ISEP - DM - Engenharia e Gestão Industrial
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEP - DM - Engenharia e Gestão Industrial by Subject "5’S"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Análise e implementação de soluções LEAN de apoio à produção numa empresa de cordoariaPublication . Jorge, Joni Pinto; Sá, José Carlos Vieira deA competitividade mundial das empresas origina uma enorme pressão para reduzir custos produtivos de modo a aumentar a produtividade. Para fazer frente à concorrência dos países emergentes, torna-se fundamental a melhoria contínua dos processos internos das empresas. Nesse sentido, as ferramentas SMED e 5’S aparecem como ferramentas competentes para reduzir os desperdícios associados a esses processos. Estas ferramentas apresentam metodologias que têm vindo a ser extensivamente disseminadas em setores industriais bastante competitivos onde a eficiência produtiva é um fator chave de sucesso para as empresas. A ferramenta SMED permite minimizar o tempo de mudança de produção de modo a obter duas grandes vantagens, reduzir o custo de imobilização do equipamento e possibilitar a produção de pequenos lotes. A técnica 5’S pode oferecer um passo inicialmente importante para resolver problemas da qualidade, organização de espaços, e para combater a letargia existente na produção e rotinas de colaboradores. Este trabalho tem como objetivo o estudo de alguns processos de uma empresa do setor têxtil no ramo da cordoaria. São apresentadas propostas de melhoria enquadradas na metodologia SMED e 5’S em diferentes setores fabris. Em cada uma delas são apresentadas as vantagens, investimentos e respetivos tempos de retorno. No caso do SMED foram obtidas reduções de tempo de setup na ordem dos 30 – 40% com tempos de retorno de investimento entre 6 e 7 meses. Com a implementação dos 5’S num determinado setor foram reduzidos drasticamente o tempo e distância percorridos para uma determinada tarefa. Nesta fase, com a reorganização desse setor foi obtido um ganho de espaço em cerca de 58 m2 . Por fim, é realizado um caso de estudo estatístico, para correlacionar o impacto das implementações das metodologias Lean no âmbito da segurança ocupacional. Pela realização do teste não paramétrico Spearman, foi obtido um fator de correlação de intensidade moderada (ρ = 0,516) e um valor-p (1,4%) que permite afirmar com evidência estatística que existe uma correlação linear positiva.
- Melhoria da disponibilidade em linhas de produção de limas e integração da segurança e saúde no trabalhoPublication . Carvalho, Ana Rita Gomes; Gonçalves, Maria Antónia Maio Nunes da SilvaHoje em dia, as organizações desejam melhorar cada vez mais os seus sistemas produtivos com a intenção de alcançarem uma vantagem competitiva face a um mercado cada vez mais saturado e mais exigente. Em diversas empresas a solução passa pela implementação de uma metodologia organizacional de produção Lean. A presente dissertação referente ao Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial foi realizada em contexto industrial na SNA Europe [Industries], S.A., mais precisamente no departamento de melhoria contínua, localizada em Vila do Conde. A mesma teve como principal objetivo a implementação de melhorias no processo de fabrico com a finalidade de aumentar a produtividade, tendo como base de sustento a filosofia Lean Production e a Manutenção Produtiva Total (TPM). Neste sentido fez-se uma revisão bibliográfica dos fundamentos Lean Production, os seus princípios, os seus benefícios, dificuldades e desperdícios e sobre as suas ferramentas e metodologias que o apoiam, realçando os 5’S, Standard Work e Gestão Visual. Seguidamente, apresentou-se a empresa SNA Europe, bem como um pouco da sua história, mercado, filosofia corporativa e organizacional, dos seus produtos, uma breve descrição do respetivo sistema de produção e ainda a caracterização das células de picagem assim como os principais defeitos encontrados na mesma, uma vez que, o objetivo desta dissertação corresponde à implementação de melhorias na respetiva célula. Após toda a recolha necessária de informação junto à linha produtiva e de uma análise do respetivo processo, de forma a combater alguns dos problemas encontrados são apresentadas algumas propostas de melhoria para a célula em estudo. De um modo geral, as propostas de melhoria permitiram um fluxo produtivo mais organizado e controlado, verificando-se aumentos de eficiência de produção e menores desperdícios. As ações recomendadas, apresentadas no final do trabalho, têm como objetivo a melhoria no que diz respeito à produção sem envolverem investimentos significativos. Estas ações mostram a margem de melhoria que a empresa tem para explorar e a consequente necessidade de implementar um sistema Lean capaz de reforçar a sua competitividade.
- Otimização do processo produtivo no setor automóvel – indústria de pneusPublication . Pinto, Lília Carole Monteiro; Silva, Francisco José Gomes daA gestão e diminuição de resíduos tem sido cada vez mais uma preocupação para a indústria de pneus. O presente relatório de dissertação derivado do trabalho efetuado na Continental Mabor tem como objetivo primordial otimizar o processo produtivo do corte metálico. O mesmo terá como metas principais aumentar a exatidão da aplicação do método de trabalho, junto dos colaboradores no chão de fábrica, aplicar métodos de melhoria da classificação e do rigor da informação dos materiais não conformes no decorrer do processo e reduzir desperdícios. A primeira fase do desenvolvimento deste trabalho passou por uma profunda análise e diagnóstico do sistema de produção do corte metálico. Nesta fase foi necessário fazer uma recolha de dados sobre o processo, para se poderem aplicar as melhores práticas de gestão na implementação do método de trabalho, redução de desperdícios, melhoria de indicadores, entre outros. Para atingir a concretização de todos os objetivos delineados, foi necessário sensibilizar todos os colaboradores envolvidos na produção de cinta metálica, corrigir possíveis erros no processo, implementar ferramentas Lean como 5’S com o objetivo de conseguir uma melhor organização do posto de trabalho, e assim, de certa forma, alcançar uma melhoria significativa dos indicadores de Qualidade a vários níveis. Com a implementação do método de trabalho e uma correta imputação e segregação dos desperdícios na base de dados, conseguiu-se uma redução significativa da produção dos mesmos, bem como uma melhoria da Qualidade dos valores das imputações, gerando assim indicadores mais precisos no processo e que futuramente poderão ser alvo de estudo de melhoria contínua, utilizando uma ferramenta da Qualidade, denominada ciclo do Plan, Do, Check, Act (PDCA).
