Publication
O impacto do isolamento social causado pela COVID-19 no desempenho ocupacional de crianças e adultos
dc.contributor.advisor | Trigueiro, Maria João | |
dc.contributor.advisor | Portugal, Paula | |
dc.contributor.advisor | Maia, Mónica | |
dc.contributor.advisor | Simões-Silva, Vítor | |
dc.contributor.author | Elias, Cristiana Alexandra Gomes | |
dc.date.accessioned | 2022-02-10T10:30:14Z | |
dc.date.available | 2022-02-10T10:30:14Z | |
dc.date.issued | 2021-12-03 | |
dc.description.abstract | O coronavírus responsável, pela doença covid-19, da cadeia SARS, apresenta um índice de transmissão superior a outros vírus existentes. Perante a necessidade de diminuir a rápida propagação, e, Portugal, algumas medidas deliberadas passaram pelo encerramento de escolas e locais de trabalho, provocando uma alteração na rotina de múltiplas crianças e adultos. Com este estudo procurou-se identificar o impacto das medidas referidas nas rotinas de crianças e dos seus cuidadores. Adotou-se uma metodologia qualitativa, de carácter exploratório, com o desenvolvimento de entrevistas a oito participantes. Na análise das respostas fornecidas, a metodologia utilizada foi a análise de conteúdo. Foram relatadas mudanças ao nível da escola, trabalho e no contexto social – sublinhando-se a ideia de adaptação e dificuldades na passagem das atividades para a modalidade de ensino à distância e teletrabalho. O desânimo, o cansaço e ocorrência de crises comportamentais foram documentadas como parte do impacto psicológico do isolamento social. O resultado da análise das entrevistas, juntamente com a análise de conteúdo, levou à definição de três categorias das quais: o impacto do confinamento, gestão de rotina e impacto psicológico. Após este processo verificaram-se concordâncias entre a informação validada pelos participantes juntamente com a bibliografia existente. No entanto, na categoria Gestão de Rotina surgiram discordâncias acerca do Sono e da prática de Atividade Física face ao exposto pelos participantes e de acordo com a bibliografia existente. Com este estudo foi possível compreender de que forma o confinamento afetou diretamente as rotinas dos participantes e quais os resultados emocionais adjacentes. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202930238 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/19860 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | COVID-19 | pt_PT |
dc.subject | Desempenho ocupacional | pt_PT |
dc.subject | Rotinas | pt_PT |
dc.subject | Contextos | pt_PT |
dc.subject | Adaptações | pt_PT |
dc.title | O impacto do isolamento social causado pela COVID-19 no desempenho ocupacional de crianças e adultos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Terapia Ocupacional | pt_PT |