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Authors
Abstract(s)
O coronavírus responsável, pela doença covid-19, da cadeia SARS, apresenta um índice de transmissão superior a outros vírus existentes. Perante a necessidade de diminuir a rápida propagação, e, Portugal, algumas medidas deliberadas passaram pelo encerramento de escolas e locais de trabalho, provocando uma alteração na rotina de múltiplas crianças e adultos. Com este estudo procurou-se identificar o impacto das medidas referidas nas rotinas de crianças e dos seus cuidadores. Adotou-se uma metodologia qualitativa, de carácter exploratório, com o desenvolvimento de entrevistas a oito participantes. Na análise das respostas fornecidas, a metodologia utilizada foi a análise de conteúdo. Foram relatadas mudanças ao nível da escola, trabalho e no contexto social – sublinhando-se a ideia de adaptação e dificuldades na passagem das atividades para a modalidade de ensino à distância e teletrabalho. O desânimo, o cansaço e ocorrência de crises comportamentais foram documentadas como parte do impacto psicológico do isolamento social. O resultado da análise das entrevistas, juntamente com a análise de conteúdo, levou à definição de três categorias das quais: o impacto do confinamento, gestão de rotina e impacto psicológico. Após este processo verificaram-se concordâncias entre a informação validada pelos participantes juntamente com a bibliografia existente. No entanto, na categoria Gestão de Rotina surgiram discordâncias acerca do Sono e da prática de Atividade Física face ao exposto pelos participantes e de acordo com a bibliografia existente. Com este estudo foi possível compreender de que forma o confinamento afetou diretamente as rotinas dos participantes e quais os resultados emocionais adjacentes.
Description
Keywords
COVID-19 Desempenho ocupacional Rotinas Contextos Adaptações