ESE - DPRM - Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico by Subject "Activities"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias dedutivas e indutivas para o ensino da gramática nas Línguas EstrangeirasPublication . Moura, Fernanda Maria dos Santos; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente Relatório de Estágio é o resultado da Prática Educativa realizada durante o Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico. O objetivo do mesmo é fazer uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido durante o estágio, no sentido de desenvolver nos alunos a sua competência gramatical. O estudo da gramática sempre desempenhou um papel importante no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e apesar de, ao longo dos anos, com o surgimento de novas teorias da didática, a gramática ter deixado de ser o foco do ensino de línguas, esta nunca deixou de estar na base das práticas dos professores. Mesmo com o enfase dado à competência comunicativa, a gramática continua a ter um grande peso no ensino de línguas estrangeiras. Deste modo, irei refletir sobre o ensino da gramática na aula de Língua Estrangeira e tentar perceber de que forma esta pode ser trabalhada, bem como perceber de que forma eu me posiciono, enquanto professora de línguas estrangeiras. Por outras palavras, farei uma análise da minha prática educativa para perceber quais as teorias que orientaram o meu pensamento e a que abordagens recorri com mais frequência, quando trabalhei questões gramaticais, e ao mesmo tempo, perceber qual o peso da gramática nas minhas opções pedagógicas. Por fim, este relatório pretende ainda dar a conhecer estratégias indutivas e dedutivas utilizadas no meu estágio que poderão ser utilizadas para promover e potenciar o ensino da gramática numa aula de língua estrangeira.