ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico by Subject "Action-research"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Sousa, Ana Isabel Silva; Barbot, AntónioO Relatório de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende evidenciar o percurso de formação pessoal e profissional realizado ao longo da Prática Educativa Supervisionada e tem como finalidade a obtenção de habilitação para a docência. Este documento comporta, inicialmente, uma abordagem teórica e legal que sustentou todo o percurso retratado ao longo do mesmo, explorando algumas temáticas relacionadas com a profissionalização docente, com a construção do perfil do professor e com a importância que a investigação e a reflexão representam para o sucesso das práticas educativas. Procede-se também à descrição das experiências vividas pela mestranda ao longo da prática educativa, acompanhada de uma análise crítica e reflexiva sobre as mesmas. São também caracterizados os contextos onde a prática se desenvolveu, uma vez que foram as características e especificidades que orientaram e definiram todas as opções tomadas ao longo o percurso da mestranda. Destaca-se, por último, a componente de carácter investigativo que integra este relatório e que diz respeito ao projeto desenvolvido e implementado pela formanda denominado Trabalho experimental utilizando a plataforma Arduino: medição da intensidade do som na escola. Este projeto, relacionado com as Ciências Naturais, foi desenvolvido com uma turma de 1.º CEB e procurou aliar as Tecnologias da Informação e Comunicação ao trabalho experimental, promovendo o desenvolvimento da literacia científica e de aprendizagens significativas associado igualmente ao desenvolvimento de competências relacionadas com a era digital em que vivem. Este relatório é o reflexo de um conjunto de dinâmicas que contribuíram para a construção da identidade docente e que representam o passaporte para o futuro enquanto professora.
- Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaPublication . Ferraz, Ana Sofia de Araújo; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e representa o culminar de um longo percurso de formação que, tendo tido início na Licenciatura em Educação Básica, termina, agora, com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. As páginas deste relatório espelham o percurso formativo desenvolvido ao longo do último ano deste ciclo de estudos, cruzando-se prática e teoria, de uma forma refletida, indagadora e intencional, no sentido de uma prática educativa exigente, harmoniosa e global. Sempre ancorado numa perspetiva de investigação, este percurso desenrolou-se por etapas que permitiram a recriação das práticas e promoveram o crescimento pessoal e profissional da futura professora. Atribuiu-se, neste processo, um especial significado à relação com o par pedagógico que constituiu, em todos os momentos, um apoio fundamental para a elaboração, a realização e a reflexão da prática educativa. Este relatório de estágio configura, então, um momento de autoconsciência e de reflexão relativamente ao processo de construção da identidade profissional da mestranda, constituindo uma marca fundamental no seu percurso de vida.