prática pedagógica da unidade curricular (UC) de Simulações V, que integra o currículo da licenciatura de Farmácia, da Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS - P. Porto), no 3º trimestre, do 3º ano. Concretamente as áreas técnico-científicas (ATCs) de Ciências Sociais e Humanas e de Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática (Gestão da Informação) responsáveis por esta UC, têm como objetivo o desenvolvimento de competências de comunicação na área da saúde, e de desenho de ações de sensibilização, esclarecimento e/ou aconselhamento em saúde, bem como a sua dinamização junto das populações específicas a quem se destinam. Esta UC apresenta duas tipologias de aula: Teóricas e Teórico Práticas, num total de 132 horas de contacto. A análise dos resultados dos estudantes a cada uma das ATCs e no cômputo geral, nos últimos três anos letivos, evidencia o excelente desempenho e envolvimento dos estudantes no desenvolvimento das atividades propostas (e.g., articulação com Associações de Desenvolvimento Local).
  • The impact of using a geographic information systems in the assessment of oncological surgery response
    Publication . Amil-Dias, Cristina; Gomes, Paulo Veloso
    Between 2002 and 2012 malignant tumours were responsible for almost 24% of deaths registered in Portugal (INE,2014). Annually reports provide the latest information and recommendations. Geographic Information System is a powerful tool to generate and obtain relevant information and find relationships between factors that apparently were not associated. Create a model that exemplifies the use of a Geographic Information System to make a simple analysis with published data in a traditional way, can be powerful and relevant, providing a different perspective through more complete information.
  • Promoção e educação para a saúde em contextos multiculturais: a importância de uma abordagem multidisciplinar
    Publication . Gomes, Paulo Veloso; Dores, Artemisa Rocha; Marques, António
    Os diferentes níveis de literacia em saúde que a população apresenta, as suas diferentes necessidades de informação e respetiva especificidade, a dificuldade em uniformizar procedimentos, bem como a assimetria de disponibilidade de recursos humanos, materiais e financeiros, entre outros fatores, indiciam a necessidade de personalizar os programas de educação para a saúde e a comunicação clínica. Encontra-se aqui um conflito entre a produção e disseminação em massa de conteúdos com a premente necessidade da sua adaptação e personalização. As novas tecnologias da informação e da comunicação abrem caminhos onde emergem novas possibilidades, mas trazem também desafios para que a educação em saúde e a comunicação clínica se torne mais efetiva (e.g., aconselhamento online, inclusão da tecnologia nas consultas tradicionais). Por outro lado, a investigação tem demonstrado o impacto positivo da educação para a saúde e de uma adequada comunicação clínica em variáveis como a adesão ou a satisfação que importa considerar. Neste trabalho apresentamos as unidades curriculares em curso na Escola Superior de Saúde, do Politécnico do Porto (P. Porto) que procuram que os estudantes das diferentes licenciaturas desenvolvam competências nucleares e transversais que lhes permitam dar resposta aos desafios do presente e desenvolver soluções para os desafios do futuro na área da saúde. São ainda apresentados alguns métodos e técnicas pedagógicas adotados, como a simulação, que além de permitir desenvolver competências promotoras de uma melhor adaptação à prática profissional e às exigências do mercado de trabalho, permite a integração das diferentes áreas técnico-científicas, resultando num trabalho multidisciplinar que culmina na articulação com parceiros da comunidade - Associações de Desenvolvimento Local. Neste trabalho apresentamos ainda a participação em projetos internacionais que se dedicam a esta temática, como o projeto Therapy2.0, pioneiro na exploração do potencial do aconselhamento online.
  • The sense of presence through the humanization created by virtual environments
    Publication . Donga, João; Marques, António da Silva; Pereira, Javier; Gomes, Paulo Sérgio Machado Veloso
    This work focus on the study of solutions that using video 360 and virtual reality that allow children’s and older people that are away of their family environments for various reasons to be able to feel they are participating at family or school events. The solutions proposed should deliver a strong sense of presence to the users and the interface must be friendly. The validation will be made by user observation and inquiries.
  • Geographic information systems in assessment of risk factors in cancer prevention planning
    Publication . Amil Dias, Cristina; Veloso Gomes, Paulo
    Between 2002 and 2012 almost 24% of deaths registered in Portugal originated from malignant diseases (INE, 2014). According to the International Agency for Research on Cancer in the coming years as a consequence of demographic evolution and exposure to risk factors, the incidence of oncology diseases is expected to increase. According to the WHO (2005) it is expected that 40% of cancer might be avoided if the main risk factors could be modified. The Implementation of preventive measures, most of low cost but poorly applied, depends on systematic evaluation of national risk factors (WHO, 2007).
  • Riscos psicossociais, comunicação e intervenção: novas competências para novos desafios
    Publication . Dores, Artemisa; Gomes, Paulo Veloso; Summavielle, Teresa; Rodrigues, Matilde
    As alterações significativas a que temos assistido nas últimas décadas, relacionadas com a natureza, gestão e organização do trabalho tem originado novos riscos psicossociais, designados como riscos emergentes. De um modo genérico os riscos psicossociais no local de trabalho podem ser organizados em riscos físicos e fisiológicos; riscos comportamentais; riscos psicológicos e emocionais; e riscos cognitivos. São exemplo de fatores de risco psicossociais no local de trabalho, o conteúdo do trabalho; a carga e ritmo de trabalho; o horário de trabalho; as relações interpessoais; o desenvolvimento da carreira; a interação trabalho-casa; as novas formas de contratação ou mesmo a insegurança laboral. A investigação tem demonstrado uma relação estreita entre problemas de saúde relacionados com o trabalho e a exposição a fatores de risco psicossociais. Pela sua natureza, os riscos psicossociais podem conduzir à deterioração da saúde física, mental e social dos trabalhadores, constituindo-se um desafio no campo da saúde e da segurança ocupacional e mesmo um problema de saúde pública. Neste contexto, a unidade curricular (UC) de Riscos Psicossociais, Comunicação e Intervenção, do Mestrado em Ambiente, Higiene e Segurança nas Organizações visa formar profissionais competentes para lidarem com esta problemática, aos diversos níveis da prevenção. Os principais objetivos da UC são: identificar e aplicar estratégias de prevenção de comportamentos de risco, designadamente os psicossociais; contribuir para a tomada de decisões saudáveis; demonstrar competências transversais, como a de comunicação; demonstrar conhecimentos sobre investigação no domínio da prevenção de acidentes e de riscos ocupacionais; e identificar e utilizar novas tecnologias de informação e de comunicação a aplicar à prevenção de acidentes e de riscos ocupacionais numa dinâmica organizacional. Esta UC envolve a participação de três áreas técnico-científicas: Ciências Sociais e Humanas; Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática e Ciências Funcionais. As práticas pedagógicas caracterizam-se por uma forte integração teórico prática, colocando particular ênfase na articulação de diversos métodos como o ativo, expositivo, e de casos. A avaliação da UC, decorre em torno de problemas/casos apresentados no início da UC e que servem de desencadeadores da aprendizagem. Em grupos de quatro elementos, com recurso às novas tecnologias da comunicação e da informação, os estudantes têm de produzir um vídeo psicoeducativo sobre o risco psicossocial e comportamentos de risco presentes no seu caso; um guião com o mesmo fim, destinado a empregadores e trabalhadores; e por fim, de realizar um pitch, em que apresentam o seu projeto de avaliação e intervenção, simulando uma apresentação real a uma entidade empregadora. Dado que a UC decorre em articulação com o tecido empresarial, os melhores trabalhos serão apresentados a organizações que serviram de base aos casos apresnetados, promovendo a proximidade entre a academia e tecido empresarial. A avaliação desta experiência pedagógica é realizada com base no resultado académico dos estudantes e na sua apreciação crítica da mesma. A reflexão em torno das dimensões pedagógicas de uma UC, realizada pelos seus diferentes intervenientes, neste caso docentes, estudantes e futura população-alvo, permite a melhoria continua da prática.
  • A importância da segurança e privacidade da informação. Análise do estudo elaborado pelo Estado para a implementação do registo de saúde electrónico
    Publication . Gomes, Paulo Veloso; Jacquinet, Marc; Curado, Henrique
    A análise que tem vindo a ser efectuada, paralelamente a experiências diversas de implementação de registos de dados pessoais de utentes das unidades de saúde, em particular no que concerne à protecção da privacidade, enquanto valor intrínseco à pessoa humana, encontra novos contornos face ao recente trabalho realizado no âmbito da Administração Central dos Sistemas de Saúde para a implementação do “Registo de Saúde Electrónico”. Este trabalho pretende analisar a bipolarização de interesses em questão. Por um lado o interesse público de adopção de um sistema de informação único, por outro lado a necessária protecção à privacidade do ser humano.
  • GACE - Um portal de apoio à consultadoria estatística em saúde
    Publication . Pimenta, Rui; Gomes, Paulo Veloso; Vieira, Margarida; Costa, Elísio
    A sociedade actual. baseada na tecnologia e na comunicação, obriga a uma reformulação dos conteúdos e da metodologia de ensino-aprendizagem da estatística e. simultaneamente. reforça a necessidade de uma formação mais profunda, uma vez que a capacidade estatística é uma competência nuclear para o exercício pleno da cidadania. Emerge, a~sim, uma mudança de rumo. da transmissão mais ou menos passiva de conhecimentos para a construção activa de uma cultura estatística. A Internct e as novas tecnologias de comunicação despoletaram um novo paradigma, modificando a tipologia das relações, entre os diversos actuantes no campo educativo. Os professores especialistas em estatística deverão assumir o papel de consultores e facilitadores das tarefas de investigação. Neste trabalho é apresentada a metodologia de construção de um portal colaborativo de apoio à interacção entre consultores e investigadores, no âmbito do desenvolvimento de projectos de investigação. contribuindo assim com uma ferramenta potenciadora da capacidade estatística e de comunicação entre consultores e investigadores.