ESMAE - DM - Música - Interpretação Artística
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAE - DM - Música - Interpretação Artística by Subject "19th century"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Árias de ópera para soprano escritas por compositores portugueses do século XIXPublication . Patrocínio, Beatriz Alves de Barros do; Salgado, António Gabriel Castro CorreiaO presente trabalho tem como principal objetivo reunir, estudar e divulgar um conjunto de árias de compositores portugueses cuja produção operática permanece, ainda hoje, desconhecida e esquecida tanto no meio académico como no meio performativo. Através da seleção e análise dessas árias de ópera para soprano, procurei dar voz a um repertório raramente abordado pelos intérpretes contemporâneos, contribuindo, assim, para a valorização e reabilitação de um património musical que é parte integrante da história da cultura musical portuguesa, mas que, pela escassez ou ausência da sua apresentação na programação atual nos palcos portugueses, permanece, assim, distante e desconhecida do público em geral. Neste estudo não se investigou, apenas, as árias em questão com vista à sua apresentação, mas pretendeu-se, igualmente, compreender a singularidade do contributo destes compositores para a ópera portuguesa, procurando por isso saber mais acerca da sua vida e da sua obra, e do contexto musical e social em que a sua obra foi criada e apresentada. Nesse sentido, procurei apresentar uma contextualização do lugar que a ópera ocupava em Portugal no século XIX, período em que coexistiam o entusiasmo pelo repertório franco-italiano e as tentativas de afirmação de uma identidade operática nacional. Desta forma, a presente dissertação não pretende apenas resgatar do desconhecimento coletivo as árias de ópera selecionadas para soprano, mas contribuir para um processo mais amplo de valorização da memória musical portuguesa. Assim, este trabalho pretende assumir-se como um contributo não só para o conhecimento da ópera em Portugal, mas também para o enriquecimento da prática interpretativa contemporânea, convidando intérpretes, investigadores e público a redescobrir um património esquecido que merece, sem dúvida, na minha opinião, ser ouvido e celebrado.
- A influência da música tradicional portuguesa na fantasia para violino e piano Canções do Meu País de Augusto Marques Pinto (1838-1888)Publication . Gomes, António João dos Santos Fernandes e Malta; Fonseca, Ana Maria Liberal daO presente trabalho tem como objetivo estudar a influência da música tradicional portuguesa na fantasia para violino e piano Canções do Meu País do compositor português Augusto Marques Pinto (1838-1888). Para tal, foi efetuado um estudo biográfico e uma abordagem à produção musical do compositor de forma a contextualizar a sua vida e obra no panorama musical português da segunda metade do século XIX. Tratando-se de uma obra inédita, é apresentada, a seguir, uma proposta de edição. A influência da música tradicional portuguesa é estudada e comprovada na análise musical da fantasia Canções do Meu País com recurso aos cancioneiros.
- Revisitar a modinha dos séculos XIX e XX: do fundo da Manizola a Villa-LobosPublication . Valverde, Erick de Castro; Salgado, António Gabriel Castro CorreiaO presente projeto tendo por base obras de dois compositores de modinhas do século XIX, José Francisco Édolo e José Francisco Acuña do cenário português, e dois do século XX, Heitor Villa-Lobos e Lorenzo Fernández do contexto brasileiro, revisita o ambiente artístico dos respetivos períodos e evidencia algumas diferenças estruturais de referencial técnico e de seu Modus operandi. Enquanto em Portugal, a partir da segunda metade do século XVIII, as modinhas se adequavam ao padrão de canção de câmara, sendo um produto que compunha os altos salões da nobreza portuguesa e da classe burguesa em ascensão, no Brasil, a modinha distancia-se dos padrões pré-estabelecidos pelos castrati na Capela Real do Rio de Janeiro no alvorecer do século XIX, apropriando-se na primeira metade do século XX, do ideal vanguardista promovendo as ideias do pensamento nacionalista.
- A sonata para violoncelo e piano de Luís de Freitas Branco: análise comparativa com a sonata para violino e piano de César FranckPublication . Monteiro, Ana Mafalda dos Santos Silva; Fonseca, Ana Maria Liberal da; Coimbra, Daniela da CostaA presente dissertação procura aprofundar o conhecimento relativamente à Sonata para Violoncelo e Piano de Luís de Freitas Branco (1913) e, assim, contribuir para despertar a curiosidade interpretativa dos músicos e estimular o gosto musical dos ouvintes. Para tal, este projecto traça um paralelo com a Sonata para Violino e Piano de César Franck (1886) de forma a averiguar as possíveis semelhanças e diferenças tanto a nível formal e estilístico, como técnico e interpretativo, destacando-se enquanto característica comum e essencial nas duas obras o uso do modelo unificador da forma cíclica. Esta dissertação inclui também entrevistas realizadas a vários violoncelistas de referência nacionais e internacionais, de modo a conhecer a visão musical do intérprete relativamente às duas sonatas tratadas neste trabalho. A importância desta sonata de Freitas Branco é enorme, uma vez que é símbolo da introdução do modernismo musical em Portugal, e uma obra de referência na música portuguesa para violoncelo.
