ESS - ORT - Comunicações em eventos científicos
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Recent Submissions
- Síndrome Visual do Computador em trabalhadores de escritório: um estudo de casoPublication . Alves, Mónica; Pina, Ana; Mateus, Catarina; Rodrigues, MatildeThis study aims to characterize the Computer Vision Syndrome (CVS) among the office employees of a social solidarity institution. A total of 102 workers, aged between 20 and 63 years, were included. The CVS-Q questionnaire was used to identify workers with CVS. In addition, personal and work aspects were characterized, namely gender, age, pre-existing eye diseases, number of years and hours/day of work with computer. The results showed that of the total number of workers evaluated, 60.6% had CVS. A higher prevalence of CVS was observed among female. However, no relationship was observed between the remaining variables under study and the CVS. The results of this study emphasize the importance of an intervention program at CVS level, in order to promote behaviors among workers that reduce its prevalence.
- Síndrome visual de computador: influência de fatores individuais e da ergonomia do posto de trabalho nas alterações visuaisPublication . Pina, Ana; Mateus, Catarina; Rodrigues, Matilde A.A Síndrome Visual de Computador (SVC) é caracterizada por um conjunto de sintomas visuais associados à utilização prolongada do computador. Apesar da crescente ênfase dada a esta problemática nos últimos anos, não é ainda clara a sua prevalência entre os trabalhadores que realizam trabalho com ecrãs de visualização, bem como sobre os fatores que a influenciam. Este trabalho teve como objetivo caracterizar a SVC entre os funcionários administrativos e os técnicos superiores de uma instituição de ação social. Pretendeu se identificar os trabalhadores afetados, determinando a prevalência da SVC, bem como identificar os fatores de risco pessoais, comportamentais e do posto de trabalho associados ao seu desenvolvimento.
- Gamificação no Ensino Superior: experiências e potencialidades de jogos sérios e escape rooms no ensino em SaúdePublication . Araújo, André; Noites, Andreia; Salgado, Ana; Sequeiros, Miguel; Fonseca, Rosa; Pinto, Marta; Lopes, Ana; Simões-Silva, Vitor; Capitão, Susana; Mateus, Catarina; Rodrigues, MatildeNa área da Saúde as competências de raciocínio clínico, pensamento crítico e comunicação estão entre as mais valorizadas para a resolução de problemas e processos de tomada de decisão. Num mundo marcado pelo aumento da tecnologia, da comunicação à distância e pela desmaterialização de processos, o Ensino Superior depara-se com novos desafios. A gamificação é um dos processos pedagógicos que tem demonstrado elevado potencial em diversas áreas de conhecimento, nomeadamente na Saúde. Na ESS|P.Porto, instituição plural onde diversas especialidades de ciências e tecnologias da saúde crescem se cruzam há mais de 40 anos, diversas experiências têm vindo a ser partilhadas e expandidas no âmbito da atividade do Centro de Simulações da ESS-P.Porto (ESSim). Entre elas, destacam-se no âmbito da gamificação os jogos sérios e os escape rooms, que têm tido evoluções nos últimos anos.
- Characterization of two-year progression of risk phenotypes of diabetic retinopathyPublication . Ribeiro, L.; Coimbra, R.; Santos, T.; Madeira, M.H.; Santos, A.R.; Lobo, C.; Cunha-Vaz, J.To characterize the two-years progression of two diabetic retinopathy (DR) risk phenotypes in type 2 diabetes (T2D).
- Characterization of two-year progression of neurodegeneration in different risk phenotypes of diabetic retinopathyPublication . Santos, A.R.; Lobo, C.; Ribeiro, L.; Marques, I.P.; Ferreira, S.; Santos, T.; Cunha-Vaz, J.To characterize the two-year progression of neurodegeneration in different diabetic retinopathy (DR) risk phenotypes in type 2 diabetes.
- Characterization of two-year progression of capillary closure in nonproliferative diabetic retinopathyPublication . Marques, I.; Ribeiro, L.; Ferreira, S.; Santos, A.R.; Santos, T.; Cunha-Vaz, J.To characterize the two-year progression of capillary closure in different diabetic retinopathy (DR) risk phenotypes in type 2 diabetes (T2D).
- Formação pedagógica para monitores de estágioPublication . Salgado, Ana; Silva, Regina; Tavares, Diana; Baeta, Cristina; Lopes, Paula; Mateus, CatarinaSabe-se hoje que o desempenho de uma tarefa em contexto real favorece a retenção de mais de 90% dos conteúdos ensinados. Os estágios são um dos momentos na formação dos estudantes no qual esta aprendizagem acontece de forma mais ativa no ensino superior. Como tal, acredita-se que para formar profissionais competentes, com conhecimentos sólidos, rigor técnico, capacidade de análise crítica e reflexiva, integrados em equipas multidisciplinares, é crucial garantir uma parceria sólida entre as Escolas Superiores e as Instituições de Saúde.
- Choroidal Indices as Predictors of Visual Outcomes to anti-VEGF Treatment in DME patients, using Swept Source OCTPublication . B M Santos, Ana Rita; Alves, Dalila; Lains, Ines; Wang, Jay C; Miller, John B; Figueira, João; Silva, Rufino[Purpose : To evaluate the associations between anti-VEGF therapy and central choroidal thickness (CCT), choroidal vascular density (CVD) and choroidal vascular volume (CVV), in patients with Diabetic Macular Edema (DME) using Swept Source OCT (SS-OCT), and to correlate these findings with treatment visual outcomes.]