ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som by Subject "Acoustic space"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Som negativo, som encantatório e som membrana: para uma prática de arte sonora com sensibilidade arquitectónicaPublication . Silva, João Luís Maia e; Penha, Rui Luís Nogueira; Cabral, Inês SalselasPartindo do pressuposto de que a relação intrínseca entre som e espaço está na génese das práticas de arte sonora, o presente trabalho é um projecto que pretende expandir esta base conceptual e artística, numa prática de cruzamento desta área com a da arquitectura. Sendo este campo de relação entre som e espaço vasto, abrangendo uma diversidade de práticas artísticas muito considerável, propõe-se uma classificação de abordagens à sua problematização, a partir daquilo que podemos chamar de objecto artístico. Assim, após uma selecção de casos de estudo de obras de arte sonora, propõe-se uma divisão entre obras mais próximas de um entendimento fenomenológico da experiência do espaço acústico, de obras mais próximas de um entendimento do espaço enquanto arquitectura. Este trabalho situa-se neste último campo, numa prática de arte sonora de carácter site-specific, que opera na matéria da arquitectura a partir do som, ou seja, no uso do espaço, nas actividades que desempenhamos aí, na dimensão humana a partir da experiência acústica. Propõe-se ainda, dentro deste campo de acção, uma taxonomia de abordagens artísticas, às quais se dão os nomes de Som Negativo, Som Encantatório e Som Membrana. Esta taxonomia é o que estrutura todo o desenvolvimento do projecto. Este começa por uma selecção de casos de estudo, agora no campo da arquitectura, de espaços construídos cujo estudo da experiência acústica espacial permite construir uma abordagem de interpretação e representação destes. Estes projectos de representação de espaços sonoros têm como objectivo principal a procura por uma adequação das ferramentas do desenho, próprias da prática arquitectónica, a uma prática artística de diálogo com a arquitectura e a experiência do espaço acústico. Por fim, a elaboração de um projecto de intervenção num destes espaços serve como síntese da abordagem construída ao longo do trabalho. Procura-se, em suma, evidenciar as possibilidades que o próprio acto de representar abre no objectivo de transformação poética e artística da nossa vivência do espaço, tendo como base o som.