ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos
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- A arte de envelhecer dançando: recordar o passado e preparar o futuro no Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de NespereiraPublication . Silva, Dora Gisela de Castro Moreira da; Mendes, Ivaneide Dias PereiraCom a realização do trabalho, que agora se apresenta, tem-se como finalidade refletir sobre a maneira como se pode envelhecer dançando. Sustentados na metodologia de projeto, o esforço recaiu numa análise sobre as conexões das necessidades emergentes dos participantes, no que concerne desejos e motivações dos idosos1 (bem como as diferentes implicações subjacentes e latentes), com a possibilidade de as concretizar pela dança. Intentou-se, assim depreender de que forma numa sociedade global, onde o acesso a informações e conhecimentos atualizados é fundamental, a motivação para a aquisição de novas competências, adaptadas a novos desafios e situações, é considerada crucial e possível na idade adulta, e mais concretamente no período de reforma e, particularmente neste caso, na melhoria da ocupação dos tempos livres, desenvolvendo novas competências e estímulos. Tendo em conta os interesses e a implicação dos idosos, direcionou-se o trabalho no sentido de se construir um projeto com e para os idosos, através da metodologia de investigação ação participativa, mostrando como não há idade para aprender nem para ensinar, de forma a potenciar melhorias na qualidade de vida dos participantes, nos tempos livres ocupando-os e implicando-os, suplantando as habituais atividade comummente designadas de “entreter velhinhos”.
- "(Des)Envolver a rede" Projeto de intervenção comunitária desenvolvido com a comunidade BonfinensePublication . Oliveira, Cláudia Isabel Dias; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO presente relatório de projeto reflete todo um percurso desenvolvido a partir da metodologia de Investigação‐Ação Participativa com vista à melhoria da qualidade de vida da comunidade bonfinense. Procurou‐se obter informação e analisar a realidade com intervenientes da comunidade, através de técnicas de recolha de dados que permitiram a identificação de problemas. Posteriormente a esta identificação foi realizada uma priorização de problemas e necessidades de acordo com a sua magnitude e os interesses da população. A partir daqui foi delineado um projeto de intervenção comunitária que procurou atingir determinados objetivos estabelecidos através da realização de ações que incluíam um conjunto de atividades.
- Transformar a comunidade em VitóriaPublication . Miranda, António Carlos da Fonseca Sá; Mendes, IvaneideO presente trabalho reflecte o desenvolvimento de um projecto de investigação posicionado metodologicamente na Investigação-Acção Participativa, com vista à melhoria das condições e qualidade de vida das pessoas idosas. A utilização de vários métodos e técnicas permitiu ao investigador, em conjunto com as pessoas, recolher e analisar a informação de onde emergiram vários problemas. Após ter sido feita a análise da realidade, o processo de desenvolvimento do projecto envolveu a priorização de problemas e necessidades para as quais foi delineado um projecto de intervenção onde, a partir das acções que integram um conjunto de actividades, se procurou alcançar os objectivos estabelecidos. Este projecto assentou, sobretudo, na acção educativa da Educação Social numa dimensão de Educação para a Cidadania, uma vez que procurou que os idosos reflectissem sobre os seus problemas e, de forma autónoma, se organizassem para lhes dar resolução. Acima de tudo, contribuiu para o envolvimento dos idosos na resolução de problemas institucionais e comunitários. É também fundamental entender este projecto de investigação como um conjunto de processos que contribuíram para a transformação pessoal dos envolvidos e, ao mesmo tempo, como um trabalho em permanente construção.