ESMAE - DM - Música - Interpretação Artística
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAE - DM - Música - Interpretação Artística by Subject "19th century"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A influência da música tradicional portuguesa na fantasia para violino e piano Canções do Meu País de Augusto Marques Pinto (1838-1888)Publication . Gomes, António João dos Santos Fernandes e Malta; Fonseca, Ana Maria Liberal daO presente trabalho tem como objetivo estudar a influência da música tradicional portuguesa na fantasia para violino e piano Canções do Meu País do compositor português Augusto Marques Pinto (1838-1888). Para tal, foi efetuado um estudo biográfico e uma abordagem à produção musical do compositor de forma a contextualizar a sua vida e obra no panorama musical português da segunda metade do século XIX. Tratando-se de uma obra inédita, é apresentada, a seguir, uma proposta de edição. A influência da música tradicional portuguesa é estudada e comprovada na análise musical da fantasia Canções do Meu País com recurso aos cancioneiros.
- Revisitar a modinha dos séculos XIX e XX: do fundo da Manizola a Villa-LobosPublication . Valverde, Erick de Castro; Salgado, António Gabriel Castro CorreiaO presente projeto tendo por base obras de dois compositores de modinhas do século XIX, José Francisco Édolo e José Francisco Acuña do cenário português, e dois do século XX, Heitor Villa-Lobos e Lorenzo Fernández do contexto brasileiro, revisita o ambiente artístico dos respetivos períodos e evidencia algumas diferenças estruturais de referencial técnico e de seu Modus operandi. Enquanto em Portugal, a partir da segunda metade do século XVIII, as modinhas se adequavam ao padrão de canção de câmara, sendo um produto que compunha os altos salões da nobreza portuguesa e da classe burguesa em ascensão, no Brasil, a modinha distancia-se dos padrões pré-estabelecidos pelos castrati na Capela Real do Rio de Janeiro no alvorecer do século XIX, apropriando-se na primeira metade do século XX, do ideal vanguardista promovendo as ideias do pensamento nacionalista.
- A sonata para violoncelo e piano de Luís de Freitas Branco: análise comparativa com a sonata para violino e piano de César FranckPublication . Monteiro, Ana Mafalda dos Santos Silva; Fonseca, Ana Maria Liberal da; Coimbra, Daniela da CostaA presente dissertação procura aprofundar o conhecimento relativamente à Sonata para Violoncelo e Piano de Luís de Freitas Branco (1913) e, assim, contribuir para despertar a curiosidade interpretativa dos músicos e estimular o gosto musical dos ouvintes. Para tal, este projecto traça um paralelo com a Sonata para Violino e Piano de César Franck (1886) de forma a averiguar as possíveis semelhanças e diferenças tanto a nível formal e estilístico, como técnico e interpretativo, destacando-se enquanto característica comum e essencial nas duas obras o uso do modelo unificador da forma cíclica. Esta dissertação inclui também entrevistas realizadas a vários violoncelistas de referência nacionais e internacionais, de modo a conhecer a visão musical do intérprete relativamente às duas sonatas tratadas neste trabalho. A importância desta sonata de Freitas Branco é enorme, uma vez que é símbolo da introdução do modernismo musical em Portugal, e uma obra de referência na música portuguesa para violoncelo.