ESS - DM - Terapia Ocupacional
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Browsing ESS - DM - Terapia Ocupacional by Subject "Adaptações"
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- Impacto da COVID-19 no dia a dia das crianças e seus cuidadoresPublication . Coelho, Joana Filipa Sousa; Trigueiro, Maria João; Faias, JoaquimA pandemia da COVID-19 resultou em vários confinamentos onde foram implementadas medidas restritivas como o distanciamento social, o encerramento das escolas e o teletrabalho, levando a uma afectação forçada das ocupações realizadas pelas crianças. O presente estudo tem como objetivo compreender o impacto das restrições impostas pela COVID-19 no dia a dia de crianças com desenvolvimento típico, mais especificamente, identificar as principais ocupações afetadas e as consequências que surgiram, assim como as alterações e adaptações realizadas nas rotinas. Nesse sentido foi utilizada uma metodologia qualitativa com recurso a entrevistas semiestruturadas a oito cuidadores de crianças do ensino pré escolar até ao 1º ciclo. Os resultados deste estudo sugerem que as principais ocupações afetadas durante o confinamento foram as Atividades de Vida Diária, Lazer, Participação Social, Educação e Sono. Estas alterações repercutiram-se nas rotinas diárias das crianças e das suas famílias surgindo, assim, consequências negativas como sedentarismo, quebra das relações interpessoais e sentimentos como o medo e tristeza. Face a isto, os cuidadores tiveram necessidade de criar adaptações de forma a manter o equilíbrio do seu dia a dia. É possível concluir que a COVID-19 teve impacto nas crianças afetando as suas rotinas diárias, hábitos, equilíbrio ocupacional, tendo implicações no bem estar das mesmas.
- O impacto do isolamento social causado pela COVID-19 no desempenho ocupacional de crianças e adultosPublication . Elias, Cristiana Alexandra Gomes; Trigueiro, Maria João; Portugal, Paula; Maia, Mónica; Simões-Silva, VítorO coronavírus responsável, pela doença covid-19, da cadeia SARS, apresenta um índice de transmissão superior a outros vírus existentes. Perante a necessidade de diminuir a rápida propagação, e, Portugal, algumas medidas deliberadas passaram pelo encerramento de escolas e locais de trabalho, provocando uma alteração na rotina de múltiplas crianças e adultos. Com este estudo procurou-se identificar o impacto das medidas referidas nas rotinas de crianças e dos seus cuidadores. Adotou-se uma metodologia qualitativa, de carácter exploratório, com o desenvolvimento de entrevistas a oito participantes. Na análise das respostas fornecidas, a metodologia utilizada foi a análise de conteúdo. Foram relatadas mudanças ao nível da escola, trabalho e no contexto social – sublinhando-se a ideia de adaptação e dificuldades na passagem das atividades para a modalidade de ensino à distância e teletrabalho. O desânimo, o cansaço e ocorrência de crises comportamentais foram documentadas como parte do impacto psicológico do isolamento social. O resultado da análise das entrevistas, juntamente com a análise de conteúdo, levou à definição de três categorias das quais: o impacto do confinamento, gestão de rotina e impacto psicológico. Após este processo verificaram-se concordâncias entre a informação validada pelos participantes juntamente com a bibliografia existente. No entanto, na categoria Gestão de Rotina surgiram discordâncias acerca do Sono e da prática de Atividade Física face ao exposto pelos participantes e de acordo com a bibliografia existente. Com este estudo foi possível compreender de que forma o confinamento afetou diretamente as rotinas dos participantes e quais os resultados emocionais adjacentes.
