ESTG - DM - Gestão e Internacionalização de Empresas
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Browsing ESTG - DM - Gestão e Internacionalização de Empresas by Subject "Alto crescimento"
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- An International Approach To Highgrowth BusinessPublication . Queirós, Maria Máximo; Braga, Vitor; Correia, AldinaO empreendedorismo tem merecido a atenção de muitos autores, e realmente é notável o papel deste fenómeno na economia. Este é considerado um motor para o crescimento da economia e riqueza. Alguma importância já tem sido dada a este fenómeno, mas não a suficiente, pois ainda persistem dificuldades/desigualdades em relação à capacidade de iniciar e gerir negócios com um considerável nível de crescimento. A literatura sublinha alguns determinantes para o alto crescimento das empresas tais como as características dos empreendedores, como o nível de educação, bem como, as experiências empresarias já adquiridas; o tamanho e a idade das empresas. De forma geral, percebe-se que as empresas mais pequenas e mais jovens crescem mais rapidamente que as empresas maiores e com mais idade. Muitos autores enfatizam o papel da inovação como motor do desempenho superior das empresas. A cultura é, também referida como chave para o alto crescimento das empresas. Existem diversos estudos sobre como os cidadãos de diferentes origens éticas conseguem enveredar no mundo dos negócios. Ainda na linha da cultura é crucial entender a sua influência no ambiente de trabalho e consequentemente no desempenho das empresas. De forma a investigar o impacto dos aspetos supracitados nas empresas de alto crescimento, utilizou-se dois formatos diferentes de investigação. Numa primeira fase, utilizou-se um programa de pesquisa que inclui avaliações anuais de níveis de atividade empresarial (perceções) em vários países, o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que atualmente é uma das principais bases de dados internacionais de pesquisa, com o intuito de verificar se há evidências estatísticas para afirmar que os determinantes mencionados pelos autores influenciam os indivíduos de certos países a mostrar níveis de iniciativa mais altos para gerenciar ou criar um negócio de alto crescimento. Para atingir este objetivo utilizaram-se técnicas de análise multivariada, em particular análise de regressão linear múltipla, análise de clusters e análise discriminante. Numa segunda fase, com o propósito de comprovar os determinantes mencionados pelos autores com dados reais, criou-se uma base dados que inclui dados de país de três bases de dados: base de dados da OCDE; base de dados EUROSTAT e base de dados HOFSTEDE; em que os dados foram submetidos a várias técnicas de análise multivariada, em particular a análise de regressão linear múltipla. Os resultados obtidos no primeiro artigo permitem concluir que os indivíduos que reagem rapidamente a oportunidades parecem mostrar melhores habilidades de iniciar e gerir um negócio de alto crescimento; As empresas menores e mais novas parecem mostrar mais inicitiva de gerir um negócio de alto crescimento; Os recursos e as politicas públicas disponíveis nos países são fulcrais para o nível de iniciativa de iniciar e gerir um negócio de alto crescimento, e; A cultura nacional também é comprovada como fator influenciador no nível de capacidade individual de iniciar e gerenciar negócios de alto crescimento. No segundo artigo, verifica-se uma relação estatisticamente significativa entre a distância de poder na sociedade com o alto crescimento das empresas; A incerteza no local de trabalho parece influenciar negativamente as taxas de crescimento nos países; A masculinidade detém uma relação negativa com o alto crescimento das empresas, e; ao contrário do verificado no primeiro artigo, há evidências estatísticas para afirmar que quanto maior o tamanho das empresas mais as suas taxas de crescimento.
