Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Usabilidade e acessibilidade do sítio web Cinemas NOS

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
patricia_cunha_MNE_2025.pdf7.77 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este projeto surgiu no âmbito da minha experiência profissional na empresa Cinemas NOS, tendo como objetivo analisar da acessibilidade e da usabilidade do sitio web dos Cinemas NOS. Esta sitio web é essencial para a aquisição de bilhetes, consulta de sessões e divulgação de filmes, representando uma ferramenta estratégica para o aumento das vendas online da empresa. O estudo teve como foco avaliar se o sítio web é fácil de usar e acessível a todos os utilizadores, incluindo pessoas com necessidades especiais, com o intuito de identificar melhorias que promovam uma experiência mais eficiente, intuitiva e inclusiva. Para a análise da acessibilidade usou-se uma metodologia com abordagem predominantemente qualitativa, fez-se análise de conteudo de todas as páginas do sítio web da NOS, usando a ferramenta automática AChecker (Accessibility Checker), para o nível AA. A ferramenta AChecker é uma aplicação web gratuita, amplamente utilizada (Angélico, M. J. et al., 2020 e Gonçalves, M.J.A. et al., 2020), que permite verificar se uma página web está em conformidade com as diretrizes de acessibilidade, como as normas Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) desenvolvidas pelo World Wide Web Consortium (W3C). Para análise da usuabilidade, a metodologia usada foi predominantemente quantitativa. Efetuou-se um inquérito por questionário, usando uma escala validada - User Experience Questionnaire (UEQ). A amostra consistiu em 201 utilizadores selecionados aleatoriamente. Pretendeu-se avaliar a usabilidade do sítio web em várias dimensões, nomeadamente a clareza, eficiência, atratividade, estímulo, originalidade e precisão. Relativamente à acessibilidade, concluiu-se que o sítio web dos Cinemas NOS apresenta uma boa performance funcional, mas carece de melhorias significativas em termos de acessibilidade e de apelo emocional, com vista ao desenvolvimento de uma plataforma mais acessível, eficaz e alinhada com os princípios do design centrado no utilizador. Quanto à usabilidade, os utilizadors consideram o sítio web claro e funcional, mas apontam falta de atratividade visual e inovação de design. O estudo efetuado evidenciou que o sítio web dos Cinemas NOS é funcional e claro para os utilizadores, mas revela fragilidades em termos de acessibilidade e atratividade visual. As análises realizadas apontam para a necessidade de implementar boas práticas de design inclusivo e de melhorar a experiência estética e emocional da plataforma., contribuindo para uma melhor experiência digital e para o crescimento das vendas online.
This project arose from my professional experience at Cinemas NOS, with the intention of analysing the accessibility and usability of the Cinemas NOS website. This website is essential for purchasing tickets, checking showtimes, and promoting films, serving as a strategic tool for increasing the company's online sales. The study focused on assessing whether the site is easy to use and accessible to all users, including people with special needs, with the aim of identifying improvements that promote a more efficient, intuitive and inclusive experience. For the accessibility analysis, a predominantly qualitative methodology was used, and the content of all pages of the NOS website was analysed using the automatic tool AChecker (Accessibility Checker) for level AA. The AChecker tool is a free web application that enables you to verify whether a web page adheres to accessibility guidelines, such as the WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) standards established by the W3C (World Wide Web Consortium). All pages of the website were analysed, focusing on criteria such as the use of alternative text, colour contrast, header structure and form accessibility. For usability analysis, the methodology used was predominantly quantitative. A questionnaire survey was conducted using a validated scale - User Experience Questionnaire (UEQ). The sample consisted of 201 randomly selected users. The aim was to evaluate the usability of the website in several dimensions, namely clarity, efficiency, attractiveness, stimulation, originality and accuracy. In terms of accessibility, it was concluded that the NOS Cinemas website performs well functionally but requires significant improvements in terms of accessibility and emotional appeal to develop a more accessible, effective platform that aligns with the principles of user-centred design. In terms of usability, users consider the site to be clear and functional but point to a lack of visual appeal and design innovation. The study revealed that the NOS Cinemas website is functional and clear for users, but it also highlights weaknesses in terms of accessibility and visual appeal. The analyses conducted indicate the need to implement effective inclusive design practices and enhance the aesthetic and emotional experience of the platform, ultimately contributing to a more seamless digital experience and increased online sales.

Description

Keywords

W3C Usabilidade Acessibilidade Web Experiência do utilizador Cinemas NOS Usability Web accessibility User experience NOS cinemas

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence