ESE - inED – Revista Sensos
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESE - inED – Revista Sensos by Title
Now showing 1 - 10 of 29
Results Per Page
Sort Options
- Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono...Publication . Santos, Sofia; Gomes, Diana; Maia, João SampaioNeste artigo é analisada a construção do conhecimento matemático num jardim de infância do Porto, através do jogo; em particular, tratamos as formas geométricas e os diagramas de Carroll. Estes temas foram abordados, de uma forma integrada, numa atividade que também envolveu a expressão motora. Esta estratégia revelou-se uma boa forma de motivar as crianças do grupo para conteúdos complexos. Debruçamo-nos neste artigo sobre as fases de observação, planificação, ação e avaliação da atividade. Concluímos que os objetivos traçados foram ao encontro das necessidades e interesses das crianças e que a atividade contribuiu para o seu desenvolvimento integral e integrado.
- Ciência, Cultura, Teorias, Práticas, Objetos, Sentidos, ValoresPublication . Silva, António AlbertoEste artigo reflete, e corporiza ele mesmo, uma intersecção: entre ciência e cultura; entre experiência, experimentação, sentidos, sentido e significado; entre a pluralidade de argumentos sustentadores da expressão motriz e matriz ‘culturas experimentais’. Sustentando a necessidade de se transcender uma abordagem essencialista de ‘cultura’ ede transgredir delimitações dos conceitos ‘experiência’ e ‘experimentação’, os autores recorrem à ideia de ‘paisagem’ para designar a quebra dos dualismos teoria-prática e ação-pensamento. Isto dita o repensar das fronteiras entre linguagens disciplinares, em direção a uma ‘ecologia conceptual’que contribua para perspetivas mais amplas e integradoras dos campos educativo, profissional e científico-artístico-cultural.
- Como integrar as TIC em contexto didático das Artes explorando a distribuição EVTux na área do cinema de animaçãoPublication . Rodrigues, José Alberto; Moreira, AntónioCom a implementação do Plano Tecnológico da Educação e consequente apetrechamento das Escolas com recursos tecnológicos avançados, surge agora a necessidade de criar condições favoráveis para a efetiva integração das TIC no currículo, nomeadamente na área das Artes. Decorrente das características singulares desta área curricular, são muitas as ferramentas digitais que podemos utilizar em contexto educativo mobilizando-as para experiências de aprendizagem baseadas em projetos que integrem as tecnologias. Este é o caso do EVTux, uma distribuição livre de Linux que permite a criação efetiva de projetos de cinema de animação em contexto educativo com recurso às tecnologias, caso que agora se apresenta como exemplo neste artigo e que atualmente faz parte de uma síntese do trabalho que se integra no projeto europeu TACCLE2 no qual participamos.
- Comportamento, Cognição e Linguagem: Contribuição da Fenomenologia Biológica para o Estudo das Relações Corpo-MentePublication . Lencastre, Marina Prieto AfonsoUm dos desafios mais importantes para as ciências humanas e particularmente para a educação consiste na compreensão das relações entre o comportamento, a cognição e a linguagem. O presente artigo apresenta uma concepção encorporada da cognição e da linguagem a partir da etologia humana. Baseando-se nas ideias da fenomenologia biológica sobre a intencionalidade, apresentam-se algumas das condições para o acesso científico às relações corpo-mente.
- A deafening inequality. Portuguese deaf education and the call for debationg audism in schoolsPublication . Schwachten, Lejo; Santos, Miguel Augusto; Gonçalves, Vítor TétéThe emancipation of the deaf community represents a vivid history in which the right to use sign language and deaf culture had to be defended over and over again, against oralists, scientists, politicians, industries and pedagogues. It is a history of hearing oppression, of different views about what makes one human. In this article, the authors give a historical account from an audist perspective and question if it is not urgent to promote another pedagogical approach in the education of deaf and hearing, which include debating personal and structural audism in schools.
- Dinâmicas recentes da relação das famílias com a escola em contextos urbanos material e simbolicamente depreciados: relato de uma aproximação, no terreno, ao ponto de vista dos professoresPublication . Queirós, JoãoO presente artigo apresenta e discute alguns resultados de uma investigação sociológica em curso acerca das transformações sociais resultantes das intervenções urbanísticas e habitacionais promovidas pelo Estado no centro do Porto ao longo do último meio século. A investigação em causa é bastante abrangente – quer do ponto de vista do horizonte temporal que abarca, quer do ponto de vista temático –, pelo que neste artigo as atenções estarão centradas na enunciação, a partir da reconstituição empírica e analítica dos pontos de vista de educadores e professores de um agrupamento vertical de escolas, de algumas das dinâmicas recentes da relação das famílias com a instituição escolar em contextos sociais caracterizados por níveis elevados de privação económica e cultural e por processos vincados de segregação física e simbólica.
- Do Concreto para o Abstrato pelo Uso dos Sentidos e de Sensores: Um Estudo de Caso sobre o Ecossistema Poças de MaréPublication . Silva, Maria João; Gonçalves, Luísa; Maia, João SampaioEste artigo apresenta um estudo de caso exploratório, desenvolvido no contexto do Projeto Sondar e Sentir o Ambiente para Desenvolver o Pensamento Abstrato (SOS Abstrato), que visa estudar as potencialidades da utilização conjunta e sinérgica dos sentidos humanos e de sensores eletrónicos para desenvolver o pensamento abstrato nas crianças. O estudo de caso foi desenvolvido com uma turma do 4.º ano de escolaridade e centrado no ecossistema Poças de Maré de uma praia no Norte de Portugal. A utilização dos sentidos e sensores em atividades experimentais produziu evidências de desenvolvimento da abstração no estudo da biodiversidade e da temperatura.
- Do povo à multidão: limites da representação da escola públicaPublication . Monteiro, HugoO presente artigo reflecte sobre a noção de escola pública, incidindo nalguns conceitos-chave que laboram a sua formulação. Pretendendo assumir uma politização do conceito, intenta-se abordar inflexões presentes e ameaças latentes do ensino público, testando os limites das noções mais clássicas.
- EditorialPublication . Silva, Armando; Silva, DianaDidática é o tema deste novo número da Sensos. Pretende ilustrar a diversidade da investigação em Didática, designadamente quanto a contextos (níveis de ensino, instituições, países), abordagens, temas e conteúdos disciplinares. Foram submetidas para publicação catorze propostas oriundas de diversas comunidades de investigação e inovação em educação quer nacionais, quer internacionais. Do processo de revisão dupla e anónima a que todos foram sujeitos resultou a aceitação para publicação dos sete artigos que compõem este número.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
