ESMAD - Provas Públicas Estatuto Carreira Docente
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- Auditório Ilídio PinhoPublication . Tavares, AbelNos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 11.º do Despacho n.º 14093/2011, Diário da Republica, 2.ª Serie – N.º 200 - 18 de outubro de 2011, conjugado com o Anexo ao Despacho IPP/P-064/2013, constitui o presente documento a apresentação de um relevante trabalho de natureza profissional no âmbito da área do Design, classificação 214 (Classificador Nacional de Áreas de Educação e Formação/CNAEF), em particular nas designadas subáreas do Design Industrial e Design de Interiores. A seleção do projeto aqui apresentado - Remodelação do Auditório Ilídio Pinho, Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2009-20011 - resulta da seriação do conjunto dos projetos e obras, com base numa avaliação quantitativa, aplicando os seguintes critérios e respetivas classificações: i) projeto elaborado últimos 10 anos (01 valor), ii) projeto elaborado nos últimos 5 anos (01 valor), iii) projeto com particular incidência na área do Design (06 valores), iv) projeto construído (02 valores), v) projeto de complexidade reduzida (01 valor), vi) projeto de complexidade média (03 valores) e vii) projeto de complexidade elevada (06 valores). A valoração dos critérios de seleção privilegiou os projetos cuja área de maior incidência e o Design (CNAEE - 214) e de complexidade elevada. Da aplicação desta matriz classificativa resultou um conjunto de projetos com avaliações muito próximas, e dos quais se destacam: Comunicação do Conhecimento e da Imaginação (p. 10 do Curriculum Vitae), Indicador de Traçado (p. 14 CV), Casa Isabel Barca (p. 15 CV), Porta de São João do Campo (p. 16 CV), Ponte de São Miguel e Arranjos Exteriores (p. 19 CV), Casa do Latim (p. 20 CV) e a Galeria dos Miliários (p. 21 CV). O projeto de Remodelação do Auditório Ilídio Pinho (pontuação mais elevada) é o mais representativo das questões pertinentes relativamente a transferência de conhecimento da prática profissional para a prática docente. Todos os demais projetos e obras foram enriquecedoras experiências profissionais, técnicas e humanas, pelo que a sua exclusão do presente documento não lhes retira o mais pequeno valor para a experiência profissional do candidato, nem o relevante contributo para a sua atividade académica e em particular para a docência no curso de Licenciatura em Design Industrial na Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto. O projeto de Remodelação do Auditório Ilídio Pinho, do qual o presente Candidato a Título de Especialista é coautor, coordenador e titular da responsabilidade do projeto de Design de Interiores e Design de Mobiliário, ilustra de forma inequívoca o seu domínio disciplinar do design em contexto de prática profissional.
- Autopromoção RTPNPublication . Oliveira, Marco Filipe de Almeida SantosEste documento reúne uma série de elementos demonstrativos para o processo de avaliação à candidatura ao título de especialista na área de educação e formação (CNAEF) 213, Audiovisuais e Produção dos Media, onde se inclui a minha área de especialização, Artes da Imagem. Organiza-se de acordo com a legislação em vigor e, através da selecção, apresentação e discussão de um projecto profissional específico, demostra as minhas capacidades para a atribuição do referido título. Inicia com um resumo e análise do meu percurso artístico e profissional desde 1999 até ao presente. Seguidamente, apresento o trabalho que seleccionei para esta candidatura: “Autopromoção RTPN”, o seu contexto de criação e evolução, assim como os desafios e características específicas dentro da área do Audiovisual e Produção dos Media. Incluo o meu currículo, certificados de habilitações e de antiguidade profissional, e por fim, os anexos que ilustram e complementam o trabalho proposto para avaliação desta candidatura (filmes em formato digital, constantes no DVD entregue com a candidatura).
- Capacete modular com protecção balísticaPublication . Simões, Paulo David da SilvaO projecto AuxDefense, financiado pelo Ministério da Defesa Nacional, e onde participei através da minha posição de gestor de projecto na empresa Sciencentris, teve como objectivo o desenvolvimento de equipamentos inovadores de protecção individual avançados, para utilização militar pelos diferentes ramos das Forças Armadas, com elevada resistência ao impacto, corte e perfuração, tendo como base conceitos de biomimética, estruturas auxéticas avançadas e nanotecnologia. [...]
- CAPACETE MODULAR COM PROTECÇÃO BALÍSTICAPublication . Simões, Paulo David da SilvaO projecto AuxDefense, financiado pelo Ministério da Defesa Nacional, e onde participei através da minha posição de gestor de projecto na empresa Sciencentris, teve como objectivo o desenvolvimento de equipamentos inovadores de protecção individual avançados, para utilização militar pelos diferentes ramos das Forças Armadas, com elevada resisténcia ao impacto, corte e perfuração, tendo como base conceitos de biomimética, estruturas auxéticas avançadas e nanotecnologia. Este projecto pretendeu aplicar o conhecimento, gerado ao longo dos últimos anos, em estruturas/materiais auxéticos de base fibrosa e nanotecnologia no desenvolvimento de peças de vestuário e componentes de equipamentos militares, com melhorias de desempenho no que concerne à capacidade de absorção de cargas de impacto, à resistência ao corte e à perfuração, e ainda, em design e usabilidade, no sentido de proteger, de forma mais eficaz, os militares nos mais diversos teatros de operações. [...]
- CausewayPublication . Sousa, PedroÉ do conhecimento geral que a maior parte do trabalho que desenvolvi até à presente data está relacionado com a indústria do mobiliário e, mais concretamente, com um nicho de mercado muito particular e parte integrante dessa indústria. Contudo, não é sobre este tipo de produto que pretendo centrar esta dissertação, mas sim sobre um dos trabalhos que realizei dentro de um âmbito mais pessoal e independente ou se quisermos um “design como fazedor ou produtor”. Importa, em primeiro lugar, explicar esta opção, ou seja o que me levou a selecionar esta peça em detrimento de qualquer outro trabalho por mim realizado. Apesar de muitos acreditarem que peças como Diamond, D. Manuel, Soho ou Mondrian serem mais representativas do meu trabalho (talvez mais difundidas e, por isso, mais reconhecíveis), decidi falar sobre outro projeto, uma peça que desenhei, de forma independente, em 2010, à qual chamei Causeway. Um dos principais motivos desta escolha prende-se com o facto desta vertente mais independente trazer, inegavelmente, uma dimensão mais pessoal ao design, como oposição a projectos desenvolvidos com um programa pré definido e que, quase sempre, se inscrevem dentro ou em colaboração com uma empresa. No grosso destes casos tenho desenvolvido um trabalho suplementar de criar uma identidade para uma marca, ou seja uma nova filosofia e personalidade ou alma, se desejarmos. Apesar disso, os trabalhos daí resultantes são sempre condicionados, com maior ou menor expressão, quer pelo Briefing, quer pelos programas definidos pelo cliente. [...]
- Componente de vídeo da peça de teatro “Nascer da Evolução”Publication . Leal, JoãoO “trabalho de natureza profissional” escolhido para apresentação nesta candidatura foi o conjunto de vídeos que, com o apoio do José Pedro Magano (amigo e ex-colega de curso do bacharelato em Tecnologia da Comunicação Audiovisual, agora realizador e sócio gerente da empresa PixBee), realizei para a peça de teatro “O Nascer da Evolução”. Esta peça de teatro foi produzida tendo em vista o evento “Noite dos Investigadores” em 2009. Este evento acontece desde 2005 e é promovido e financiado pela Comissão Europeia no âmbito das Ações Marie Sklodowska-Curie. O seu objetivo é o de aproximar o público em geral do universo científico num ambiente “informal, lúdico e educativo”. O “Nascer da Evolução” é um texto do André Levy (biólogo evolucionista e ator), a partir de uma ideia original de David Marçal (bioquímico e autor de diversos textos de humor científico, publicados no Inimigo Público). A encenação é de Amândio Pinheiro e a produção do Coletivo Causa, com o financiamento da União Europeia, Programa Marie Curie e os apoios do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e do gabinete do ex-Presidente da República, prof. Cavaco Silva.
- Conexões entre o conhecimento do design, a investigação em design e a sua práticaPublication . Félix, Maria JoãoO objetivo deste trabalho prende-se com a relevância de considerar que existe um trabalho urgente a fazer pela área científica do design, que é o de construir o seu conhecimento, a sua estrutura científica e dedicar esforços para a construção de um corpo de conhecimento que sustente as atividades produtivas e estéticas. Para tal, devemos harmonizar a atividade docente no ensino superior, com a prática do Design, procurando adaptar os programas pedagógicos aos novos desafios e às novas exigências do mercado, pois deverão existir conexões entre a investigação em design, o conhecimento do design e a sua prática.
- Da floresta ao papel: pedagogia e sustentabilidade: Museu do Papel: Projeto Núcleo 3 | 2012-2014Publication . Marques, Horácio António Barbosa ToméO projeto que aqui apresento é denominado de “Da Floresta ao Papel”. Constitui-se como a exposição permanente do Núcleo 3 do Museu do Papel, em Paços de Brandão, Santa Maria da Feira. É um projeto dedicado ao papel novo e a oportunidades menos comuns e novas, em termos de design, produção e uso. É um projeto que teve o patrocínio/mecenato da Navigator Company, cuja denominação na altura era Portucel / Soporcel. A minha responsabilidade passou pela discussão dos argumentos museológicos com a Dra. Maria José Santos, investigadora na área da história do papel e então diretora do museu, conceção e direção artistica do projeto museográfico, direção e coordenação de produção. Passou também por discussões com os coordenadores e técnicos da empresa patrocinadora, por forma a responder tanto a questões de orientação identitária, como de produto, como a particularidades técnicas de processos, máquinas e fluxo de produção. Incluiu também maquetização, desenho e produção de objetos finais, entre os necessários para produção gráfica e/ou aqueles necessários para projeção audiovisual. Como seria de esperar alguma da produção foi realizada em conjunto com dois colegas da Interações do Futuro!, empresa juridicamente responsável pelo contrato de produção e instalação. A sua implementação decorreu entre os finais de 2012 e finais de 2014, ano da inauguração. O design global incluiu mobiliário, peças de autor, luminárias, quiosques, sistemas interativos, vídeo de projeção seletiva, sítio web, objetos didáticos e catálogo, observando as diretrizes museológicas, mas em articulação formal e comunicacional com o pre-existente. Este projeto é deveras interessante porque é um exemplo de aplicação prática do(s) conceito(s) heterogeneidade / multimédia na sua aceção geral. Isto é, tanto no racional que lhe deu corpo e o justificou, como dos respetivos objetos-soluções, como na utilização das ferramentas que deram corpo aos conteúdos, tanto da proposta como da materialização, que passaram por aplicações de síntese digital 2D (ma- quetização e ilustração), 3D (maquetização e ilustração), de paginação (catálogo), de programação (web) ou de edição de vídeo (projeções de vídeo de projeção seletiva), entre outras. Este projeto constituiu-se como um dos desafios recentes mais interessantes, exigentes e difíceis em termos de conceção, produção e coordenação, mas também de reflexão. A reflexão é, aliás, uma das vertentes que os clientes reconhecem e costumam solicitar como parte da justificação das propostas projetuais. Tem mesmo dado origem a objetos outros, como artigos para publicações dedicadas à museologia. É, para finalizar, uma essência fundamental que faz parte da minha visão e missão enquanto investigador, pedagogo e cidadão, cujas responsabilidades não me permito isentar. A descrição que se segue inclui, assim, uma adaptação do preâmbulo inicial incrito na proposta original.
- Design e desenvolvimento de um jogo educativoPublication . Barroso, Bárbara Costa Vilas BoasEste trabalho apresenta alguns dos fundamentos teóricos, princípios e metodologias utilizados no design e desenvolvimento de um jogo digital educativo. O jogo “Vi Ana” tem como público-alvo prioritário alunos do 3º ano de escolaridade do ensino básico e propõe suporte a vários conteúdos do programa curricular de Estudo do Meio, procurando potenciar o conhecimento sobre o património edificado e cultural de Viana do Castelo de forma ativa e imersiva. Como jogo sério educativo pretende contribuir como possível resposta a desafios do processo de ensino-aprendizagem na contemporaneidade, que se prendem com o reconhecimento das fortes bases emocionais que sustentam a aprendizagem e a necessidade de sistemas de maximização de aprendizagem.
- Floresta Mediterrânica - Montado, enquanto vivermos juntos: projecto de um filme de animação 3D/2DPublication . Félix Alípio, Luís ManuelEm resposta à proposta que me foi apresentada para a realização de uma animação, que funcionasse como um elemento de comunicação de conhecimento sobre ecologia, estabeleceu-se, em conjunto com a equipa científica, uma direcção diferente do tradicional filme de animação gráfica ( motion graphics) que é habitual encontrar na comunicação de ciência. Procurou-se um caminho em que a estrutura da narrativa visual fosse mais ao encontro do tradicional filme documental de imagem real, embora se pudesse através da ilustração e da animação procurar outros níveis de profundidade, complexidade e valorização artística da mensagem. [...]