ISCAP – DM - Negócio Electrónico
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Browsing ISCAP – DM - Negócio Electrónico by Subject "Acessibilidade Web"
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- A avaliação da acessibilidade de sítios web no comércio eletrónicoPublication . Oliveira, Rui Pedro Rodrigues; Afonso, Ana Paula Preto MendesA Internet em geral, e a World Wide Web em particular, potenciaram o desenvolvimento e o crescimento exponencial, a nível mundial, de numerosos negócios online. Podemos afirmar, sem receio de exagerar, que grande parte das organizações estão, de alguma forma, presentes virtualmente. A concorrência virtual é uma realidade, obrigando as organizações a desenvolver uma elevada capacidade de adaptação, no sentido de atrair mais clientes e fidelizar os habituais. É com base neste pressuposto que a acessibilidade digital desempenha um papel fundamental ao democratizar o uso das tecnologias online a todos os cidadãos, inclusivamente os mais incapacitados fisicamente: com limitações motoras ou percetivas. Um sítio Web é acessível se também é funcionalmente usável, ou seja, é fácil interpretar o conteúdo assim como navegar ao longo das páginas Web, oferecendo ao visitante uma experiência satisfatória e inclusiva. Neste contexto propomos desenvolver um protótipo da ferramenta de avaliação da acesssibilidade, designada ShoppingForAll, visando utilizadores com baixo grau de incapacidade, conforme o disposto pela norma WCAG 2.1 para o nível A. A avaliação da acessibilidade realizada com o protótipo da nova ferramenta será aplicada a um conjunto restrito de lojas online, nacionais ou com infraestruturas em Portugal. Os critérios utilizados foram a língua e a posição no ranking de vendas. Foram selecionadas as três lojas melhor posicionadas: Worten.pt, Fnac.pt e RadioPopular.pt. Após a análise dos resultados obtidos, foi possível estabelecer um conjunto de recomendações que visam melhorar a acessibilidade da generalidade dos sítios Web, orientados ao comércio eletrónico. Pretendemos, com este trabalho de investigação, contribuir, ainda que modestamente, na promoção e aumento da acessibilidade na Web. O protótipo da ferramenta ShoppingForAll pode ser utilizada (contém instruções simples e directas) por especialistas em Tecnologias de Informação ou por desenvolvedores, e eventualmente gestores de sítios Web, dirigidos ao comércio eletrónico.
- Usabilidade e acessibilidade do sítio web Cinemas NOSPublication . Cunha, Patrícia Manuela Leite; Gonçalves, Maria José Angélico; Teixeira, Ana Paula CamarinhaEste projeto surgiu no âmbito da minha experiência profissional na empresa Cinemas NOS, tendo como objetivo analisar da acessibilidade e da usabilidade do sitio web dos Cinemas NOS. Esta sitio web é essencial para a aquisição de bilhetes, consulta de sessões e divulgação de filmes, representando uma ferramenta estratégica para o aumento das vendas online da empresa. O estudo teve como foco avaliar se o sítio web é fácil de usar e acessível a todos os utilizadores, incluindo pessoas com necessidades especiais, com o intuito de identificar melhorias que promovam uma experiência mais eficiente, intuitiva e inclusiva. Para a análise da acessibilidade usou-se uma metodologia com abordagem predominantemente qualitativa, fez-se análise de conteudo de todas as páginas do sítio web da NOS, usando a ferramenta automática AChecker (Accessibility Checker), para o nível AA. A ferramenta AChecker é uma aplicação web gratuita, amplamente utilizada (Angélico, M. J. et al., 2020 e Gonçalves, M.J.A. et al., 2020), que permite verificar se uma página web está em conformidade com as diretrizes de acessibilidade, como as normas Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) desenvolvidas pelo World Wide Web Consortium (W3C). Para análise da usuabilidade, a metodologia usada foi predominantemente quantitativa. Efetuou-se um inquérito por questionário, usando uma escala validada - User Experience Questionnaire (UEQ). A amostra consistiu em 201 utilizadores selecionados aleatoriamente. Pretendeu-se avaliar a usabilidade do sítio web em várias dimensões, nomeadamente a clareza, eficiência, atratividade, estímulo, originalidade e precisão. Relativamente à acessibilidade, concluiu-se que o sítio web dos Cinemas NOS apresenta uma boa performance funcional, mas carece de melhorias significativas em termos de acessibilidade e de apelo emocional, com vista ao desenvolvimento de uma plataforma mais acessível, eficaz e alinhada com os princípios do design centrado no utilizador. Quanto à usabilidade, os utilizadors consideram o sítio web claro e funcional, mas apontam falta de atratividade visual e inovação de design. O estudo efetuado evidenciou que o sítio web dos Cinemas NOS é funcional e claro para os utilizadores, mas revela fragilidades em termos de acessibilidade e atratividade visual. As análises realizadas apontam para a necessidade de implementar boas práticas de design inclusivo e de melhorar a experiência estética e emocional da plataforma., contribuindo para uma melhor experiência digital e para o crescimento das vendas online.
