ESEIG - UTC Recursos Humanos
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- A adaptação intercultural da família: como fator de sucesso nas missões internacionais de expatriados portuguesesPublication . Martins, Dora; Sousa, AndréO sucesso das missões internacionais é fortemente afetado pelo ajustamento intercultural da família que acompanha o expatriado. Porém, a família tende a ser neglicenciada, na maioria das vezes, quando as empresas planeiam a expatriação.
- A área de educação e formação de GRH em PortugalPublication . Meirinhos, Viviana; Braga, Joana; Correia, José AlbertoO atual paradigma educativo, formativo e profissionalizante tem colocado à Europa novos desafios, os quais têm requerido à maioria dos países fortes esforços políticos e operacionais. Nos inúmeros instrumentos que têm sido criados em Portugal (por exemplo, CNAEF, 2005; CNQ, 2007), a área de Gestão de Recursos Humanos/ Gestão de Pessoas evidencia um forte défice de indicadores. De facto, a não maturidade e multireferencialidade deste domínio de conhecimento remete-o para um processo contínuo, quer a nível nacional como internacional, de configuração, transformação e reconfiguração dos seus conteúdos, contexto(s) e identidade(s), o que fundamenta a sua insipiência nos instrumentos políticos de formação. Tal situação é materializada pela própria CNAEF, que, “apesar de constituir um excelente instrumento de trabalho, não permite a correspondência perfeitamente ajustada entre as áreas de formação e o domínio profissional da Gestão das Pessoas” (IQF:2006). Este trabalho - enquadrado numa investigação, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de indicadores para a área de educação e formação de Gestão de Recursos Humanos/ Gestão de Pessoas - analisa e discute a delimitação epistemológica da área educativa e formativa de Gestão de Recursos Humanos, bem como algumas das problemáticas técnicas, científicas e pedagógicas que configuraram a oferta educativa deste domínio no ensino superior português.
- Avaliação do desempenho: desenvolvimento da componente comportamental relativa aos diretores de obra numa empresa de construçãoPublication . Silva, Sandra; Proença, Teresa; Rodrigues, Ana C.
- Boas práticas de gestão de recursos humanos na hotelaria: um estudo exploratório no contexto portuguêsPublication . Martins, Dora; Silva, SusanaEste estudo caracteriza as práticas de gestão de recursos humanos que são mais comummente promovidas procurando, também, conhecer o grau de intervenção que o gestor de recursos humanos tem na disseminação dessas práticas. Os dados foram recolhidos a partir de inquéritos por questionários realizados a uma amostra de 33 unidades hoteleiras localizadas em Portugal. Os resultados mostram que as práticas de Gestão de Recursos Humanos mais comuns são: contratação; comunicação e partilha da informação; formação profissional; higiene e segurança no trabalho; integração e acolhimento; e recrutamento e seleção. Estes resultados sugerem que as unidades hoteleiras portuguesas estão a utilizar práticas de gestão de recursos humanos congruentes com as que a literatura designa como boas práticas de gestão de recursos humanos. Baseado nos resultados, este artigo discute as principais implicações teóricas e práticas. Sugestões para futura pesquisa são também apresentadas.
- Boas práticas no recrutamento especializado nas redes sociaisPublication . Silva, MarleneO processo de Recrutamento tem sofrido alterações, tornando-se mais sofisticado, envolvendo toda a organização e também a toda a comunidade. Para além das fontes de recrutamento tradicionais (jornais, universidades, escolas, entre outros), assistimos à utilização das redes sociais enquanto fonte de potenciais candidatos e futuros colaboradores. Com a Web 2.0, através das redes sociais, surgiu uma forma ainda mais fácil para as organizações conseguirem atrair potenciais colaboradores, oferecendo-lhes uma panóplia de facilitadores de desenvolvimento e utilização das suas ferramentas. A sua utilização tem vindo a aumentar em vários pontos do globo e na realidade é que quando devidamente utilizadas pelos profissionais de GRH, as redes sociais podem permitir melhorar a gestão e facilitar os vários processos, incluindo o recrutamento e seleção, apresentando oportunidades de colaboração, aprendizagem, comunicação e partilha. Numa análise mais profunda, apesar de noutros países, como Inglaterra ou Espanha os estudos na área do recrutamento especializado nas redes sociais estarem bastante avançados e existir uma série de profissionais ocupados e preocupados para a temática, a realidade é que, em Portugal, as informações e estudos sobre a mesma são ainda incipientes e muito embrionários. Na realidade existe pouca informação sobre a importância do “recrutamento social” e suas vantagens em Portugal e sobre boas práticas a manter no “recrutamento social” em Portugal. Com este estudo pretende-se demonstrar quais as implicações, sucessos e vantagens da utilização das redes sociais no recrutamento especializado e principalmente criar um referencial de boas práticas no “recrutamento social”.
- Comparison of internet usage habits in two generations of higher education students: a case studyPublication . Babo, Rosalina; Lopes, Carla Teixeira; Rodrigues, Ana C.; Pinto, Mário; Queirós, Ricardo; Oliveira, Paulo Coelho de
- Competências do gestor de recursos humanos em empresas de média dimensão do distrito de AveiroPublication . Martins, DoraA partir da identificação das práticas de GRH mais comummente desenvolvidas nas empresas objecto de estudo procurar-se-á apresentar uma matriz caracterizadora da actual Função Recursos Humanos. Para o efeito, é analisado o grau de intervenção que o departamento de Recursos Humanos assume no desenvolvimento das práticas de GRH existentes na empresa, medido pela existência de auscultação, poder de decisão e implementação dessas práticas de GRH.
- A competing values framework approach on growth and performance in micro firmsPublication . Rodrigues, Ana C.; Caetano, AntónioThis study aims to analyze and compare four micro-firms' organizational culture, evaluated through the Competing Values Framework (Quinn & Rohbaugh, 1983). Data was collected in 2011 and 2013 in firms selling the same type of software and providing the same kind of services, focusing on the years between 2008-2011. Findings point to somewhat different results of micro-firms, when comparing to other samples in the literature. Suggestions for future research are given.
- Contributions for best practices in social recruitment: pilot study in the Northern Region of PortugalPublication . Silva, Marlene; Gomes, RuiRecruitment is based on a conglomerate of techniques and procedures put in place to attract qualified. The recruitment process has suffered changes, becoming even more sophisticated, involving a whole organisation and a whole community. A new source of recruitment has emerged with the use of online social networks using facilitators in its development and usage, allowing the search for candidates to be fast, cheap and "global". In Portugal, the information available and studies conducted into this phenomenon are still irrelevant, with little reported on the importance of online social recruitment. The purpose of this article is to contribute to what is understood by the professional process of recruitment through online social media by recruitment companies in the Northern Region of Portugal, analysing the use of online media by recruitment professionals, facilitator support tools and the associated best practices.