ESS - CSH - Comunicações em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - CSH - Comunicações em eventos científicos by Subject "Acontecimentos Significativos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Síndrome de Burnout e Acontecimentos Significativos de Vida em Estudantes do Ensino Superior de Tecnologias da SaúdePublication . Magalhães, Andreia; Dores, Artemisa Rocha; Martins, HelenaAcontecimentos significativos de vida referem-se a experiências de ordem física/psicológica que implicam adaptações. O objetivo deste estudo exploratório foi identificar acontecimentos de vida stressores que potenciem o desenvolvimento da Síndrome de Burnout (SB) em estudantes do ensino superior da área de tecnologias da saúde, com diferentes modelos pedagógicos (próximo do tradicional vs. Problem-based Learning – PBL). Foi aplicada a versão adaptada à população portuguesa do Maslasch Burnout Inventory – Student Survey (MBI–SS; Maroco & Tecedeiro, 2009) e o inventário Life Experiences Survey (LES; Adaptação de Silva Pais-Ribeiro, Cardoso, & Ramos, 2003). Participaram 211 estudantes, de oito licenciaturas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Realizaram-se procedimentos exploratórios, como a análise de frequências, correlações e testes t de Student. Não foram encontradas diferenças significativas entre os estudantes dos diferentes modelos pedagógicos quanto aos níveis globais de Burnout. Os resultados revelam que os estudantes dos dois grupos identificam a saída de casa e a alteração dos hábitos de sono como fatores stressores, que desenvolvem sentimentos de exaustão emocional. As dificuldades económicas parecem associar-se a maiores níveis de descrença e a não aprovação a uma disciplina correlaciona-se com baixos níveis de realização profissional. A participação em atividades académicas parece estar associada a menores sentimentos de exaustão emocional e de descrença, sendo discutivelmente um fator protetor. Este trabalho fornece pistas para a investigação e tem implicações práticas ao nível de programas de apoio específico junto dos estudantes, tendo em conta os acontecimentos significativos reportados de forma a prevenir o aparecimento da SB.