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- O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? - Livro de ResumosPublication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Diogo, Fernando; Fernandes, Dárida Maria; Ribeiro, Deolinda; Costa, José António; Canha, Manuel Bernardo
- O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)?Publication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Diogo, Fernando; Fernandes, Dárida; Ribeiro, Deolinda; Costa, José António; Queiroz Canha, Manuel BernardoO presente livro resulta das comunicações apresentadas no seminário O 1.º ciclo do Ensino Básico — Que identidade(s)? | Currículo, práticas e formação docente, que teve como objetivo primeiro a partilha de perspetivas e investigações sobre o currículo, as práticas e a identidade docente, para uma reflexão mais ampla no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- Redes multiplicativas e soletos: Aprendizagens matemáticas com sentidoPublication . Fernandes, Dárida; Pinho, Inês; Cabrita, Isabel; Alves, Luísa; Carvalho e Silva, Jaime; Duarte, PedroCom este projeto de investigação pretende-se estudar as implicações do contexto cultural nas aprendizagens matemáticas. Em particular, procura-se analisar como é que as crianças se vão apropriando do novo conceito de rede multiplicativa e o mobilizam num ambiente cultural aberto de resolução de problemas, explorando um elemento económico e cultural da região: o ‘soleto’. Os resultados obtidos permitiram concluir que o processo de exploração e construção das redes multiplicativas (envolvendo a descoberta de relações matemáticas e a realização de cálculos com base no conhecimento prévio) e de resolução de problemas, que giram em torno do ´soleto´, se torna significativo e emotivo, num ´landscape learning´ em que tudo parece fazer sentido para a criança.
- Integração Curricular: a filosofia nas malhas de Um ProblemaPublication . Fernandes, Dárida; Duarte, Pedro; Guedes, AntónioO presente trabalho pretende explicitar os resultados obtidos num processo de investigação em que se relacionou a Filosofia para Crianças, enquanto metodologia e a capacidade de Resolução de Problemas em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo desenvolveu-se numa turma do 2.º ano no concelho do Porto, em que se trabalhou colaborativamente com a professora titular de turma e se integrou as diferentes áreas curriculares, numa perspetiva curricular, transversal e de educação para a cidadania. Nesta investigação pretendia-se perceber o impacto desta metodologia no desenvolvimento do raciocino e da comunicação matemática associada ao processo de resolução de problemas relacionado com a aquisição e a mobilização do conhecimento matemático.
- Entre o Currículo e a Filosofia: possibilidades para o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Duarte, Pedro; Diogo, Fernando; Guedes, António José; Fernandes, DáridaO 1.º ciclo do Ensino Básico está intimamente associado a uma ideia de gestão integrada do currículo (Alonso, 2002). A Filosofia para Crianças, enquanto proposta pedagógica que visa o desenvolvimento do pensamento das crianças, nas suas múltiplas dimensões, poderá assumir-se como um elemento potenciador dessa integração (Guedes & Duarte, 2015). Metodologicamente, optou-se por um estudo de caso, que contemplou um período de intervenção numa turma do 2.º ano, e face ao qual já se analisaram dados parciais (Duarte, Fernandes & Guedes, 2017). A recolha de dados assentou numa entrevista à docente titular, após terem sido desenvolvidas, na sua turma, doze sessões de Filosofia para Crianças (numa perspetiva de articulação/transversalidade curricular). Pretende-se, com este estudo, compreender, à luz da opinião de professor titular, as potencialidades da Filosofia para Crianças como componente curricular transversal naquele ciclo, de acordo com dois parâmetros: as práticas pedagógicas dos docentes e as aprendizagens dos alunos.
- O poder de uma imagem na resolução de problemasPublication . Teixeira, Andreia; Fernandes, Dárida; Duarte, PedroAtualmente, o professor deve ser capaz de assumir a sua prática educativa como uma base de reflexão e pesquisa, procurando crescer profissionalmente e, deste modo, conseguir maior sucesso na aprendizagem das crianças. Assim, no âmbito da formação inicial de professores, é essencial desenvolverem-se processos que promovam competências investigativas destes futuros professores. A elaboração deste artigo surge na sequência desta conceção, fruto do desenvolvimento de um projeto de investigação implementado pela primeira autora no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Durante esta experiência formativa, procurou-se estudar as potencialidades da utilização da imagem gráfica e/ou banda desenhada nos enunciados dos problemas matemáticos. Reconhecendo que o problema é essencialmente uma história que tem de fazer sentido para a criança e que deve ser motivador e desafiante, investigou-se de que modo a componente gráfica interfere na identificação dos dados, na capacidade de os relacionar e de compreender melhor o problema. Neste contexto investigativo, procurou-se ainda averiguar as potencialidades na utilização de diferentes estratégias de resolução, motivando as crianças para a descoberta da(s) solução(ões). Neste estudo, optou-se por uma investigação de liderança qualitativa (qualitative-leading), numa análise de estudo de caso. Para a recolha de dados recorreu-se a um pré teste e a um pós teste, às produções das crianças, aos diálogos existentes em sala de aula, a notas de campo, a um questionário realizado às crianças e, ainda, uma entrevista concretizada à docente titular de turma. Desta forma, foi possível verificar que o enunciado com imagem gráfica e/ou banda desenhada motiva as crianças para a descoberta da solução, promove maior esforço intelectual para a criança relacionar os dados do problema e retirar conclusões, requerendo mais tempo de execução, bem como a mobilização de diferentes estratégias de resolução.