ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
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- Interações entre pares na Educação de InfânciaPublication . Magalhães, Maria Inês Ramos de; Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, pretende analisar as interações entre pares em contexto de Educação em Creche e Educação Pré-Escolar, refletindo sobre a sua importância no desenvolvimento social e emocional das crianças. A metodologia adotada baseia-se na investigação-ação, recorrendo à observação participante e à recolha de registos descritivos e fotográficos das interações entre crianças. No contexto de Educação em Creche, a análise centrou-se na exploração livre de materiais, enquanto no contexto de Educação Pré-Escolar são descritas e analisadas três atividades desenvolvidas no âmbito da Metodologia do Trabalho de Projeto. A reflexão fundamenta-se em referenciais teóricos como a Ecologia do Desenvolvimento Humano (Bronfenbrenner, 1979) e a Sociologia da Infância (Corsaro, 2018), bem como em orientações pedagógicas, nomeadamente nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Silva et al., 2016) e Orientações Pedagógicas para a Creche (Marques et al., 2024) e normativas, nomeadamente, no Decreto-Lei n.º 240/2001 e Decreto-Lei n.º 241/2001. O relatório contempla ainda uma reflexão sobre as aprendizagens profissionais da mestranda, nomeadamente a evolução do seu olhar pedagógico, a consolidação de práticas educativas fundamentadas e o desenvolvimento de uma postura mais intencional e reflexiva na mediação das relações entre crianças.
- Relatório de EstágioPublication . Passos, Taciana; Araújo, Sara de BarrosO presente relatório estriba-se no percurso de formação inicial realizado no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Pedagógica Supervisionada. Este apresenta não só o culminar das aprendizagens efetuadas e das competências adquiridas pela mestranda ao longo do período de estágio, como também as aprendizagens realizadas pelas crianças, segundo uma visão construtivista e socioconstrutivista. Importa ressalvar que o conhecimento adquirido não é estático, uma vez que a aprendizagem é realizada ao longo da vida. Esta, ao longo da intervenção, desenvolveu-se segundo um processo de investigação-ação, sendo que a transversalidade conferida à reflexão assumiu preponderância no desenvolvimento profissional. A intervenção educativa descrita e refletida perspetivou atender às finalidades e objetivos conferidos à UC, bem como ao desenvolvimento do perfil específico do educador de infância. Assim, além do enquadramento teórico e legal e da caracterização do contexto educativo, apresenta-se a análise reflexiva de ações e intervenções realizadas, à luz de uma mobilização teórico-prática que sustente e fundamente as práticas educativas. Saliente-se que a ação levada a cabo apresentada neste relatório desenvolveu-se na resposta social creche e no contexto de educação pré-escolar, visto que o estágio realizou-se em ambos.
- Relatório de estágioPublication . Araújo, Cátia Andreia Pereira; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá PintoNo âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, presente no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta-se este relatório de estágio, que procura efetuar uma reflexão acerca da ação educativa praticada e desenvolvida em contexto creche e jardim de infância. Este relatório apresenta, igualmente, uma abordagem ao nível dos processos educativos que foram desenvolvidos ao longo do estágio, sendo estes a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, intrínsecos à metodologia investigação-ação. A articulação destes processos com os referentes teóricos e legais sustentou a ação da mestranda. Importa salientar que as narrativas reflexivas individuais, a elaboração de planificações com a equipa educativa, a reunião de avaliação reguladora e as reuniões com o supervisor institucional auxiliaram o desenvolvimento formativo da mestranda. Este trabalho encontra-se organizado em três capítulos, mas os dois mais relevantes são o enquadramento teórico e legal, que apresenta um conjunto de referentes que fundamentam ação da mestranda, e a análise reflexiva das atividades desenvolvidas ao longo do estágio, considerando a importância das mesmas para o desenvolvimento de competências profissionais. A prática pedagógica permitiu avaliar as dificuldades sentidas e, desta forma, orientar a formanda para uma ação educativa mais equilibrada e adequada ao contexto. Tornou-se claro que este será um processo contínuo que se perpetuará ao longo da vida profissional, assim sendo, é importante a formação contínua de forma a atenuar as inevitáveis dificuldades e a melhorar a ação.
- Relatório de estágio da prática educativa supervisionadaPublication . Oliveira, Helena Catarina da Silva Teixeira; Araújo, Sara de BarrosNo âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada II, que está inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, foi solicitada a elaboração do Relatório de Estágio que refletisse a aprendizagem de competências profissionais da mestranda desenvolvida no contexto de Creche e no contexto de Educação Pré-Escolar. Tendo em conta, o conhecimento e o desenvolvimento de saberes que a mestranda foi adquirindo ao longo do seu percurso nas duas valências, permitiu que construísse o seu próprio perfil como educadora, tendo sempre como referência o Perfil Geral e, sobretudo, o Perfil Específico de Desempenho Profissional. Desta forma, através de processos inerentes à metodologia de investigação-ação, a mestranda desenvolveu a sua prática fazendo uma aproximação a esta metodologia, recorrendo a estratégias de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão que permitiram desenvolver conhecimentos, atitudes e práticas de forma crítica, tendo em conta os contextos observados. Esta metodologia permitiu uma co construção de saberes entre todos os atores envolvidos na prática pedagógica, principalmente com a colaboração da supervisora institucional, das orientadoras cooperantes e do par-pedagógico que juntamente com a mestranda refletiam, articulando a teoria e a prática, sobre a ação desenvolvida. Por fim, importa salientar que para além de a mestranda dar a conhecer o seu percurso durante os estágios, refere as potencialidades e os constrangimentos sentidos durante o seu percurso, bem como as aprendizagens a nível profissional e pessoal.
- Relatório de estágio da prática educativa supervisionada de Cristina Maria Miranda AguiarPublication . Aguiar, Cristina Maria Miranda; Araújo, Sara BarrosO presente relatório de estágio da Prática Educativa Supervisionada apresenta e analisa o desenvolvimento profissional da mestranda, a partir de ações desenvolvidas em contexto de creche, com crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 24 meses, e em contexto de educação pré-escolar, com um grupo de crianças heterogéneo ao nível da faixa etária (dos quatro aos seis anos). De forma a fundamentar os processos educativos, serão expostos diversos pressupostos teóricos e legais que serviram de apoio e sustento no estágio nas duas valências. São descritos e analisados os diversos processos inerentes à metodologia de investigação-ação (IA) nomeadamente a observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, fundamentais para o desenvolvimento profissional da mestranda e orientadores da sua ação. Este relatório aborda questões relacionadas com o papel do educador de infância, constando também nele as dificuldades, ansiedades e problemas com que se deparou ao longo da prática profissional, e as reflexões que daí surgiram, em prol de uma melhoria da sua ação. Este documento destaca ainda a imagem da criança, como um ser único e competente, que tem direito a ser escutado e respeitado, e que detém capacidade de ser sujeito e agente do desenvolvimento das suas aprendizagens.
- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Rua, Carla Marisa Santos; Araújo, Sara de BarrosNo âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Porto foi elaborado o presente relatório de qualificação profissional que teve como principal objetivo a descrição e análise do desenvolvimento de competências profissionais intrínsecas ao perfil de desempenho do Educador de Infância, previstas no Decreto-Lei nº 241/2001. Este trabalho divide-se em quatro partes essenciais, nomeadamente: o enquadramento teórico e legal, constituído pelo conjunto de pressupostos que apoiaram a ação da mestranda; a caracterização geral da instituição onde se desenvolveu a prática pedagógica da mestranda, nos contextos de creche e pré-escolar; a análise reflexiva das atividades desenvolvidas e o seu contributo no desenvolvimento de competências profissionais. Importa salientar a importância da metodologia de investigação-ação utilizada pela mestranda contribuindo para o desenvolvimento de uma prática pedagógica refletida e investigada. Deste modo, a mestranda construiu o seu perfil de desempenho profissional utilizando como estratégias formativas processos que integram esta metodologia investigativa, nomeadamente: observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Estas contaram com o contributo dado pelos diferentes intervenientes, designadamente, colegas de turma, orientadoras cooperantes e supervisora institucional. Importa, também, referir que ao longo do relatório de estágio se valorizou a articulação teoria-prática.
- Relatório de estágio em Educação Pré-EscolarPublication . Ferreira, Marisa Alexandra Nogueira; Araújo, Sara de BarrosO presente relatório de estágio de qualificação profissional surge com o intuito de descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela mestranda, ao longo da prática pedagógica. Neste sentido, para os futuros educadores é essencial a mobilização de saberes científicos, pedagógicos e culturais na conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos e curriculares, à luz de modelos concetuais adequados e rigorosos, que fomentam o trabalho intelectual dos sujeitos da aprendizagem. A Educação Pré-Escolar pressupõe, também, a capacidade de pensar e agir nos contextos educativos, com estratégias pedagógicas diferenciadas, visando responder à diversidade dos atores, numa visão inclusiva e equitativa da educação. Sendo assim, estes são considerados aspetos centrais para a co construção e o desenvolvimento das competências profissionais do futuro docente. Este relatório de estágio foi, então, sustentado na metodologia de investigação-ação, levando assim à utilização de diversas técnicas e instrumentos para recolher dados, de forma a ser possível atingir os objetivos propostos, nomeadamente uma melhoria das práticas e uma melhor compreensão das mesmas. De facto, as estratégias utilizadas surtiram efeitos que possibilitaram a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, facilitadora da tomada de decisões em contextos de complexidade da prática docente, pelo exercício sistemático da reflexão, tal como a ficha curricular da unidade curricular pressupõe. Possibilitou, também, a co construção de saberes profissionais, desenvolvendo e consolidando, de forma fundamentada e reflexiva, as competências socioprofissionais e pessoais à luz de princípios emanados no perfil geral de desempenho profissional do educador de infância, assim como a aprendizagem ao longo da vida.
- Relatório de estágio em educação pré-escolarPublication . Marques, Joana Margarida Moreira; Araújo, Sara de BarrosO presente relatório compreende a descrição, análise e reflexão do trabalho desenvolvido ao longo do estágio de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Esta formação incluiu o enquadramento de diferentes processos educativos indissociáveis entre si, tais como, a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão. Estes processos surgiram na aproximação à abordagem de uma metodologia de investigação-ação, que abrange a transformação do ambiente educativo para sua melhoria baseada numa perspetiva de contínua investigação e reflexão. Esta metodologia preconiza uma articulação entre a teoria e a prática, fomentando o desenvolvimento de competências profissionais. Este desenvolvimento é, assim, descrito ao longo dos três principais capítulos constituintes deste relatório. O estágio da mesma e consequente desenvolvimento e aprendizagens profissionais foi realizada em dois estágios curriculares em salas de atividade de creche, com crianças de um ano de idade, e de jardim-de-infância, com crianças entre os três e os seis anos. Em ambos os estágios a mestranda baseou todo o seu trabalho num princípio transversal a qualquer referente teórico e legal: resposta aos interesses e às necessidades das crianças. Neste sentido, a criança surgiu como centro da ação educativa da mestranda e como um agente ativo na sua aprendizagem e desenvolvimento.
- Relatório de estágio em Educação Pré-EscolarPublication . Magalhães, Ana Filipa; Araújo, Sara de Barros; Silva, Ana; Silva, FátimaO presente relatório perspetiva o percurso de formação da mestranda, pelo que serão realizadas abordagens ao nível dos processos educativos que esta desenvolveu ao longo do ano de estágio, sendo estes a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, inerentes à investigação-ação, tendo em conta as várias dimensões pedagógicas, articulando estes processos com os referenciais teóricos e legais que sustentaram a ação da formanda. Todo o relatório integra a imagem de criança enquanto ser competente e com capacidades, pelo que esta deverá ser respeitada e integrada nos vários processos sociais, culturais e educativos. Surge, ainda, enquanto interveniente ativa no seu processo de aprendizagem e construção de conhecimento. Assim, assenta-se numa visão construtivista e socioconstrutivista, na medida em que, para além da aprendizagem individual, este processo é realizado em comunidade, no qual o educador assume um papel fundamental na criação de desafios intelectuais e estimulação do pensamento da criança. De modo a analisar o percurso da formanda ao nível das suas competências profissionais, mostra-se crucial fazer referência ao educador enquanto co-construtor do seu saber profissional, assumindo-se como investigador da sua ação, sendo reconhecido como um profissional crítico e reflexivo, sendo que o seu conhecimento é evolutivo, estando aberto à mudança. Importa salientar que o presente relatório integra as valências de creche e de préescolar, uma vez que o estágio foi realizado em ambos os contextos, nomeadamente numa sala de 1 ano e numa sala com crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.
- Relatório de estágio em educação pré-escolarPublication . Câmara, Tânia Marisa da Costa; Araújo, Sara de BarrosA sociedade encontra-se, atualmente, em constante mudança, pelo que surge a necessidade de formar profissionais de educação capazes de dar resposta a novos desafios e de formar cidadãos críticos e responsáveis, estimulando a sua participação ativa na sociedade. Desta forma, no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas I e II, o presente relatório de estágio foi elaborado enquanto requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. O documento visa apresentar o processo formativo da mestranda na prática, assim como, as aprendizagens desenvolvidas no contexto de Creche e Pré-Escolar. Nesta linha de pensamento, são apresentados os quadros teóricos e legais que sustentaram a prática pedagógica em ambos os contextos. Por conseguinte, são apresentadas, numa visão socioconstrutivista, as perspetivas pedagógicas, tanto em Creche como em Educação Pré-Escolar, que sustentaram as respostas às capacidades, interesses e necessidades evidenciados pelas crianças. Também, ao longo da prática, a mestranda teve em consideração tudo o que foi aprendendo e desenvolvendo nas diferentes Unidades Curriculares do plano de estudos já que estas permitiram a construção de saberes fundamentais para a prática educativa. Além do mencionado é, também, espelhada a importância que a metodologia de investigação-ação possui em todo o processo formativo, na medida em que o(a) educador(a) é investigador(a) da sua ação, sendo um profissional crítico e reflexivo, que está aberto à mudança. Por fim, é realizada uma reflexão que sintetiza as potencialidades e constrangimentos sentidos pela mestranda, tal como a contribuição do estágio para o desenvolvimento de competências profissionais.